Re­la­tó­rio da mi­ne­ra­do­ra Sa­mar­co apon­ta er­ros

Jornaldodia - - GERAL -

Um er­ro de pro­je­to foi a cau­sa do rom­pi­men­to da bar­ra­gem da mi­ne­ra­do­ra Sa­mar­co em Mariana MG, em nov2015, que ma­tou 19 e po­luiu o rio Do­ce. É o que diz re­la­tó­rio en­co­men­da­do pe­la em­pre­sa e pe­las aci­o­nis­tas Va­le e BHP Bil­li­ton, ao es­cri­tó­rio ame­ri­ca­no de ad­vo­ca­cia Cle­ary Got­tli­eb Ste­en & Ha­mil­ton. A tra­gé­dia, diz o re­la­tó­rio, foi pro­vo­ca­da por uma com­bi­na­ção de fa­to­res, co­mo a fa­lha de cons­tru­ção dos dre­nos de fun­do da es­tru­tu­ra, o au­men­to de pe­so por al­te­a­men­to e pe­que­nos aba­los sís­mi­cos. O es­tu­do ex­pli­ca que o co­lap­so ocor­reu na om­brei­ra es­quer­da da bar­ra­gem: um re­cuo foi cons­truí­do “sob uma mis­tu­ra de areia e la­ma e não ape­nas areia”.

Acho­co­la­ta­do sus­pei­to por mor­te

Por sus­pei­ta da mor­te de uma cri­an­ça de 2 anos, o acho­co­la­ta­do Itam­be­zi­nho foi proi­bi­do por 90 di­as pe­la Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa). A mor­te ocor­reu em Cui­a­bá MT. Se­gun­do a po­lí­cia, a mãe re­la­tou que o fi­lho mor­reu uma ho­ra de­pois de in­ge­rir a be­bi­da. E que ela pró­pria e um tio da cri­an­ça to­ma­ram pe­que­nos go­les e pas­sa­ram mal. Os pro­du­tos do lo­te MA:21:18 de­vem ser re­co­lhi­dos dos es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais. A Itam­bé dis­se que aná­li­ses não iden­ti­fi­ca­ram qual­quer pro­ble­ma no pro­du­to des­se lo­te.

Pai ma­ta fa­mí­lia por pro­ble­mas de di­nhei­ro

Apa­ren­te­men­te de­ses­pe­ra­do com sua si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra, Na­bor Cou­ti­nho, 43 anos, mo­ra­dor na Bar­ra da Ti­ju­ca, no Rio, ma­tou a mu­lher, Laís Khou­ri, 48 anos, e se ati­rou da ja­ne­la do apar­ta­men­to do 18º an­dar com os dois fi­lhos, de 10 e 6 anos. No apar­ta­men­to foi re­co­lhi­da car­ta que te­ria si­do es­cri­ta por Na­bor, em que re­la­ta pro­ble­mas no tra­ba­lho e fi­nan­cei­ros. “Não va­mos ter mais ren­da e não vou ter co­mo sus­ten­tar a fa­mí­lia”, diz a car­ta.

Fá­ti­ma e Bon­ner, se­pa­ra­dos.

Mais do que o dis­cur­so e de­fe­sa da pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff [ver POLÍTI

o gran­de as­sun­to das re­des so­ci­ais, on­tem, foi o anún­cio da se­pa­ra­ção do ca­sal de apre­sen­ta­do­res Fá­ti­ma Ber­nar­des, 53 anos, e Wil­li­am Bon­ner, 52. Eles es­ta­vam jun­tos há 26 anos e são pais de tri­gê­me­os. “Con­ti­nu­a­mos ami­gos, ad­mi­ra­do­res do tra­ba­lho um do ou­tro e pais or­gu­lho­sos de três jo­vens in­crí­veis. É tu­do o que te­mos a de­cla­rar so­bre o as­sun­to”, dis­se­ram os dois em pos­ta­gens ri­go­ro­sa­men­te iguais.

Par­te da obra em Mariana foi cons­truí­da so­bre areia e la­ma

Bon­ner e Fá­ti­ma: se­pa­ra­ção mais co­men­ta­da na in­ter­net do que o pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment.

Ge­ne Wil­der: 1933-2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.