Cin­zas de Fi­del re­pou­sam em San­ti­a­go de Cu­ba

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

As cin­zas de Fi­del Cas­tro, o lí­der da re­vo­lu­ção cu­ba­na, fo­ram de­po­si­ta­das on­tem — por seu ir­mão e atu­al pre­si­den­te, Raúl Cas­tro —, em um mau­so­léu sim­ples, no ce­mi­té­rio de San­ta Ifi­gê­nia, em San­ti­a­go de Cu­ba, pró­xi­mo ao tú­mu­lo do he­rói da in­de­pen­dên­cia, Jo­sé Mar­ti. Em res­pei­to aos de­se­jos do ir­mão, que re­jei­ta­va o cul­to à per­so­na­li­da­de, Raúl anun­ci­ou que não ha­ve­rá qual­quer es­tá­tua ou mo­nu­men­to de­di­ca­do a Fi­del, que fa­le­ceu a 25nov16, aos 90 anos, em Ha­va­na, de­pois de uma dé­ca­da afas­ta­do do po­der. An­tes de pas­sar o go­ver­no a Raúl, Fi­del co­man­dou os des­ti­nos de Cu­ba por qua­se meio sé­cu­lo.

Lí­der do Es­ta­do Is­lâ­mi­co no

Nor­te do Cáu­ca­so é mor­to

O go­ver­no rus­so anun­ci­ou on­tem que o lí­der do gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co no Nor­te do Cáu­ca­so, Rus­tam Asel­dé­rov, foi mor­to por agen­tes do Ser­vi­ço Fe­de­ral de Se­gu­ran­ça da Rús­sia. Se­gun­do o co­mu­ni­ca­do do Krem­lin, na mes­ma ope­ra­ção — que ocor­reu em Makha­ch­ka­la, ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca do Da­gues­tão —, fo­ram mor­tos ou­tros qua­tro jiha­dis­tas. Asel­dé­rov di­ri­gia a or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta Kav­kaz Vi­layat, que ju­rou le­al­da­de ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

EUA: 24 mor­tos em in­cên­dio em Oa­kland, na Ca­li­fór­nia.

Vin­te e qua­tro pes­so­as mor­re­ram no in­cên­dio que atin­giu um ar­ma­zém em Oa­kland, na Ca­li­fór­nia, per­to de São Fran­cis­co, on­de ocor­ria a ex­po­si­ção de um co­le­ti­vo de ar­tis­tas. Se­gun­do as au­to­ri­da­des, o nú­me­ro de ví­ti­mas po­de au­men­tar, pois há fe­ri­dos em es­ta­do gra­ve. Na ho­ra do in­cên­dio, ocor­ria uma fes­ta no lo­cal. O gran­de nú­me­ro de obras de ar­te em te­la e em ma­dei­ra tal­vez ex­pli­que a ve­lo­ci­da­de com que cha­mas se es­pa­lha­ram. E a con­fi­gu­ra­ção “la­bi­rín­ti­ca” do pré­dio di­fi­cul­tou as fu­gas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.