Opo­si­ção vai in­sis­tir em elei­ções an­te­ci­pa­das

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Com o re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo da pes­qui­sa Da­ta­fo­lha pa­ra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, as opo­si­ções — PT à fren­te — de­vem de­fen­der elei­ções an­te­ci­pa­das. A pes­qui­sa apon­tou 51% de re­pro­va­ção a Te­mer. O Pla­nal­to atri­bui o pro­ble­ma à di­fi­cul­da­de de ex­pli­car a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. As de­nún­ci­as da cú­pu­la da Ode­bre­cht só agra­vam o pro­ble­ma. Do la­do do PT, a ideia é le­van­tar a ban­dei­ra das elei­ções ge­rais. Do la­do do go­ver­no, o pre­si­den­te do DEM, se­na­dor Jo­sé Agri­pi­no (RN), dis­se que a pes­qui­sa mos­tra que as pes­so­as ain­da não com­pre­en­de­ram as me­di­das.

Ma­ri­na po­de ven­cer ad­ver­sá­ri­os em 2018

Pes­qui­sa de in­ten­ção de vo­to Da­ta­fo­lha apon­ta a ex-se­na­do­ra Ma­ri­na Sil­va (Re­de-AC) co­mo líder no 2º tur­no da elei­ção pre­si­den­ci­al de 2018 — em qual­quer ce­ná­rio. Ven­ce­ria Lu­la, em­bo­ra ele te­nha cres­ci­do nas si­mu­la­ções do 1º tur­no. E der­ro­ta­ria no­mes do PSDB, Jo­sé Ser­ra, Ge­ral­do Alck­min ou Aé­cio Ne­ves. Em qual­quer ca­so, a mar­gem se­ria pe­que­na, o que con­fi­gu­ra­ria em­pa­te téc­ni­co. O atu­al pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) é o cam­peão de re­jei­ção, com 45%, se­gui­do por Lu­la (PT), com 44%.

Ali­a­dos de Te­mer vão ques­ti­o­nar de­la­ção

Em­bo­ra os ali­a­dos de Te­mer in­sis­tam em que não ten­ta­rão anu­lar de­la­ção de exe­cu­ti­vo — a pri­mei­ra de 77 de­la­ções — da Ode­bre­cht, pa­re­ce cer­to que ha­ve­rá uma ope­ra­ção de ques­ti­o­na­men­to da le­ga­li­da­de da di­vul­ga­ção. O es­for­ço, em prin­cí­pio, se­ria por in­va­li­dar o de­poi­men­to. Hou­ve reu­nião no Pa­lá­cio do Ja­bu­ru on­tem à noi­te, com o mi­nis­tro Eli­seu Pa­di­lha, Ca­sa Ci­vil, e o se­cre­tá­rio Mo­rei­ra Fran­co, Par­ce­ria de In­ves­ti­men­tos. Os dois — e mais o líder do go­ver­no Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR) — são ci­ta­dos pe­lo ex-exe­cu­ti­vo.

Go­ver­no pro­cu­ra agenda po­si­ti­va

Pa­ra ten­tar con­ter a ava­li­a­ção em que­da do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, o go­ver­no lan­ça­rá pe­que­nas me­di­das de im­pac­to no em­pre­go e no cres­ci­men­to [ver ECO­NO­MIA]. As me­di­das já es­ta­vam em dis­cus­são, mas o cro­no­gra­ma pa­ra o lan­ça­men­to foi ace­le­ra­do, em reu­nião on­tem, de mo­do a ten­tar neu­tra­li­zar o im­pac­to do va­za­men­to da de­la­ção pre­mi­a­da de exe­cu­ti­vo da Ode­bre­cht, que in­cri­mi­na Te­mer. En­tre os ali­a­dos que es­ti­ve­ram com Te­mer no Pa­lá­cio do Ja­bu­ru on­tem, es­tá o líder do PSDB na Câ­ma­ra, An­to­nio Im­bas­sahy (BA). Te­mer quer re­sol­ver já a su­ces­são do ex-mi­nis­tro Ged­del Vieira Li­ma na Se­cre­ta­ria de Go­ver­no.

FHC diz que não é al­ter­na­ti­va em ca­so de cri­se agu­da

Em entrevista ao jor­nal O Es­ta­do de S Pau­lo, o ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so (PSDB) afir­mou que não pre­ten­de ser al­ter­na­ti­va pa­ra a Pre­si­dên­cia, em ca­so de apro­fun­da­men­to da cri­se que ame­a­ce o atu­al pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. “Es­pe­cu­la­ções só atra­pa­lham o País”, dis­se FHC. Pre­si­den­te por dois man­da­tos, de 1995 a 2002, FHC, de 85 anos, diz a ges­tão Te­mer é uma “pin­gue­la”, uma pon­te im­pro­vi­sa­da, que te­rá de re­sis­tir até às elei­ções de 2018. “Se a pin­gue­la que­brar, se­rá pior”, diz ele.

Pri­mei­ra de­la­ção da Ode­bre­cht já cau­sou es­tra­gos. Fal­tam 76 ou­tras.

Ma­ri­na Sil­va (Re­de): me­lhor po­si­ção pa­ra a elei­ção pre­si­den­ci­al de 2018, em qual­quer ce­ná­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.