Pi­lo­to à tor­re: “Sem com­bus­tí­vel”.

Jornaldodia - - GERAL -

Gra­va­ção de con­ver­sa do pi­lo­to Mi­guel Qui­ro­ga, do voo LaMia CP-2933, com a tor­re do ae­ro­por­to de Ri­o­ne­gro mos­tra que foi avi­sa­da a fal­ta de com­bus­tí­vel e fa­lha elé­tri­ca de­pois que os mo­to­res se apa­ga­ram. O áu­dio foi di­vul­ga­do ini­ci­al­men­te pe­la Rá­dio W. On­tem, tam­bém, o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Aé­rea da Colôm­bia, Freddy Bo­nil­la, con­fir­mou que o avião não ti­nha um pin­go de com­bus­tí­vel no mo­men­to do im­pac­to. Mas Bo­nil­la dis­se que o áu­dio te­ve seu con­teú­do edi­ta­do.

Cha­pe: ho­me­na­gens no Bra­sil e no mun­do.

Em tri­bu­to aos jo­ga­do­res e téc­ni­cos da Cha­pe­co­en­se, mor­tos em aci­den­te de avião na Colôm­bia, mi­lha­res de tor­ce­do­res com­pa­re­ce­ram on­tem à Are­na Con­dá, em San­ta Ca­ta­ri­na. Pas­to­res e um pa­dre ce­le­bra­ram cul­tos no cen­tro da are­na. Em Me­del­lín, Colôm­bia, ou­tros mi­lha­res es­ti­ve­ram no es­tá­dio Ata­ná­sio Gi­ra­dort pa­ra ho­me­na­ge­ar os mor­tos do aci­den­te. No es­tá­dio San­ti­a­go Ber­na­beu, em Ma­dri, Es­pa­nha, o do Re­al Ma­drid en­trou em cam­po com ca­mi­sas es­tam­pa­das com a fra­se “To­dos So­mos Cha­pe­co­en­se”. No jo­go, o Re­al Ma­drid go­le­ou o Le­o­ne­sa por 6 a 1.

GP de F1 em In­ter­la­gos con­fir­ma­do pa­ra 2017

Pa­ra ali­vi­ar o sus­pen­se bra­si­lei­ro, a Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Au­to­mo­bi­lis­mo (FIA) con­fir­mou on­tem o GP do Bra­sil, em In­ter­la­gos, pa­ra 2017. A da­ta ini­ci­al é 12 de no­vem­bro. No ca­len­dá­rio pro­vi­só­rio di­vul­ga­do pe­la FIA, a eta­pa bra­si­lei­ra es­ta­va na de­pen­dên­cia de con­fir­ma­ção. A pro­va em In­ter­la­gos per­deu pa­tro­cí­ni­os da Pe­tro­bras e da Shell e te­ve pre­juí­zo de US$ 30 mi­lhões nes­te ano.

Bra­sil fo­ra da eli­te das uni­ver­si­da­des

Não há uma só uni­ver­si­da­de bra­si­lei­ra en­tre as dez me­lho­res de um ran­king in­ter­na­ci­o­nal or­ga­ni­za­do pe­la Ti­mes Higher Edu­ca­ti­on (THE) só com paí­ses emer­gen­tes. A Uni­ver­si­da­de de São Paulo (USP), que es­ta­va na 9ª po­si­ção, caiu pa­ra o 13º lu­gar. A USP não pi­o­rou in­trin­se­ca­men­te, mas as ins­ti­tui­ções chi­ne­sas, rus­sas e de Taiwan me­lho­ra­ram mui­to seus ín­di­ces. En­tre as 300 en­ti­da­des de 41 paí­ses, há 25 uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras.

Abor­to em dis­cus­são

En­ti­da­des re­li­gi­o­sas e gru­pos li­be­rais es­tão di­vi­di­dos com a de­ci­são da 1ª Tur­ma do Su­pre­mo que de­ci­diu não ser cri­me o abor­to até o 3º mês de ges­ta­ção. Or­ga­ni­za­ções re­li­gi­o­sas e “pró-vida” ques­ti­o­nam a le­gi­ti­mi­da­de do Su­pre­mo em de­ci­dir so­bre a cri­mi­na­li­za­ção ou não de ca­sos de abor­to, e acu­sam o tri­bu­nal de “ati­vis­mo ju­di­ci­al”. Ci­en­tis­tas e pes­qui­sa­do­res aplau­dem e de­fen­dem a de­ci­são. Na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, na ma­dru­ga­da de 4a-fei­ra, o pre­si­den­te da Ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) cri­ou uma co­mis­são pa­ra ten­tar re­ver­ter a de­ci­são do Su­pre­mo, de­pois de vá­ri­os dis­cur­sos con­trá­ri­os.

A F-1 em In­ter­la­gos, es­te ano, te­ve pre­juí­zo de US$ 30 mi­lhões.

Ae­ro­na­ve CP-2933 da LaMia: áu­dio mos­tra pi­lo­to em re­la­to dra­má­ti­co da fal­ta de com­bus­tí­vel.

Ro­dri­go Maia: contra o abor­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.