“SE­GU­RAN­ÇA PÚ­BLI­CA ESTÁ NOS OMBROS DOS ESTADOS”

Se­cre­tá­rio cri­ti­cou go­ver­nos fe­de­rais por fal­ta de apoio e re­ba­teu ata­ques “mi­diá­ti­cos” de ACM Ne­to

Jornal da Metropole - - Entrevista - Fo­to Tá­cio Mo­rei­ra Tex­to Fe­li­pe Pa­ra­nhos fe­li­pe.pa­ra­nhos@me­tro1.com.br

O se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca da Bahia (SSP-BA), Mau­rí­cio Bar­bo­sa, foi en­tre­vis­ta­do por Má­rio Ker­tész na Me­tró­po­le, ter­ça (22), e cri­ti­cou a fal­ta de apoio do go­ver­no fe­de­ral no com­ba­te a vi­o­lên­cia. Se­gun­do ele, a res­pon­sa­bi­li­da­de se­gue “nos ombros dos estados”.

“Fa­ze­mos 95%. Te­mos um con­vê­nio com o go­ver­no fe­de­ral pa­ra o com­ba­te ao trá­fi­co de dro­gas. Os estados as­si­nam o con­vê­nio, mas não re­ce­be­mos um cen­ta­vo. Não nos re­pas­sam di­nhei­ro há três anos”, afir­mou. “É uma in­fe­li­ci­da­de — e não só des­te go­ver­no. Fa­ço uma crí­ti­ca ao que acon­te­ceu nos úl­ti­mos 20 anos. En­tra e sai go­ver­no, e a gen­te não vê mu­dan­ça. Re­sol­vem até coi­sas ime­di­a­tas, mas de­pois es­que­cem, co­mo se o pro­ble­ma não fos­se vol­tar”, de­cla­rou.

Bar­bo­sa elo­gi­ou os in­ves­ti­men­tos fei­tos pe­lo ex-go­ver­na­dor Ja­ques Wag­ner (PT) e pe­lo go­ver­na­dor Rui Cos­ta (PT). “Rui tem pri­o­ri­za­do mui­to a se­gu­ran­ça. O or­ça­men­to da SSP re­pre­sen­ta­va 5% do es­ta­do. Ho­je, são 12%, mais do que do­brou. Co­mo se­cre­tá­rio, não acho su­fi­ci­en­te, a gen­te sem­pre es­pe­ra mais. Mas é inequí­vo­ca a boa von­ta­de dos go­ver­na­do­res”, fi­na­li­zou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.