Cha­pe­co­en­se: ve­ló­rio no es­tá­dio ama­nhã.

Jornaldodia - - GERAL -

Es­tá pro­gra­ma­do pa­ra ho­je o trans­por­te dos cor­pos do aci­den­te do avião da Cha­pe­co­en­se, da Colôm­bia pa­ra o Bra­sil. On­tem, o no­vo pre­si­den­te do clu­be, Ivan Toz­zo, con­fir­mou o ve­ló­rio pa­ra ama­nhã, na Are­na Con­dá em Cha­pe­có SC. On­tem, a di­re­to­ria da Cha­pe­co­en­se avi­sou que não en­fren­ta­rá o Atlé­ti­co no do­min­go que vem, 11dez16, pe­la úl­ti­ma ro­da­da do Bra­si­lei­ro. O anún­cio foi uma res­pos­ta ao pe­di­do da CBF, que ha­via su­ge­ri­do que o ti­me ca­ta­ri­nen­se en­tras­se em cam­po com for­ma­ção de ga­ro­tos das ca­te­go­ri­as de ba­se, ape­nas pa­ra que fos­sem ho­me­na­ge­a­dos.

Pla­no de voo da LaMia não ti­nha mar­gem

Con­si­de­ra­do “fa­lho” e “ab­sur­do”, o pla­no de voo da LaMia não po­de­ria ter si­do apro­va­do, se­gun­do pu­bli­cou on­tem o jor­nal bo­li­vi­a­no El De­ber. O pla­no do pi­lo­to e do­no da com­pa­nhia Mi­guel Qui­ro­ga pre­via com­bus­tí­vel pa­ra 4h22­min de voo — exa­ta­men­te o tem­po en­tre San­ta Cruz de La Si­er­ra, Bo­lí­via, e Me­del­lín, Colôm­bia. Não ha­via ne­nhu­ma re­ser­va pa­ra im­pre­vis­tos. Di­an­te de emer­gên­cia em Me­del­lín, o avião da LaMia pre­ci­sou vo­ar em cír­cu­los, o que de­ve ter aca­ba­do com o com­bus­tí­vel. Na Bo­lí­via, exe­cu­ti­vos dos prin­ci­pais ór­gãos aé­re­os fo­ram afas­ta­dos.

Enem: PF con­fir­ma va­za­men­to.

Re­la­tó­rio da Po­lí­cia Fe­de­ral, di­vul­ga­do on­tem, con­cluiu que hou­ve va­za­men­to de pro­vas do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) des­te ano. O va­za­men­to ocor­reu pa­ra ao me­nos dois can­di­da­tos. O Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais (Inep) cri­ti­cou a di­vul­ga­ção, pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), de in­for­ma­ções so­bre o inqué­ri­to, e afir­mou que “não há in­dí­cio de va­za­men­to do ga­ba­ri­to ofi­ci­al”. O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho, dis­se que o Enem não se­rá can­ce­la­do.

Ex­pec­ta­ti­va de vi­da so­be pa­ra 75,5 anos

Pes­qui­sa do IBGE, di­vul­ga­da on­tem, re­ve­la que a ex­pec­ta­ti­va de vi­da do bra­si­lei­ro nas­ci­do em 2015 au­men­tou pa­ra 75,5 anos — mais três me­ses em re­la­ção ao ano an­te­ri­or. As in­for­ma­ções são usa­das co­mo pa­râ­me­tro pa­ra o fa­tor pre­vi­den­ciá­rio no cál­cu­lo das apo­sen­ta­do­ri­as da Pre­vi­dên­cia So­ci­al. Em 2015, a uni­da­de da fe­de­ra­ção com mai­or ex­pec­ta­ti­va foi San­ta Ca­ta­ri­na (78,7 anos). No ou­tro ex­tre­mo, es­tá o Ma­ra­nhão, com a me­nor ex­pec­ta­ti­va de vi­da pa­ra am­bos os se­xos (70,3 anos).

Ca­dei­ri­nha em van es­co­lar: sus­pen­sa.

O Inep não gos­tou que o MPF di­vul­gas­se o va­za­men­to do Enem.

Es­tá sus­pen­sa a exi­gên­cia das ca­dei­ri­nhas pa­ra trans­por­te de cri­an­ças de até 7 anos e meio em veí­cu­los es­co­la­res an­ti­gos, se­gun­do de­ci­são do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to (Con­tran). A de­ci­são le­vou em con­ta di­fi­cul­da­des téc­ni­cas, econô­mi­cas e so­ci­ais e a bai­xa ofer­ta no mer­ca­do. A re­so­lu­ção ini­ci­al, de jul2015, pre­via que, a par­tir de fev2016, veí­cu­los de trans­por­te es­co­lar te­ri­am de ofe­re­cer ca­dei­ri­nhas pa­ra cri­an­ças me­no­res.

Mi­guel Qui­ro­ga, pi­lo­to e do­no da LaMia: pla­no de voo sem uma go­ta ex­tra de com­bus­tí­vel.

Bra­si­lei­ros: três me­ses a mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.