Atos pe­la La­va-Ja­to, con­tra Re­nan: em 200 ci­da­des.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Em de­fe­sa da Ope­ra­ção La­vaJa­to e con­tra o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), cen­te­nas de mi­lha­res de pes­so­as saí­ram às ru­as, on­tem, em 200 ci­da­des — to­das as ca­pi­tais. “Fo­ra, Re­nan”, gri­ta­vam. Os ma­ni­fes­tan­tes pe­di­ram tam­bém a saí­da do pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ). Gru­pos pró-im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma, co­mo o Vem Pra Rua e Mo­vi­men­to Bra­sil Li­vre, con­vo­ca­ram o ato. A mo­bi­li­za­ção foi or­ga­ni­za­da de­pois que a Câ­ma­ra apro­vou, na ma­dru­ga­da da 5a-fei­ra pas­sa­da, mu­dan­ças no pa­co­te de me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção.

Pro­tes­tos em SP, Rio, BH, Bra­sí­lia...

Em São Pau­lo, o ato con­cen­trou-se na ave­ni­da Pau­lis­ta, com bo­ne­cos in­flá­veis de Re­nan e do ex-pre­si­den­te Lu­la. Em pra­ti­ca­men­te to­das as ci­da­des, o juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro foi ova­ci­o­na­do. A atriz Re­gi­na Du­ar­te foi aplau­di­da após dis­cur­sar con­tra a cor­rup­ção. Em S Pau­lo co­mo no Rio, ha­via car­ta­zes e fai­xas de apoio à La­va-Ja­to, ao juiz Sér­gio Mo­ro, ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e à Po­lí­cia Fe­de­ral. Co­pa­ca­ba­na, no Rio, fi­cou to­ma­da pe­la ma­ni­fes­ta­ção. Em Be­lo Ho­ri­zon­te, hou­ve pe­di­dos de ação con­tra o go­ver­na­dor Fer­nan­do Pi­men­tel (PT), de­nun­ci­a­do por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro. Em Bra­sí­lia, a ma­ni­fes­ta­ção co­me­çou por vol­ta das 10h e se en­cer­rou ao mei­o­dia, com o iní­cio da chu­va.

Re­nan e Maia: ma­ni­fes­ta­ções são le­gí­ti­mas.

De­pois das ma­ni­fes­ta­ções de on­tem, os dois prin­ci­pais al­vos — Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL) e Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) — ex­pe­di­ram no­tas de­fen­den­do a le­gi­ti­mi­da­de dos atos e afir­man­do res­pei­tá­los. Ne­nhum dos dois co­men­tou o mo­ti­vo dos pro­tes­tos, em es­pe­ci­al a al­te­ra­ção do pro­je­to das me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção. Nem Re­nan co­men­tou que, na úl­ti­ma 5a-fei­ra (01dez16), o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) acei­tou de­nún­cia da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca con­tra Re­nan, por cri­me de pe­cu­la­to, tor­nan­do-o réu.

Pla­nal­to: a for­ça da de­mo­cra­cia.

Em no­ta à im­pren­sa, on­tem, o go­ver­no do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer dis­se que os atos nas ru­as de­mons­tra­ram no­va­men­te “a for­ça e a vi­ta­li­da­de de nos­sa de­mo­cra­cia”. Se­gun­do a no­ta, “mi­lha­res de ci­da­dãos ex­pres­sa­ram su­as idei­as de for­ma pa­cí­fi­ca e or­dei­ra”. Te­mer des­ta­cou que os Po­de­res da Re­pú­bli­ca de­vem es­tar “sem­pre aten­tos às rei­vin­di­ca­ções da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra”.

Lei de Abu­so de au­to­ri­da­de de­ve de­sa­ce­le­rar no Con­gres­so

Da­da a re­a­ção nas ru­as, on­tem, Pla­nal­to e lí­de­res par­ti­dá­ri­os do Se­na­do ava­li­am de­sa­ce­le­rar o pro­je­to da Lei de Abu­so de Au­to­ri­da­de. O pro­je­to sai­ria da pau­ta de vo­ta­ção do Se­na­do, mar­ca­da pa­ra ama­nhã. Ofi­ci­al­men­te, o Pla­nal­to não se en­vol­ve com as­sun­tos do Le­gis­la­ti­vo. No mo­men­to, diz o go­ver­no, os es­for­ços es­tão fo­ca­dos no 2º tur­no da Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) do Te­to de Gas­tos, que de­ve ser apre­ci­a­da no dia 13dez16.

Em pra­ti­ca­men­te to­dos os atos, o juiz Sér­gio Mo­ro foi ova­ci­o­na­do.

Maia (Câ­ma­ra) e Ca­lhei­ros (Se­na­do): no­tas a fa­vor das ma­ni­fes­ta­ções, sem se re­fe­rir aos mo­ti­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.