Su­pre­mo afas­ta Re­nan; Se­na­do pas­sa ao PT.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Li­mi­nar do mi­nis­tro do Su­pre­mo Mar­co Au­ré­lio, pa­ra pe­di­do da Re­de, afas­tou on­tem do car­go o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL). Mar­co Au­ré­lio acei­tou o ar­gu­men­to de que já há mai­o­ria fir­ma­da no STF pa­ra a te­se de que quem é réu não po­de es­tar na li­nha su­ces­só­ria da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. Em seu lu­gar, en­tra o se­na­dor Jor­ge Vi­a­na (PTAC). Foi uma gran­de per­da po­lí­ti­ca pa­ra Re­nan, que se re­cu­sou a re­ce­ber a no­ti­fi­ca­ção de afas­ta­men­to. Se­gun­do Ca­lhei­ros, a de­ci­são é “re­ta­li­a­ção” do Ju­di­ciá­rio. E diz que vai re­cor­rer.

Go­ver­no te­me pe­la PEC do Te­to

Sem con­fir­mar seus pas­sos na pre­si­dên­cia do Se­na­do, Jor­ge Vi­a­na (PT-AC) de­ve ten­tar adi­a­men­to da vo­ta­ção em 2º tur­no da PEC do Te­to de Gas­tos, pro­gra­ma­da pa­ra 13dez16. O PT é con­tra a me­di­da. O go­ver­no de Mi­chel Te­mer con­si­de­ra pri­o­ri­tá­ria a vo­ta­ção no Se­na­do da emen­da. Ape­sar das ar­ti­cu­la­ções do PT, a ava­li­a­ção da mai­or par­te dos se­na­do­res que on­tem es­ti­ve­ram na ca­sa de Re­nan é de que o cro­no­gra­ma de vo­ta­ção da PEC do te­to per­ma­ne­ce­rá.

Cár­men Lú­cia: “Ou a de­mo­cra­cia ou a guer­ra”.

Na aber­tu­ra do 10º En­con­tro Na­ci­o­nal do Po­der Ju­di­ciá­rio, on­tem, em Bra­sí­lia, a pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Cár­men Lú­cia, cha­mou a aten­ção pa­ra o “mo­men­to par­ti­cu­lar­men­te gra­ve” do País. E dis­se que o Ju­di­ciá­rio pre­ci­sa dar res­pos­tas à so­ci­e­da­de, pa­ra que o Es­ta­do não se­ja de­sa­cre­di­ta­do. “O Es­ta­do tem si­do nos­sa úni­ca op­ção. Ou a de­mo­cra­cia ou a guer­ra”, dis­se a mi­nis­tra. No do­min­go, Cár­men Lú­cia fez um “ape­lo ins­ti­tu­ci­o­nal” ao pre­si­den­te Mi­chel Te­mer pa­ra que trans­mi­tis­se ao Le­gis­la­ti­vo pe­di­do de que não dis­cu­tis­se nem vo­tas­se o pro­je­to que tor­na cri­me o abu­so de au­to­ri­da­de de ma­gis­tra­dos e pro­cu­ra­do­res.

Bus­cas nas ca­sas de Mar­co Maia e Vi­tal do Rê­go

Por pe­di­do da Pro­cu­ra­do­ri­aGe­ral da Re­pú­bli­ca (PGR), a Po­lí­cia Fe­de­ral fez on­tem bus­cas nas ca­sas de Vi­tal do Rê­go, mi­nis­tro do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU), e do de­pu­ta­do Mar­co Maia (PT-RS). A PGR sus­pei­ta que eles te­nham co­bra­do ‘pe­dá­gio’ pa­ra evi­tar con­vo­ca­ções de em­pre­sá­ri­os em du­as CPIs que in­ves­ti­ga­ram o es­que­ma de cor­rup­ção na Pe­tro­bras. A de­nún­cia é do ex-se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral, em de­la­ção pre­mi­a­da. Mar­co Maia diz que foi ví­ti­ma de ‘vin­gan­ça’ de Del­cí­dio.

Con­tas do mi­nis­tro Pa­di­lha blo­que­a­das

Acu­sa­dos de des­ma­ta­men­to ir­re­gu­lar, o mi­nis­tro Eli­seu Pa­di­lha, Ca­sa Ci­vil, sua mu­lher e só­ci­os ti­ve­ram blo­que­a­dos R$ 108 mi­lhões em con­tas e bens. Ao me­nos du­as pro­pri­e­da­des, fa­zen­das Pa­re­dão e Ca­cho­ei­ra, es­tão em área de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal, no Par­que Es­ta­du­al Ser­ra Ri­car­do Fran­co. Pa­ra Pa­di­lha, a de­ci­são do juiz Le­o­nar­do de Arau­jo Cos­ta Tu­mi­a­ti, da Jus­ti­ça do MT, foi “me­di­da ex­tre­ma, no pri­mei­ro ato pro­ces­su­al sem ou­vir as par­tes”.

A PEC do Te­to de Gas­tos es­tá pro­gra­ma­da pa­ra vo­ta­ção no dia 13

Mi­nis­tra Cár­men Lú­cia, pre­si­den­te do Su­pre­mo: o mo­men­to no País é "par­ti­cu­lar­men­te gra­ve".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.