PEC dos gas­tos: co­me­ça a dis­cus­são.

Jornaldodia - - ECONOMIA -

Co­me­ça ho­je uma sé­rie de reu­niões do go­ver­no com ban­ca­das de par­ti­dos pa­ra dis­cu­tir a Pro­pos­ta de Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal (PEC) que li­mi­ta o au­men­to dos gas­tos da União, se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da. O pro­je­to do Or­ça­men­to 2017 de­ve ser apre­sen­ta­do até 31ago16, já con­si­de­ran­do o li­mi­te de des­pe­sas — com cor­re­ção pe­la in­fla­ção do ano an­te­ri­or. As reu­niões con­ta­rão com os ti­tu­la­res do Pla­ne­ja­men­to (Dyo­go de Oli­vei­ra) e da Se­cre­ta­ria de go­ver­no (Ged­del Vi­ei­ra Li­ma).

pa­ra me­lho­rar nos­sa ima­gem.

Com o mo­te ‘Be Bra­sil’, apre­sen­ta­do du­ran­te a ce­rimô­nia de en­cer­ra­men­to dos Jo­gos Olím­pi­cos, on­tem à noi­te, a agên­cia Bra­si­lei­ra de Pro­mo­ção de Ex­por­ta­ções e In­ves­ti­men­tos (Apex-Bra­sil) lan­çou cam­pa­nha pa­ra me­lho­rar a ima­gem no ex­te­ri­or. A ideia é re­for­çar a cre­di­bi­li­da­de do País em meio à pos­si­bi­li­da­de de re­to­ma­da econô­mi­ca, fa­lan­do da sus­ten­ta­bi­li­da­de do agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro e da qua­li­da­de dos pro­du­tos. A Apex es­tá de­sem­bol­san­do R$ 30 mi­lhões em pa­tro­cí­nio, até as Pa­ra­o­lim­pía­das.

Ajus­te fis­cal po­de tra­zer in­ves­ti­men­tos

Não só do im­pe­a­ch­ment de Dil­ma de­pen­dem os in­ves­ti­men­tos es­tran­gei­ros no Bra­sil. Ana­lis­tas con­sul­ta­dos pe­lo jor­nal O Es­ta­do de S Pau­lo di­zem que mais im­por­tan­te se­rá o ajus­te fis­cal. Se o go­ver­no do pre­si­den­te em exer­cí­cio Mi­chel Te­mer con­se­guir pro­var que es­tá co­lo­can­do as con­tas pú­bli­cas em or­dem, po­de se be­ne­fi­ci­ar da am­pla li­qui­dez glo­bal. Da­dos de ana­lis­tas apon­tam que há US$ 17 tri­lhões em li­qui­dez no mun­do apli­ca­dos a ju­ro ze­ro e até ne­ga­ti­vo. No Bra­sil, o ju­ro re­al é de qua­se 6%.

Ten­ta­ti­va de re­sol­ver o nó do Mer­co­sul

No Rio, pa­ra as­sis­tir à ce­rimô­nia de en­cer­ra­men­to dos Jo­gos, o mi­nis­tro Jo­sé Ser­ra, Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, avi­sou que te­rá uma se­ma­na im­por­tan­te pa­ra o Mer­co­sul. Ama­nhã, o blo­co reú­ne-se em Mon­te­vi­déu, Uru­guai, vin­do da po­lê­mi­ca que en­vol­veu a Ve­ne­zu­e­la. Ar­gen­ti­na, Bra­sil e Pa­ra­guai são con­tra a en­tre­ga da pre­si­dên­cia pro-tem­po­re do Mer­co­sul ao país de Ni­co­las Ma­du­ro. “Pre­ci­sa­mos de uma fór­mu­la cri­a­ti­va”, dis­se Ser­ra. Ele tam­bém en­con­trou-se com o se­cre­tá­rio de Es­ta­do dos EUA, John Ker­ry, e nar­rou que há pro­mes­sa de in­ten­si­fi­ca­ção po­si­ti­va das re­la­ções.

Ale­ma­nha, Fran­ça e Itá­lia dis­cu­tem o Bre­xit.

Três gran­des lí­de­res da União Eu­ro­peia (UE) en­con­tram-se ho­je na ilha de Ven­to­te­ne, Itá­lia, pa­ra ana­li­sar a saí­da do Rei­no Uni­do do blo­co, o cha­ma­do Bre­xit. O con­vi­te par­tiu do pri­mei­ro-mi­nis­tro de Itá­lia Mat­teo Ren­zi, pa­ra seus co­le­gas An­ge­la Mer­kel, Ale­ma­nha; e Fran­çois Hol­lan­de, Fran­ça. Es­ta é a se­gun­da reu­nião a três, des­ti­na­da a dis­cu­tir a si­tu­a­ção na UE no res­cal­do da ines­pe­ra­da saí­da do Rei­no Uni­do. Fon­te di­plo­má­ti­ca dis­se que a in­ten­ção dos três é “mos­trar a união dos mai­o­res paí­ses da UE, mas não cri­ar um clu­be es­pe­cí­fi­co”.

Hol­lan­de, Mer­kel e Ren­zi: Bre­xit em aná­li­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.