Con­tra o Su­pre­mo, Se­na­do man­tém Re­nan.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Con­tra a de­ci­são do mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o Se­na­do de­ter­mi­nou que o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), não se­ja afas­ta­do do car­go — pe­lo me­nos até à de­li­be­ra­ção do Tri­bu­nal. A reu­nião do STF é ho­je. A de­ci­são foi as­si­na­da pe­lo pró­prio Re­nan e de­mais in­te­gran­tes da Me­sa. Em entrevista, Re­nan dis­se que “a de­mo­cra­cia não me­re­ce es­se fim” — em crí­ti­ca ao mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio, que con­ce­deu li­mi­nar pa­ra o afas­ta­men­to do se­na­dor: De acor­do com o mi­nis­tro Gil­mar Men­des, a li­mi­nar so­bre Re­nan é ile­gal, ra­zão pe­la qu­al ele pe­diu a saí­da de Mar­co Au­ré­lio.

Te­mer quer Ca­lhei­ros pa­ra apro­var o ajus­te

Pa­ra ten­tar ga­ran­tir o ajus­te fis­cal no Con­gres­so, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer atu­ou on­tem pa­ra ar­re­fe­cer a cri­se po­lí­ti­ca de que o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), é o cen­tro. Te­mer reu­niu-se com Re­nan, e com ou­tros po­lí­ti­cos. O pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca quer cons­truir uma so­lu­ção in­ter­me­diá­ria que man­te­nha Re­nan pe­lo me­nos até que se­ja apro­va­da a PEC do Te­to de Gas­tos, com vo­ta­ção pa­ra 13dez16, pró­xi­ma 3a-fei­ra. Se Re­nan não pu­der vol­tar, o no­vo pre­si­den­te do Se­na­do se­rá Jor­ge Vi­a­na (PT-AC). E o PT é con­tra a re­du­ção de gas­tos. pas­sa­ria ao 2º vi­ce-pre­si­den­te, Ro­me­ro Ju­cá (PMDBRR). Vi­a­na con­fi­den­ci­ou seu di­le­ma: se pau­tar a PEC do Te­to, rom­pe com o PT e com a es­quer­da; se não o fi­zer, se­rá acu­sa­do de apro­fun­dar a cri­se econô­mi­ca.

Mu­lher de Ca­bral pre­sa; Ca­bral, réu.

A pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), o juiz Mar­ce­lo Bre­tas, da 7ª Va­ra Fe­de­ral Cri­mi­nal do Rio, de­ter­mi­nou on­tem a pri­são pre­ven­ti­va da ad­vo­ga­da Adri­a­na Ancelmo, mu­lher do ex-go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral Fi­lho (PMDB-RJ), que tam­bém es­tá pre­so. O MPF diz ha­ver pro­vas de que a ex-pri­mei­ra-da­ma re­ce­beu pro­pi­nas por meio de seu es­cri­tó­rio. E te­ria la­va­do di­nhei­ro pe­la com­pra de joi­as. Adri­a­na en­tre­gou-se no fi­nal da tarde de on­tem. Em ou­tra de­ci­são, seu ma­ri­do, Sér­gio Ca­bral Fi­lho e mais 11 pes­so­as fo­ram con­si­de­ra­dos réus por sus­pei­ta de pro­pi­na.

Vi­ce re­nun­cia em Ri­bei­rão Pre­to

Mais um di­ri­gen­te da ci­da­de de Ri­bei­rão Pre­to, in­te­ri­or de SP, o vi­ce-pre­fei­to Ma­ri­nho Sam­paio (PMDB) não quis as­su­mir o car­go. On­tem, apre­sen­tou sua re­nún­cia, ale­gan­do não que­rer ser res­pon­sa­bi­li­za­do pe­los atos da an­ti­ga pre­fei­ta, Dárcy Ve­ra (PSD), pre­sa por sus­pei­ta de des­vi­os. A pre­si­den­te in­te­ri­na da Câ­ma­ra, Gláu­cia Be­re­ni­ce (PSDB), não po­de as­su­mir. O ti­tu­lar, Wal­ter Go­mes (PTB), tam­bém es­tá pre­so. As­sim, o co­man­do da ci­da­de de­ve ser en­tre­gue a um juiz, ain­da não es­co­lhi­do.

Adri­a­na Ancelmo, mu­lher de Ca­bral, en­tre­gou-se no fim da tarde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.