STF au­to­ri­za in­ves­ti­gar Dil­ma e Lu­la por obs­tru­ção da Jus­ti­ça

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Por obs­tru­ção da Jus­ti­ça, a pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff, o ex-pre­si­den­te Lu­la e dois ex-mi­nis­tros se­rão al­vo de inqué­ri­to, au­to­ri­za­do on­tem pe­lo mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, do Su­pre­mo. A Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR) quer in­ves­ti­gar su­pos­ta ten­ta­ti­va de atra­pa­lhar as in­ves­ti­ga­ções da La­va Ja­to por Dil­ma, Lu­la e pe­los ex-mi­nis­tros Aloi­zio Mer­ca­dan­te e José Edu­ar­do Car­do­zo. Pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res, a no­me­a­ção de Lu­la pa­ra a Ca­sa Ci­vil fa­zia par­te de um “ce­ná­rio” em que fo­ram iden­ti­fi­ca­das ten­ta­ti­vas de atra­pa­lhar o an­da­men­to da La­va Ja­to.

Car­ta de Dil­ma ir­ri­ta ali­a­dos

Sem ou­tras con­sul­tas, a pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff leu on­tem sua car­ta aos se­na­do­res e ao po­vo bra­si­lei­ro, um úl­ti­mo ape­lo con­tra o im­pe­a­ch­ment. Fa­lou em “gol­pe”, o que foi acon­se­lha­da a não fa­zer pa­ra não ofen­der os se­na­do­res. Não sub­me­teu a ver­são fi­nal aos ali­a­dos, o que ir­ri­tou sua ba­se po­lí­ti­ca. No tex­to, ela pe­de que os se­na­do­res “não fa­çam a in­jus­ti­ça” de con­de­ná-la por um cri­me que “não co­me­teu”. E de­fen­deu ple­bis­ci­to pa­ra no­vas elei­ções, além de uma re­for­ma po­lí­ti­ca.

Mo­ro diz que tem com­pe­tên­cia pa­ra jul­gar Lu­la

ele­trô­ni­cas, e te­rão de dei­xar o co­man­do de su­as em­pre­sas. En­tre 2007 e 2012, a Del­ta Cons­tru­ções, de Ca­ven­dish, Em des­pa­cho de seis pá­gi­nas, re­ce­beu R$ 11 bi­lhões o juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro em ver­ba pú­bli­ca, 96% de­ci­diu on­tem que é de sua de seu fa­tu­ra­men­to. De acor­do com­pe­tên­cia jul­gar o ex-pre­si­den­te com o Mi­nis­té­rio Público Lu­la. Os ad­vo­ga­dos de Fe­de­ral (MPF), R$ 370 mi­lhões Lu­la ar­gu­men­ta­ram que não fo­ram “la­va­dos” pe­los há de­nún­cia con­tra ele em ope­ra­do­res do es­que­ma por Cu­ri­ti­ba, pa­ra ten­tar ti­rar o meio de pa­ga­men­tos a 18 pro­ces­so de Mo­ro. O juiz dis­se em­pre­sas de fa­cha­da. que a in­ves­ti­ga­ção é a mes­ma. No ca­so do sí­tio de Ati­baia

SP, o pe­cu­a­ris­ta José Car­los

Bum­lai di­rá que aju­dou a re­for­mar o sí­tio a pe­di­do de

Ma­ri­sa Le­tí­cia, mu­lher de Lu­la.

Ca­ven­dish e Ca­cho­ei­ra li­ber­ta­dos

Pre­sos em maio, os em­pre­sá­ri­os Car­los Ca­cho­ei­ra e Fer­nan­do Ca­ven­dish ga­nha­ram ha­be­as cor­pus do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ). Per­ma­ne­ce­rão em pri­são do­mi­ci­li­ar, mo­ni­to­ra­dos por tor­no­ze­lei­ras

Acrô­ni­mo mi­ra Pi­men­tel, JHSF e Vox Po­pu­li.

No­va fa­se da Ope­ra­ção Acrô­ni­mo, da Po­lí­cia Fe­de­ral, in­ves­ti­ga o go­ver­na­dor de Mi­nas, Fer­nan­do Pi­men­tel (PT), bem co­mo a cons­tru­to­ra JHSF e o ins­ti­tu­to de pes­qui­sa Vox Po­pu­li. A Ope­ra­ção in­ves­ti­ga es­que­ma de la­va­gem de di­nhei­ro em cam­pa­nhas en­vol­ven­do grá­fi­cas e agên­ci­as de co­mu­ni­ca­ção. Na mes­ma ope­ra­ção, os in­ves­ti­ga­do­res apu­ram se hou­ve in­fluên­cia de Pi­men­tel e do em­pre­sá­rio Be­ne­di­to Oli­vei­ra na li­be­ra­ção da ver­ba pa­ra cons­tru­ção de um ae­ro­por­to em São Ro­que SP. Pi­men­tel foi mi­nis­tro do De­sen­vol­vi­men­to, pas­ta à qual o BNDES está su­bor­di­na­do.

Dil­ma e sua car­ta aos se­na­do­res e ao po­vo bra­si­lei­ro: a pa­la­vra "gol­pe" foi man­ti­da na ver­são fi­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.