DER­RO­TA­DO NO SU­PRE­MO

Com de­sem­pa­te de Cár­men Lú­cia, mai­o­ria do STF nega ha­be­as cor­pus de Lula

Jornal da Metropole - - Política - Tex­to Bár­ba­ra Sil­vei­ra bar­ba­ra.sil­vei­ra@jor­nal­da­me­tro­po­le.com.br

“Vo­zes in­di­vi­du­ais vão ce­den­do em fa­vor de uma voz ins­ti­tu­ci­o­nal”

– Ro­sa We­ber, mi­nis­tra

Cou­be a pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Cár­men Lú­cia, de­ci­dir, na ma­dru­ga­da des­ta quin­ta-feira (5), pe­la re­jei­ção do ha­be­as cor­pus do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT).

Em ses­são que se ar­ras­tou por mais de 10 ho­ras, seis mi­nis­tros votaram con­tra o pe­di­do da de­fe­sa de Lula, en­quan­to cin­co fo­ram fa­vo­rá­veis. “Não há rup­tu­ra ou afron­ta ao prin­cí­pio da não cul­pa­bi­li­da­de pe­nal es­te iní­cio de cum­pri­men­to da pe­na de­ter­mi­na­da qu­an­do já exau­ri­da a fa­se de pro­vas, que se ex­tin­gue exa­ta­men­te após o du­plo grau de ju­ris­di­ção”, jus­ti­fi­cou a pre­si­den­te du­ran­te o vo­to.

O mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, que é re­la­tor do pe­di­do, tam­bém ne­gou a so­li­ci­ta­ção da de­fe­sa. “O STJ, ao chan­ce­lar a de­ter­mi­na­ção ema­na­da do TRF-4 se li­mi­tou a pro­fe­rir de­ci­são com­pa­tí­vel com a ju­ris­pru­dên­cia des­ta Su­pre­ma Cor­te e. por ex­pres­sa im­po­si­ção le­gal, de­ve man­ter-se ín­te­gra e es­tá­vel e co­e­ren­te”, dis­se. Os mi­nis­tros Ale­xan­dre de Mo­ra­es, Luís Ro­ber­to Bar­ro­so, Ro­sa We­ber e Luiz Fux tam­bém se po­si­ci­o­na­ram con­tra o ha­be­as cor­pus.

Votaram a fa­vor do be­ne­fí­cio ao ex-pre­si­den­te — que ten­tar evi­tar ser pre­so por con­ta da con­de­na­ção no ca­so do trí­plex de Gu­a­ru­já — os mi­nis­tros Gilmar Men­des, Di­as Tof­fo­li, Ri­car­do Lewan­dows­ki, Mar­co Au­ré­lio Mel­lo e Cel­so de Mel­lo.

Em ja­nei­ro, Lula foi con­de­na­do a 12 anos e 1 mês de pri­são pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião – a 8ª tur­ma do TRF4 jul­gou os em­bar­gos de de­cla­ra­ção da de­fe­sa, e se ne­gou a fa­zer mu­dan­ças no te­or da pe­na. Mas ape­nas da no­va der­ro­ta, pri­são do pe­tis­ta ain­da de­pen­de de novos des­do­bra­men­tos.

Fernando fra­zao/abr

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.