Re­for­ma do En­si­no apro­va­da na Câ­ma­ra

Jornaldodia - - GERAL -

Fe­cha­da on­tem na Câ­ma­ra, a Me­di­da Pro­vi­só­ria 746/16, da re­for­ma do En­si­no Mé­dio, es­tá pron­ta pa­ra ir ao Se­na­do. O tex­to-ba­se foi apro­va­do na se­ma­na pas­sa­da, mas ain­da ha­via des­ta­ques pa­ra mo­di­fi­car par­tes da pro­pos­ta. No fi­nal, fo­ram in­cluí­das as dis­ci­pli­nas de Edu­ca­ção Fí­si­ca, Arte, So­ci­o­lo­gia e Fi­lo­so­fia na Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar. A pro­pos­ta é con­si­de­ra­da po­lê­mi­ca por me­xer em to­da a es­tru­tu­ra de apren­di­za­gem do En­si­no Mé­dio.

Pai­sa­gem do

Rio é pa­trimô­nio mun­di­al

Pe­la pri­mei­ra vez, a Unesco (ONU) con­ce­deu o tí­tu­lo de pai­sa­gem cul­tu­ral ur­ba­na co­mo pa­trimô­nio mun­di­al a uma ci­da­de — o Rio de Ja­nei­ro. O tí­tu­lo era con­ce­di­do ape­nas a áre­as ru­rais e jar­dins his­tó­ri­cos, mas não a área ur­ba­na. En­tre os prin­ci­pais ele­men­tos na­tu­rais que in­flu­en­ci­a­ram na de­ci­são es­tão Pão de Açú­car, Cor­co­va­do, Flo­res­ta da Ti­ju­ca, Ater­ro do Flamengo, Jar­dim Bo­tâ­ni­co e a praia de Co­pa­ca­ba­na, além da en­tra­da da Baía de Gu­a­na­ba­ra. Ca­be­rá ao Co­mi­tê Ges­tor do Sí­tio Pa­trimô­nio Mun­di­al, em­pos­sa­do on­tem, ze­lar pe­la pre­ser­va­ção.

Sônia Bra­ga à fren­te de atri­zes ame­ri­ca­nas

Con­tra gran­des atri­zes — co­mo Em­ma Sto­ne, Natha­lie Port­man e An­net­te Be­ning — , a bra­si­lei­ra Sônia Bra­ga ga­nhou on­tem o prê­mio de me­lhor atriz da As­so­ci­a­ção de Crí­ti­cos de Cinema de San Di­e­go (EUA) por seu tra­ba­lho em Aqua­rius. A atriz ven­ceu re­cen­te­men­te o Prê­mio Fê­nix na Ci­da­de do Mé­xi­co, as­sim co­mo Aqua­rius, de Kle­ber Men­don­ça Fi­lho, elei­to me­lhor fil­me. No fil­me, Sônia Bra­ga faz o pa­pel de Cla­ra, crí­ti­ca mu­si­cal apo­sen­ta­da que mo­ra so­zi­nha em um edi­fí­cio al­vo de es­pe­cu­la­ção imo­bi­liá­ria.

Cha­pe­co­en­se: Foll­mann ope­ra­do com su­ces­so.

De vol­ta ao Bra­sil, o go­lei­ro Jack­son Foll­mann, um dos so­bre­vi­ven­tes da que­da do avião da Cha­pe­co­en­se, há du­as se­ma­nas, foi ope­ra­do on­tem, no Hos­pi­tal Al­bert Eins­tein, em São Paulo. A ci­rur­gia foi um su­ces­so, se­gun­do os mé­di­cos. Em ra­zão do aci­den­te, Foll­mann es­ta­va com uma le­são da se­gun­da vér­te­bra. Nos pró­xi­mos di­as, Foll­mann tam­bém pas­sa­rá por ope­ra­ção na per­na es­quer­da, que apre­sen­ta fe­ri­men­tos. Jack­son te­ve par­te da per­na di­rei­ta am­pu­ta­da, mas a es­quer­da não cor­re mais tal ris­co.

O go­lei­ro Foll­mann ti­nha uma le­são na se­gun­da vér­te­bra

Rio de Ja­nei­ro: pri­mei­ra ci­da­de pa­trimô­nio mun­di­al pe­la sua área ur­ba­na.

Eric Schmitt-Mat­zen: lá­gri­mas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.