Tex­to apro­va­do pa­ra a reforma do En­si­no Mé­dio

Jornaldodia - - GERAL -

Por 263 vo­tos fa­vo­rá­veis, 106 con­trá­ri­os e três abs­ten­ções, a Câ­ma­ra apro­vou on­tem o tex­to-ba­se da Me­di­da Pro­vi­só­ria que reforma o En­si­no Mé­dio. En­tre os prin­ci­pais pon­tos es­tão a im­ple­men­ta­ção do en­si­no in­te­gral com apoio fi­nan­cei­ro da União por dez anos, e a mu­dan­ça na gra­de cur­ri­cu­lar do En­si­no Mé­dio. A Co­mis­são Es­pe­ci­al da Câ­ma­ra man­te­ve a obri­ga­to­ri­e­da­de das dis­ci­pli­nas de Ar­tes e Edu­ca­ção Fí­si­ca. Os des­ta­ques apre­sen­ta­dos se­rão vo­ta­dos na se­ma­na que vem.

Grê­mio, cam­peão da Co­pa do Bra­sil.

Em jo­go mar­ca­do por ho­me­na­gens à Cha­pe­co­en­se, o Grê­mio man­te­ve em ca­sa um em­pa­te, 1 a 1, di­an­te do Atlé­ti­co-MG — é o no­vo cam­peão da Co­pa do Bra­sil. No jo­go de ida, ven­ceu por 3 a 1, fo­ra de ca­sa. Na par­ti­da de on­tem, o téc­ni­co Re­na­to Gaú­cho foi cui­da­do­so e expôs pou­co o seu ti­me, di­an­te de um ad­ver­sá­rio que pre­ci­sa­va ven­cer por um mí­ni­mo de dois gols de di­fe­ren­ça. O tí­tu­lo mar­ca o fim de um je­jum de 15 anos no Grê­mio. Ago­ra, o clu­be de­tém cin­co tí­tu­los da Co­pa, su­pe­ran­do o Cru­zei­ro, que tem qua­tro.

Um ‘jo­go fi­nal’ pa­ra a Cha­pe­co­en­se

Tor­ce­do­res da Cha­pe­co­en­se e de ou­tros ti­mes lo­ta­ram on­tem os 40 mil lu­ga­res do es­tá­dio Cou­to Pe­rei­ra, em Curitiba PR, pa­ra ho­me­na­ge­ar as ví­ti­mas do aci­den­te aé­reo na Colôm­bia. Foi uma for­ma de en­ce­nar o que se­ria o jo­go da fi­nal da Co­pa SulA­me­ri­ca­na, com o Atlé­ti­co Na­ci­o­nal, da Colôm­bia. No ho­rá­rio pre­vis­to, 21h45, cri­an­ças uni­for mi­za­das en­tra­ram em cam­po e sim­bo­li­za­ram um pon­ta­pé ini­ci­al. Em um te­lão, apa­re­ce­ram as ima­gens e no­mes das ví­ti­mas. A ce­rimô­nia con­tou com um cul­to ecu­mê­ni­co.

Avião cai no Ama­zo­nas: seis mor­tos.

Ain­da sem cau­sa co­nhe­ci­da, caiu on­tem na área ur­ba­na de Ma­naus um pe­que­no avião, Em­bra­er 720, da Tio Tá­xi Aé­reo. Mor­re­ram seis pes­so­as. A ae­ro­na­ve de­co­lou do Ae­ro­clu­be da ci­da­de e caiu pou­cos quilô­me­tros de­pois, em uma flo­res­ta ur­ba­na no Cen­tro-Sul, cer­ca­da de ca­sas. To­das as ví­ti­mas es­ta­vam na ae­ro­na­ve. O avião ia pa­ra No­vo Ari­pu­a­nã, a 229 km em li­nha re­ta. Nos úl­ti­mos di­as,fo­ram re­gis­tra­das que­das de um avião em Cruz Machado PR, e um he­li­cóp­te­ro que le­va­va uma noi­va, em São Lou­ren­ço da Ser­ra SP.

Bra­si­lei­ros as­sas­si­nos con­de­na­dos no Ja­pão

Con­fes­sa­da­men­te ‘con­tra­ta­dos’ pa­ra ma­tar um co­mer­ci­an­te, dois bra­si­lei­ros des­cen­den­tes de ja­po­ne­ses fo­ram con­de­na­dos no Ja­pão. Marcelo Chrys­ti­an Go­mes Fu­ku­da foi con­de­na­do a 23 anos, se­te me­ses e seis di­as de pri­são e Cris­ti­a­no da Sil­va Se­ve­ro Ito, a 22 anos, um mês e 15 di­as. Os dois ma­ta­ram o co­mer­ci­an­te e fe­ri­ram a mu­lher de­le em 2001; em se­gui­da, fu­gi­ram pa­ra o Bra­sil. Fo­ram cap­tu­ra­dos pe­la In­ter­pol e pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral dez anos de­pois. Os dois vão cum­prir as pe­nas em re­gi­me fe­cha­do.

Emo­ção na ho­me­na­gem à cam­peã Cha­pe­co­en­se

Fes­ta pa­ra o em­pa­te do Grê­mio de Por­to Ale­gre: cin­co tí­tu­los, rei das Co­pas do Bra­sil.

Queda de avião: flo­res­ta ur­ba­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.