Se­ma­na de­ci­si­va pa­ra Dil­ma

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Há 100 di­as lon­ge do car­go, a pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff en­fren­ta uma se­ma­na de­ci­si­va: o se­na­do fa­rá o jul­ga­men­to fi­nal do pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment. A par­tir de 5a-fei­ra (25ago16), co­me­ça a ses­são, que po­de se es­ten­der por seis di­as. Ain­da nes­te mês, por­tan­to, se­rá de­fi­ni­do quem se­rá pre­si­den­te: Dil­ma ou seu vi­ce, ora no po­der, Mi­chel Te­mer. De acor­do com a acu­sa­ção, re­for­ça­da pe­lo re­la­tó­rio do se­na­dor An­to­nio Anas­ta­sia (PSDB-MG), Dil­ma te­ria co­me­ti­do cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de ao edi­tar três de­cre­tos de cré­di­tos su­ple­men­ta­res sem a au­to­ri­za­ção do Con­gres­so. Tam­bém é ci­ta­do o atra­so de re­pas­ses a ins­ti­tui­ções ban­cá­ri­as pú­bli­cas.

Pre­miê ja­po­nês frus­tra Te­mer

Bem que o pre­si­den­te in­te­ri­no Mi­chel Te­mer gos­ta­ria de se avis­tar com o pre­miê ja­po­nês, Shin­zo Abe, que es­te­ve on­tem no Bra­sil pa­ra a ce­rimô­nia de en­cer­ra­men­to da Olim­pía­da — os pró­xi­mos Jo­gos se­rão em Tó­quio. Abe fez su­ces­so na ce­rimô­nia, fan­ta­si­a­do de Su­per Ma­rio, per­so­na­gem de vi­de­o­ga­me. Mas vol­tou ao Ja­pão on­tem mes­mo. Te­mer en­vi­ou car­ta a pre­miê, en­tre­gue pe­lo pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ). Te­mer não com­pa­re­ceu ao even­to fi­nal, pa­ra evi­tar vai­as. A ex­pec­ta­ti­va de Shin­zo Abe era ter um en­con­tro bi­la­te­ral com o pre­si­den­te.

Ser­ra, em­pol­ga­do com a au­to­es­ti­ma.

To­do o de­sem­pe­nho do Bra­sil, den­tro e fo­ra das are­nas, au­men­ta­rão a au­to­es­ti­ma do bra­si­lei­ro, dis­se on­tem o mi­nis­tro Jo­sé Ser­ra, Re­la­ções Ex­te­ri­o­res. Ser­ra lem­brou que as pes­so­as que es­ti­ve­ram no Rio apro­va­ram as are­nas e os lu­ga­res on­de os even­tos acon­te­ce­ram; a mo­bi­li­da­de da ci­da­de e a se­gu­ran­ça. “Is­so aca­bou con­ver­gin­do com o bom de­sem­pe­nho do Bra­sil no ge­ral”, dis­se ele.

Pro­ces­so de Cláu­dia Cruz fi­ca com Mo­ro

Ma­ni­fes­ta­ção dos pro­cu­ra­do­res da La­va-Ja­to, as­si­na­da na 6a-fei­ra e di­vul­ga­da on­tem, acu­sa Cláu­dia Cruz — mu­lher do ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) — de fa­zer par­te do es­que­ma de des­vio de ver­bas da Pe­tro­bras. A ma­ni­fes­ta­ção foi res­pos­ta a ação dos ad­vo­ga­dos de Cláu­dia pa­ra ti­rar o pro­ces­so do juiz Sér­gio Mo­ro, em Cu­ri­ti­ba. Cláu­dia é do Rio de Ja­nei­ro e é acu­sa­da de la­va­gem de di­nhei­ro e eva­são de di­vi­sas, o que ela ne­ga.

De­ba­te em SP: ata­ques ao

PT e pro­tes­to.

No de­ba­te en­tre can­di­da­tos à Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo, mar­ca­do pa­ra es­ta noi­te, o can­di­da­to do PSDB, João Do­ria, diz que ata­ca­rá o PT (e seu can­di­da­to à re­e­lei­ção, Fer­nan­do Had­dad), além de Lu­la e Dil­ma. Di­rá que o PT dei­xou in­fla­ção, mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos e cor­rup­ção. Em re­la­ção a Had­dad, irá cri­ti­car pro­mes­sas que o pe­tis­ta dei­xou de cum­prir. Im­pe­di­da pe­la Jus­ti­ça de par­ti­ci­par dos de­ba­tes, a can­di­da­ta do PSOL, Lui­za Erun­di­na, es­tá con­vo­can­do um pro­tes­to na noi­te des­ta 2afei­ra, em fren­te à TV Ban­dei­ran­tes. Em apoio a Erun­di­na, Cel­so Rus­so­man­no, pri­mei­ro co­lo­ca­do nas pes­qui­sas, co­gi­ta não par­ti­ci­par.

Cam­pa­nha em São Pau­lo, te­mas do Bra­sil.

Pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff: jul­ga­men­to fi­nal do im­pe­a­ch­ment pro­gra­ma­do pa­ra co­me­çar na 5a-fei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.