PRECARIEDADE NA MIRA DO MP

Acao ajui­za­da pe­lo Mi­nis­tro Pu­bli­co da Bahia ten­ta ga­ran­tir for­ne­ci­men­to de agua dig­no a Sal­va­dor. Em­ba­sa, co­mo de cos­tu­me, ne­ga ir­re­gu­la­ri­da­des.

Jornal da Metropole - - Primeira Página - Fo­tos Tá­cio Mo­rei­ra Tex­to Bár­ba­ra Sil­vei­ra e Ga­bri­el Nas­ci­men­to re­da­cao@jor­nal­da­me­tro­po­le.com.br

Se de­pen­der do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co da Bahia (MP-BA), a fal­ta de com­pro­me­ti­men­to da Em­pre­sa Bai­a­na de Águas e Sa­ne­a­men­to (Em­ba­sa) es­tá com os di­as con­ta­dos. Pa­ra ten­tar pôr fim à en­xur­ra­da de re­cla­ma­ções cau­sa­das pe­la fal­ta de água em di­ver­sos bair­ros de Sal­va­dor, o MP ajui­zou uma ação ci­vil pú­bli­ca re­que­ren­do for­ne­ci­men­to re­gu­lar, de mo­do con­tí­nuo e inin­ter­rup­to. “Além do não for­ne­ci­men­to, exis­tia uma sé­rie de in­ter­rup­ções pa­ra re­pa­ro e is­so foi se tor­nan­do fre­quen­te. Exis­te a pos­si­bi­li­da­de de ma­nu­ten­ção, mas a frequên­cia foi tan­ta que mos­trou que não há um tra­ba­lho de pre­ven­ção, ma­nu­ten­ção”, ex­pli­cou a pro­mo­to­ra Ana Pau­la Li­mo­ei­ro, res­pon­sá­vel pe­la ação.

De acor­do com a pro­mo­to­ra, em uma úni­ca in­ter­rup­ção no ser­vi­ço, em 2017, a Em­ba­sa dei­xou mais de 100 bair­ros com as tor­nei­ras se­cas. Ali­a­do à fal­ta cons­tan­te de água, a em­pre­sa ain­da pe­ca em não cum­prir o pra­zo pa­ra a re­to­ma­da do ser­vi­ço. “Um dia che­ga, o ou­tro não che­ga. Te­mos que ter re­ser­va­tó­rio, se­não, fi­ca­mos sem água”, con­tou Rei­nal­do Araú­jo, mo­ra­dor de Al­to de Cou­tos, à Me­tró­po­le no iní­cio de ou­tu­bro. Após o jul­ga­men­to da ação, a Em­ba­sa po­de re­ce­ber uma mul­ta diá­ria de R$ 100 mil, além de ter de pa­gar uma in­de­ni­za­ção no va­lor de R$ 10 mi­lhões. Se­rá que ago­ra mu­da?

Água nas tor­nei­ras se tor­nou ar­ti­go de lu­xo em mui­tos bair­ros de Sal­va­dor e da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na. O des­ca­so é ta­ma­nho que ir­ri­tou até o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co da Bahia, que co­brou da Em­ba­sa me­lho­ri­as no for­ne­ci­men­to de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.