Bra­sil en­tre os pi­o­res em Edu­ca­ção

Jornaldodia - - GERAL -

Pe­los da­dos do Pro­gra­ma In­ter­na­ci­o­nal de Ava­li­a­ção de Es­tu­dan­tes (Pisa, em in­glês), di­vul­ga­dos on­tem, o Bra­sil es­tá en­tre as pi­o­res po­si­ções da pes­qui­sa que ava­lia 70 paí­ses. A me­lhor po­si­ção do Bra­sil foi em lei­tu­ra: 59º lu­gar en­tre 70 na­ções. Em Ci­ên­ci­as, pe­gou a 63ª po­si­ção. Mas é em Ma­te­má­ti­ca que o Bra­sil te­ve o pi­or re­sul­ta­do: 65º. Os da­dos do Pisa mos­tram que 70% dos alu­nos bra­si­lei­ros de 15 anos não sa­bem o bá­si­co em Ma­te­má­ti­ca. O Pisa é apli­ca­do pe­la Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co (OCDE).

Sai o Es­ta­tu­to, en­tra a no­va Lei da Mi­gra­ção.

Com des­ta­que pa­ra a re­gu­la­ri­za­ção, a no­va Lei da Mi­gra­ção foi apro­va­da on­tem na Câ­ma­ra. Subs­ti­tui o Es­ta­tu­to do Es­tran­gei­ro, de 1980, du­ran­te a di­ta­du­ra mi­li­tar. O pro­je­to es­ta­be­le­ce que o es­tran­gei­ro te­nha di­rei­tos ga­ran­ti­dos e pos­sa ti­rar do­cu­men­tos sem bu­ro­cra­cia. Se o de­ci­dir fi­car no País, po­de­rá re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção sem ter de sair do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, co­mo acon­te­ce ho­je.

Afas­ta­dos pro­mo­to­res do de­sas­tre em Ma­ri­a­na

Em­pos­sa­do na 2a-fei­ra (05dez16), o no­vo pro­cu­ra­dor-ge­ral de Mi­nas Ge­rais, Antô­nio Sér­gio To­net, re­mo­veu on­tem os pro­mo­to­res Mau­ro El­lo­vi­ch, Carlos Edu­ar­do Fer­rei­ra Pin­to e Mar­cos Pau­lo de Sou­za Mi­ran­da. Eles são os mais atu­an­tes no ca­so do rom­pi­men­to da bar­ra­gem do Fun­dão, da mi­ne­ra­do­ra Sa­mar­co (Va­le e BHP), em nov2015. Co­men­tá­ri­os de ou­tros pro­mo­to­res apon­tam que os afas­ta­dos não con­cor­da­vam com a vol­ta das ati­vi­da­des da Sa­mar­co até que to­das as li­cen­ças am­bi­en­tais fos­sem es­cla­re­ci­das.

Cha­pe­co­en­se: ins­pe­to­ra bo­li­vi­a­na pe­de re­fú­gio.

De­pois de en­trar de for­ma ile­gal no Bra­sil, ga­nhou re­fú­gio pro­vi­só­rio a bo­li­vi­a­na Ce­lia Cas­te­do Mo­nas­te­rio. Fun­ci­o­ná­ria da ad­mi­nis­tra­ção de Ae­ro­por­tos da Bo­lí­via em San­ta Cruz de la Si­er­ra, ela te­ria apon­ta­do pro­ble­mas no pla­no de voo da LaMia, no dia 28nov16, qu­an­do a ae­ro­na­ve caiu e ma­tou 71 pes­so­as — o voo le­va­va o ti­me da Cha­pe­co­en­se, jor­na­lis­tas e tri­pu­lan­tes. On­tem, ain­da, foi pre­so o di­re­tor-ge­ral da LaMia na Bo­lí­via, Gus­ta­vo Var­gas Gam­boa. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa bo­li­vi­a­no, o pi­lo­to Mi­guel Qui­ro­ga ti­nha man­da­do de pri­são con­tra ele, por­que te­ria de­ser­ta­do da For­ça Aé­rea do país.

Me­nos bu­ro­cra­cia pa­ra os es­tran­gei­ros no País

Ca­e­ta­no e Gil: no­va­men­te con­cor­ren­do na ca­te­go­ria World Mu­sic do Grammy 2017.

Pisa: nem o bá­si­co em Ma­te­má­ti­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.