Pre­miê da Itá­lia adia de­mis­são do go­ver­no

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Aten­den­do a pe­di­do do pre­si­den­te Ser­gio Mat­ta­rel­la, o pre­miê da Itá­lia, Mat­teo Ren­zi, adi­ou a de­mis­são até ser apro­va­do o Or­ça­men­to pa­ra 2017. Ren­zi foi ao pa­lá­cio do Qui­ri­na­le pa­ra apre­sen­tar sua de­mis­são, de­pois que a re­for­ma cons­ti­tu­ci­o­nal que pro­pu­se­ra foi der­ro­ta­da nas ur­nas. Mas de­ci­diu aten­der Ma­ta­rel­la e es­pe­rar a apro­va­ção do or­ça­men­to no Se­na­do, o que de­ve­rá acon­te­cer nos pró­xi­mos di­as. Em se­gui­da, o pre­si­den­te de­sig­na­rá ou­tro pri­mei­ro-mi­nis­tro.

Valls anun­cia can­di­da­tu­ra à pre­si­dên­cia da Fran­ça

Ma­nu­el Valls, pri­mei­ro mi­nis­tro da Fran­ça, anun­ci­ou que se­rá can­di­da­to à pre­si­dên­cia do país, e de­mi­tiu-se pa­ra se fo­car de ime­di­a­to na cam­pa­nha. O anun­cio foi pro­fe­ri­do na ci­da­de de Evry, on­de o pri­mei­ro-mi­nis­tro foi pre­fei­to du­ran­te 11 anos. Valls re­pre­sen­ta uma can­di­da­tu­ra de re­con­ci­li­a­ção e de uni­da­de da es­quer­da fran­ce­sa, de­pois que o pre­si­den­te Fran­çois Hol­lan­de anun­ci­ou que não ten­ta­ria a re­e­lei­ção. Valls ain­da te­rá de dis­pu­tar as pri­má­ri­as so­ci­a­lis­tas.

Tur­quia e Is­ra­el en­cer­ram seis anos de rom­pi­men­to

Is­ra­el e Tur­quia nor­ma­li­za­ram on­tem as re­la­ções di­plo­má­ti­cas, que es­ta­vam rom­pi­das des­de 2010, quan­do um as­sal­to de for­ças es­pe­ci­ais is­ra­e­len­ses con­tra o na­vio tur­co Ma­vi Mar­ma­ra cau­sou a mor­te de dez ati­vis­tas tur­cos. O na­vio fa­zia par­te de uma fro­ta hu­ma­ni­tá­ria que se di­ri­gia pa­ra a fai­xa de Ga­za. On­tem, o em­bai­xa­dor de Is­ra­el, Ei­tan Na­eh, apre­sen­tou cre­den­ci­ais ao pre­si­den­te tur­co Re­cep Tayyip Er­do­gan, em An­ca­ra, se­lan­do a re­con­ci­li­a­ção en­tre os dois paí­ses.

Chi­na de­fen­de o acor­do nu­cle­ar com Irã

Wang Yi, mi­nis­tro de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res da Chi­na, de­cla­rou on­tem a seu co­le­ga ira­ni­a­no, Ja­vad Za­rif, que o acor­do nu­cle­ar que o Irã fe­chou com as seis gran­des po­tên­ci­as de­ve ser man­ti­do, in­de­pen­den­te­men­te de mu­dan­ças in­ter­nas nas na­ções par­ti­ci­pan­tes do pac­to. Du­ran­te uma reu­nião, on­tem em Pe­quim, Wang Yi deu a en­ten­der que o acor­do não se­rá afe­ta­do pe­la elei­ção de Do­nald Trump nos EUA. Du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral, Trump pro­me­teu aca­bar com o pac­to, em­bo­ra até ago­ra não ha­ja de­ta­lhes so­bre a po­lí­ti­ca ex­ter­na de seu go­ver­no.

As­sad avan­ça so­bre Alep­po Ori­en­tal

As for­ças do Exér­ci­to sí­rio, le­ais ao pre­si­den­te Bashar alAs­sad, com apoio de for­ças rus­sas, es­tão avan­çan­do na con­quis­ta da zo­na Ori­en­tal da ci­da­de de Alep­po, até en­tão con­tro­la­da por re­bel­des con­trá­ri­os ao re­gi­me. As for­ças pró-go­ver­na­men­tais es­ta­ri­am a um pas­so de cer­car o im­por­tan­te bair­ro de al-Sha­ar, in­for­ma­ram fon­tes dos re­bel­des da Nour al-Din Al-Zin­ki. En­quan­to a lu­ta avan­ça, pe­ri­tos dos EUA e Rús­sia tra­ba­lham jun­tos em Ge­ne­bra, Suí­ça, pa­ra ten­tar es­ta­be­le­cer um pla­no de re­ti­ra­da de to­dos os re­bel­des do Les­te de Alep­po.

Valls ain­da te­rá de dis­pu­tar as pri­má­ri­as so­ci­a­lis­tas na Fran­ça

Os chan­ce­le­res Ja­vad Za­rif, Irã, e Wang Yi, Chi­na: acor­do não se­rá afe­ta­do pe­la elei­ção de Trump nos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.