PEC de Gas­tos apro­va­da. Ago­ra, a Pre­vi­dên­cia.

Jornaldodia - - ECONOMIA -

Por 53 vo­tos a 16, o Se­na­do apro­vou on­tem em 2º tur­no a Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) 55, que li­mi­ta os gas­tos pú­bli­cos por 20 anos. No 1º tur­no, a van­ta­gem foi me­lhor: 61 a 14. Dois pon­tos fo­ram vo­ta­dos se­pa­ra­da­men­te a pe­di­do da opo­si­ção: o re­a­jus­te do sa­lá­rio mí­ni­mo e o tre­cho que mu­da re­gras pa­ra in­ves­ti­men­tos em Saúde e Edu­ca­ção. Nos dois, o tex­to ori­gi­nal foi man­ti­do. A pró­xi­ma ur­gên­cia do go­ver­no, ago­ra, se­rá a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, pa­ra o que se­ria pre­ci­so re­or­ga­ni­zar a ba­se de apoio de Te­mer. Ma­ni­fes­tan­tes saí­ram às ru­as em vá­ri­as ca­pi­tais con­tra a apro­va­ção da PEC [ver POLÍTICA].

Pa­ra li­mi­tar su­per­sa­lá­ri­os

Três pro­je­tos de lei que aca­bam com sa­lá­ri­os aci­ma do te­to do fun­ci­o­na­lis­mo fo­ram apro­va­dos on­tem no Se­na­do. O prin­ci­pal cria ta­be­la es­ta­be­le­cen­do re­mu­ne­ra­ções sub­me­ti­das ao te­to e o que po­de ul­tra­pas­sar o li­mi­te. Pe­lo tex­to apro­va­do on­tem, nin­guém po­de­rá acu­mu­lar ven­ci­men­tos e be­ne­fí­ci­os aci­ma do te­to, hoje, R$ 33,7 mil. A re­la­to­ra Ká­tia Abreu (PMDB-TO) apre­sen­tou ain­da subs­ti­tu­ti­vo pa­ra aca­bar com o efei­to cas­ca­ta do te­to do fun­ci­o­na­lis­mo — que se­rá ana­li­sa­do hoje.

No­va lei de li­ci­ta­ções

Com pu­ni­ções mais du­ras pa­ra a cor­rup­ção e mais fle­xi­bi­li­da­de pa­ra con­tra­ta­ções, foi apro­va­da on­tem,no Se­na­do, a no­va lei de Li­ci­ta­ções. Es­sa re­for­ma, en­sai­a­da há mais de dez anos, con­tem­pla in­ver­são de fa­ses em li­ci­ta­ções (ava­lia-se a me­lhor pro­pos­ta, pa­ra avan­çar à aná­li­se da do­cu­men­ta­ção) e a cri­a­ção de se­gu­ros pa­ra ga­ran­tir as obras. Mas res­trin­ge a fis­ca­li­za­ção do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU): o ór­gão tem de com­pro­var tec­ni­ca­men­te a van­ta­gem de pa­rar uma obra. O tex­to se­gue, ago­ra, pa­ra apro­va­ção da Câ­ma­ra.

Te­mer com

Trump ao te­le­fo­ne

Em con­ver­sa “ami­gá­vel e po­si­ti­va”, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer li­gou on­tem pa­ra o pre­si­den­te elei­to dos EUA, Do­nald Trump, se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Im­pren­sa. Te­mer res­sal­tou os in­te­res­ses econô­mi­cos en­tre os dois paí­ses. “Os dois pre­si­den­tes con­cor­da­ram em que as re­la­ções Bra­sil-EUA es­tão bo­as, mas fi­ca­rão ain­da me­lho­res”, in­for­mou a Pre­si­dên­cia. Te­mer e Trump con­cor­da­ram em lan­çar uma agen­da Bra­sil-EUA pa­ra in­cen­ti­var o cres­ci­men­to econô­mi­co. Equi­pes dos dois paí­ses de­vem se reu­nir a par­tir de fev2017, pa­ra ela­bo­ra­ção de uma pau­ta.

Va­re­jo: mai­or bai­xa em 15 anos.

Por cau­sa de ju­ros, in­fla­ção e de­sem­pre­go, o vo­lu­me de ven­das no va­re­jo caiu 0,8% em ou­tu­bro so­bre o mês an­te­ri­or, se­gun­do pes­qui­sa di­vul­ga­da on­tem pe­lo IBGE. Foi a quar­ta que­da men­sal se­gui­da e a mai­or pa­ra o mês des­de 2008 (-1,1%). Nes­ses qua­tro me­ses, o va­re­jo acu­mu­lou re­tra­ção de 3,2%. Nes­te ano, o co­mér­cio acu­mu­la bai­xa de 6,7%, e que­da de 6,8% em 12 me­ses. É o re­cuo mais in­ten­so des­de o iní­cio da sé­rie his­tó­ri­ca, em 2001.

Se­na­do­ra Ká­tia Abreu: con­tra o efei­to cas­ca­ta dos sa­lá­ri­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.