“IM­PAC­TO MUI­TO FOR­TE NA HO­TE­LA­RIA”

Jornal da Metropole - - Cidade -

Pre­si­den­te da se­ção Bahia da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Ho­téis (ABIH), Gli­cé­rio Le­mos não es­con­de o im­pac­to do AirBNB no se­tor ho­te­lei­ro — que apre­sen­tou mé­dia de ocu­pa­ção de 45,32% em maio. “Já es­tá im­pac­tan­do há um bom tem­po, afe­ta di­re­ta­men­te a ho­te­la­ria. É mui­to for­te”, fa­lou.

A prin­ci­pal quei­xa do se­tor, que afir­ma não se opor à pla­ta­for­ma, é a fal­ta de pa­ga­men­to de im­pos­tos. “[O Airbnb] es­tá ope­ran­do tam­bém por diá­ria. E diá­ria só quem po­de ven­der é ho­te­la­ria. Nós que­re­mos a re­gu­la­men­ta­ção pa­ra que pa­guem im­pos­to igual aos ho­teis. Nós que­re­mos a tri­bu­ta­ção que in­ci­de so­bre a ho­te­la­ria”, afir­mou.

De acor­do com o se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Sal­va­dor, Cláu­dio Ti­no­co, em bre­ve Sal­va­dor vai re­sol­ver co­mo tra­tar o Airbnb. “Va­mos con­ver­sar a res­pei­to do po­si­ci­o­na­men­to que Sal­va­dor de­ve ado­tar em re­la­ção a tais ser­vi­ços. A equi­pe téc­ni­ca da se­cre­ta­ria es­tá tra­ba­lhan­do nes­se inventário e, con­se­quen­te­men­te, nu­ma pos­sí­vel pro­du­ção do en­ca­mi­nha­men­to, se­ja Le­gis­la­ti­vo ou de qual­quer pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo que a Pre­fei­tu­ra de­ve ado­tar”, ex­pli­cou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.