Jornal do Commercio

Si­tu­a­ção no in­te­ri­or do Es­ta­do li­ga si­nal de aler­ta

Cres­ce a ocu­pa­ção de lei­tos da co­vid, co­mo na ci­da­de de Ca­ru­a­ru, no Agres­te. E so­be tam­bém o nú­me­ro de ca­sos, o que pro­vo­ca mais res­tri­ções em ci­da­des co­mo Car­pi­na, na Zo­na da Ma­ta. Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Saú­de diz que mo­ni­to­ra si­tu­a­ção de per­to.

- Health · Nazareth · Caruaru

Ci­da­des do in­te­ri­or de Per­nam­bu­co vol­tam a apre­sen­tar alta nos in­di­ca­do­res da co­vid-19, as­sim co­mo tem ocor­ri­do com a ca­pi­tal e os mu­ni­cí­pi­os do Gran­de Re­ci­fe. Em Ca­ru­a­ru, no Agres­te do Es­ta­do, por exem­plo, o prin­ci­pal hos­pi­tal do Agres­te pas­sa atu­al­men­te por uma for­te pres­são fei­ta pe­la pan­de­mia, as­sim co­mo ocor­reu em ju­nho do ano pas­sa­do, na fa­se de ace­le­ra­ção dos ca­sos. No Hos­pi­tal Mes­tre Vi­ta­li­no (HMV), que ofe­re­ce as­sis­tên­cia a re­si­den­tes de vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os com sin­to­mas su­ges­ti­vos de co­vid-19, 96% dos 80 lei­tos de te­ra­pia in­ten­si­va (UTI) es­tão ocu­pa­dos com pa­ci­en­tes que apre­sen­tam qua­dro de sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria agu­da gra­ve (ca­sos sus­pei­tos e con­fir­ma­dos da in­fec­ção). Além dis­so, no HMV, 79% das 92 va­gas de en­fer­ma­ria tam­bém já es­tão com pes­so­as que têm sin­to­mas de co­vid-19.

Atu­al­men­te Ca­ru­a­ru tem 16.160 ca­sos da do­en­ça con­fir­ma­dos, a con­tar do iní­cio da pan­de­mia. Des­ses, 465 fo­ram a óbi­to. Em no­ta, a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Saú­de (SES) in­for­mou que, na 2ª Ma­cror­re­gião, que en­glo­ba mu­ni­cí­pi­os do Agres­te, a ta­xa de ocu­pa­ção dos lei­tos re­gu­la­dos e de­di­ca­dos a pa­ci­en­tes com sin­to­mas de co­vid-19 es­tá em 85%. “A dis­po­ni­bi­li­za­ção de va­gas pe­la Cen­tral de Re­gu­la­ção de Lei­tos de Per­nam­bu­co, pa­ra in­ter­na­men­to de ca­sos sus­pei­tos ou con­fir­ma­dos de co­vid-19, é ex­tre­ma­men­te di­nâ­mi­ca e se re­no­va per­ma­nen­te­men­te. A cen­tral re­a­li­za os en­ca­mi­nha­men­tos, le­van­do em con­si­de­ra­ção ne­ces­si­da­des e es­ta­do de saú­de do pa­ci­en­te. As trans­fe­rên­ci­as são re­a­li­za­das pa­ra uni­da­des do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS) em to­do ter­ri­tó­rio per­nam­bu­ca­no. Não há no Es­ta­do atu­al­men­te fi­la de trans­fe­rên­cia pa­ra lei­tos de en­fer­ma­ria e de UTI de­di­ca­dos ao no­vo coronavíru­s”, ga­ran­tiu, em no­ta, a se­cre­ta­ria.

A SES tam­bém res­sal­tou que o Go­ver­no de Per­nam­bu­co tem mo­ni­to­ra­do per­ma­nen­te­men­te a evo­lu­ção da pan­de­mia e sa­li­en­ta que o pla­ne­ja­men­to de aber­tu­ra de no­vas va­gas, as­sim co­mo ado­ção de me­di­das pa­ra con­ter a dis­se­mi­na­ção do ví­rus, “são sem­pre pro­por­ci­o­nais ao mo­men­to epi­de­mi­o­ló­gi­co”.

Já ao con­si­de­rar a as­sis­tên­cia hos­pi­ta­lar pú­bli­ca de to­do o Es­ta­do vol­ta­da à co­vid, a ta­xa de ocu­pa­ção dos lei­tos de te­ra­pia in­ten­si­va (UTI), ad­mi­nis­tra­dos pe­lo go­ver­no do Es­ta­do, vol­tou ao pa­ta­mar de 88%. Além dis­so, 74% das va­gas em en­fer­ma­ria tam­bém es­tão com pa­ci­en­tes que apre­sen­tam qua­dro res­pi­ra­tó­rio gra­ve com sin­to­ma su­ges­ti­vo de co­vid-19. Ao to­do, o Es­ta­do tem 1.928 lei­tos vol­ta­dos pa­ra aten­der pes­so­as com es­sa con­di­ção: 996 são UTI e 932 en­fer­ma­ria. Con­si­de­ran­do o to­tal de am­bos os ti­pos de va­gas, 82% es­tão ocu­pa­das. Em no­ta, a SES diz que a Cen­tral de Re­gu­la­ção de Lei­tos atua nor­mal­men­te pa­ra fa­zer os en­ca­mi­nha­men­tos quan­do so­li­ci­ta­da, le­van­do em con­si­de­ra­ção as ne­ces­si­da­des e o es­ta­do de saú­de do pa­ci­en­te.

O se­cre­tá­rio de Saú­de de Per­nam­bu­co, An­dré Lon­go, aler­ta que os pró­xi­mos di­as são de­ci­si­vos em re­la­ção ao agra­va­men­to (ou não) da si­tu­a­ção da pan­de­mia no Es­ta­do. “O que de­ter­mi­na­rá o cur­so da do­en­ça con­ti­nu­am sen­do as nos­sas ati­tu­des. Não po­de­mos su­bes­ti­mar a si­tu­a­ção atu­al e, pa­ra im­pe­dir mais con­ta­mi­na­ções, mor­tes e sa­tu­ra­ção da re­de de saú­de, é pre­ci­so que te­nha­mos res­pon­sa­bi­li­da­de e si­ga­mos as me­di­das sa­ni­tá­ri­as”, fri­sou Lon­go.

O se­cre­tá­rio res­sal­ta que, nes­te ce­ná­rio de alta da pan­de­mia, o ví­rus es­tá pre­sen­te de for­ma pre­o­cu­pan­te em to­das as re­giões de Per­nam­bu­co. “Há uma dis­tri­bui­ção pra­ti­ca­men­te ho­mo­gê­nea da cir­cu­la­ção vi­ral. Pre­ci­sa­mos dos es­for­ços de to­da a so­ci­e­da­de, do Li­to­ral ao Ser­tão, e dos ges­to­res mu­ni­ci­pais.”

Em Per­nam­bu­co, a úl­ti­ma se­ma­na epi­de­mi­o­ló­gi­ca (14/02 a 20/02) re­gis­trou 774 no­ti­fi­ca­ções de sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria agu­da gra­ve - 33 ca­sos a mais do que a an­te­ri­or (07/02 a 13/02). Com as 689 no­vas con­fir­ma­ções de co­vid-19 di­vul­ga­das nes­ta segunda-fei­ra (22), o Es­ta­do to­ta­li­za 291.189 ca­sos con­fir­ma­dos da do­en­ça, sen­do 32.131 gra­ves e 259.058 le­ves, que es­tão dis­tri­buí­dos por to­dos os 184 mu­ni­cí­pi­os, além do ar­qui­pé­la­go de Fer­nan­do de No­ro­nha.

NA­ZA­RÉ

Ontem a Di­o­ce­se de Na­za­ré da Ma­ta, na Ma­ta Nor­te de Per­nam­bu­co, re­a­li­zou a Ce­le­bra­ção da Es­pe­ran­ça, com o in­tui­to de ho­me­na­ge­ar as ví­ti­mas da co­vid-19 e aler­tar so­bre o pe­ri­go do ví­rus, que in­fec­tou 426 pes­so­as na ci­da­de até a úl­ti­ma atu­a­li­za­ção. “A ação é uma ma­nei­ra de cha­mar aten­ção da po­pu­la­ção pa­ra es­te mo­men­to de cui­da­do com a saú­de”, dis­se a ins­ti­tui­ção re­li­gi­o­sa. Um pai­nel com fotos das ví­ti­mas do coronavíru­s na ci­da­de foi co­lo­ca­do em fren­te à igre­ja. Os re­gis­tros tra­zem no­mes, ida­des, bair­ros e da­tas dos fa­le­ci­men­tos. Na úl­ti­ma se­ma­na, Na­za­ré da Ma­ta proi­biu o fun­ci­o­na­men­to de ba­res e res­tau­ran­tes após as 20h, li­mi­tou a ca­pa­ci­da­de dos tem­plos re­li­gi­o­sos e sus­pen­deu por 45 di­as as au­las pre­sen­ci­ais.

 ??  ?? HO­ME­NA­GEM Ontem, Di­o­ce­se fez ato em me­mó­ria às ví­ti­mas da do­en­ça em Na­za­ré da Ma­ta, na Ma­ta Nor­te. Car­ta­zes lem­bra­ram mor­tos
HO­ME­NA­GEM Ontem, Di­o­ce­se fez ato em me­mó­ria às ví­ti­mas da do­en­ça em Na­za­ré da Ma­ta, na Ma­ta Nor­te. Car­ta­zes lem­bra­ram mor­tos
 ??  ?? CA­RU­A­RU Hos­pi­tal Mes­tre Vi­ta­li­no, prin­ci­pal do Agres­te, es­tá com nú­me­ro al­to de pes­so­as in­ter­na­das pa­ra tra­ta­men­to da co­vid-19
CA­RU­A­RU Hos­pi­tal Mes­tre Vi­ta­li­no, prin­ci­pal do Agres­te, es­tá com nú­me­ro al­to de pes­so­as in­ter­na­das pa­ra tra­ta­men­to da co­vid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil