STF man­da pa­co­te an­ti­cor­rup­ção de vol­ta à Câ­ma­ra

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Por de­ter­mi­na­ção do mi­nis­tro do Su­pre­mo Luiz Fux, o pro­je­to com me­di­das an­ti­cor­rup­ção de­ve­rá vol­tar à Câ­ma­ra. Is­to é, te­rá de re­fa­zer o ca­mi­nho, do ze­ro. “Há fun­da­do ris­co de que o pro­je­to (...) se­ja de­li­be­ra­do ain­da ho­je (4a-fei­ra), em fran­ca vi­o­la­ção ao de­vi­do pro­ces­so le­gis­la­ti­vo”, es­cre­veu Fux. Seu co­le­ga Gil­mar Men­des cri­ti­cou a de­ci­são que cha­mou de “AI-5 do Ju­di­ciá­rio”. On­tem, o Se­na­do co­gi­tou co­lo­car o pa­co­te em vo­ta­ção, o que não ocor­reu. Na se­ma­na pas­sa­da, o de­pu­ta­do Edu­ar­do Bol­so­na­ro (PSC-SP) im­pe­trou man­da­do de se­gu­ran­ça pe­din­do que se­ja anu­la­da a vo­ta­ção na Câ­ma­ra que in­cluiu o cri­me de abuso de au­to­ri­da­de pa­ra juí­zes e mem­bros do MP.

Yu­nes, ami­go de Te­mer, pe­de pa­ra sair.

Ci­ta­do por di­re­to­res da Ode­bre­cht, em de­la­ção pre­mi­a­da, José Yu­nes, ami­go do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, en­tre­gou sua de­mis­são do car­go de as­ses­sor especial do Pla­nal­to. Na de­la­ção, ele é apon­ta­do co­mo ten­do re­ce­bi­do di­nhei­ro vi­vo pa­ra a campanha de Te­mer em 2014. Na car­ta, Yu­nes diz que foi “jo­ga­do no la­ma­çal de ab­je­ta de­la­ção”, por pes­soa que não co­nhe­ce, o ex-di­re­tor da Ode­bre­cht Cláudio Me­lo Fi­lho. On­tem, o lí­der do go­ver­no, Ro­me­ro Ju­cá (PMDBRR), ne­gou que os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha, Ca­sa Ci­vil, e Mo­rei­ra Fran­co, das PPIs, tam­bém vão pe­dir afas­ta­men­to.

Abuso de Au­to­ri­da­de: Re­nan de­sis­te de vo­ta­ção.

Mais uma der­ro­ta pa­ra o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL): cri­ti­ca­do, ele te­ve de re­cu­ar e de­sis­tir da ten­ta­ti­va de vo­tar o pro­je­to de Abuso de Au­to­ri­da­de. En­ca­mi­nhou a pro­pos­ta, de sua au­to­ria, pa­ra dis­cus­são na Comissão de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ). Durante as dis­cus­sões, o re­la­tor, se­na­dor Ro­ber­to Re­quião (PMDB-PR), ten­tou an­ga­ri­ar apoio com o discurso de que a ini­ci­a­ti­va não ti­nha co­mo al­vo en­fra­que­cer as in­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção La­vaJa­to. Não con­ven­ceu.

Re­jei­ta­das elei­ções di­re­tas em 2017

Mes­mo com pres­são da opo­si­ção, a Comissão de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ) da Câ­ma­ra re­jei­tou on­tem re­que­ri­men­to pa­ra in­cluir na pau­ta a vo­ta­ção da Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) 227/16. A ma­té­ria de­ter­mi­na con­vo­ca­ção de elei­ções di­re­tas pa­ra pre­si­den­te por afas­ta­men­to do man­da­tá­rio e de seu vi­ce até seis me­ses an­tes do fim do man­da­to. A opo­si­ção con­se­guiu os 22 vo­tos ne­ces­sá­ri­os. Mas no ple­ná­rio a pro­pos­ta foi re­jei­ta­da por 33 a 9.

Ca­bral in­di­ci­a­do pe­la PF

Por for­ma­ção de qua­dri­lha, cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro, a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) in­di­ci­ou on­tem o ex-go­ver­na­dor do Rio, Sér­gio Ca­bral Fi­lho (PMDB), e ou­tras du­as pes­so­as. É o pri­mei­ro in­di­cia- men­to en­vol­ven­do Ca­bral na Lava-Ja­to. Se­gun­do a PF, os sus­pei­tos te­ri­am si­do be­ne­fi­ci­a­dos com van­ta­gens in­de­vi­das em con­tra­to da Pe­tro­bras com o Con­sór­cio Ter­ra­pla­na­gem Com­perj (An­dra­de Gu­ti­er­rez, Ode­bre­cht e Qu­ei­roz Gal­vão). A sus­pei­ta é de que o ex­go­ver­na­dor te­nha re­ce­bi­do R$ 2,7 mi­lhões.

Re­nan Ca­lhei­ros (cen­tro): pro­pos­ta so­bre Abuso de Au­to­ri­da­de en­ca­mi­nha­da pa­ra a CCJ do Se­na­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.