Se­na­do anu­la de­ci­são so­bre ba­ga­gens

Jornaldodia - - GERAL -

Pro­je­to de De­cre­to Le­gis­la­ti­vo do Se­na­do, apro­va­do on­tem à noi­te por una­ni­mi­da­de, anu­lou a de­ci­são da Agên­cia Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil (Anac), que per­mi­te co­bran­ça por des­pa­cho de ma­las. O pro­je­to é do lí­der do PT, Humberto Costa (PE). Ho­je, as em­pre­sas têm de ofe­re­cer gra­tui­ta­men­te fran­quia de 23 kg em vo­os do­més­ti­cos e de du­as ma­las de 32 kg pa­ra vo­os in­ter­na­ci­o­nais. Ago­ra, a pro­pos­ta se­rá ana­li­sa­da na Câ­ma­ra.

Ín­di­ce de ig­no­rân­cia da re­a­li­da­de: Bra­sil em 6º.

Pes­qui­sa re­a­li­za­da em 40 paí­ses pe­lo ins­ti­tu­to Ip­sos Mo­ri mos­tra que as pes­so­as de­mons­tram am­plo des­co­nhe­ci­men­to da re­a­li­da­de que elas pró­pri­as vi­vem. Con­fron­ta­das as res­pos­tas dos en­tre­vis­ta­dos com da­dos ofi­ci­ais de ca­da país, o ins­ti­tu­to es­ta­be­le­ce o ín­di­ce. O Bra­sil es­tá no sex­to lu­gar, lo­go de­pois dos EUA. O pri­mei­ro lu­gar da lis­ta é da Ín­dia, se­gui­da por Chi­na, Taiwan e Áfri­ca do Sul. En­tre os paí­ses me­nos ig­no­ran­tes es­tão Ho­lan­da (40º), Rei­no Uni­do (39º) e Co­reia do Sul (38º).

Kashi­ma An­tlers na fi­nal do Mun­di­al

Per­to do fim, o Atlé­ti­co Na­ci­o­nal, da Colôm­bia, cam­peão da Li­ber­ta­do­res, per­deu a se­mi­fi­nal por 3 a 0 pa­ra o Kashi­ma An­tlers, on­tem, em Sui­ta (Ja­pão). A par­ti­da foi a pri­mei­ra em uma com­pe­ti­ção ofi­ci­al em que um pê­nal­ti foi mar­ca­do com o au­xí­lio do ví­deo. Com a vi­tó­ria, o Kashi­ma en­fren­ta­rá na de­ci­são, no pró­xi­mo do­min­go (18dez16), o ven­ce­dor da ou­tra se­mi­fi­nal, en­tre Re­al Ma­drid e Amé­ri­ca (Mé­xi­co), que se en­fren­tam ho­je, às 8h30.

Sus­pen­sa pro­du­ção de pas­sa­por­tes

Por fal­ta de renovação de con­tra­to com a Po­lí­cia Fe­de­ral, a Ca­sa da Mo­e­da sus­pen­deu on­tem a emis­são de pas­sa­por­tes. Se­gun­do o ór­gão, o con­tra­to an­te­ri­or foi en­cer­ra­do em agos­to e, des­de en­tão, a ins­ti­tui­ção man­ti­nha o ser­vi­ço fun­ci­o­nan­do in­for­mal­men­te. No mo­men­to, 40 mil pas­sa­por­tes se­guem nos co­fres da ins­ti­tui­ção, no Rio de Janeiro, até a re­gu­la­ri­za­ção da situação con­tra­tu­al. As en­tre­gas se­rão re­to­ma­das as­sim que o con­tra­to for re­gu­la­ri­za­do. A Ca­sa da Mo­e­da pro­duz 9 mil pas­sa­por­tes por dia, abai­xo da sua ca­pa­ci­da­de de 15 mil do­cu­men­tos.

Adeus ao car­de­al da li­ber­da­de

Mor­reu on­tem, aos 95 anos, Dom Paulo Evaristo Arns, ar­ce­bis­po emé­ri­to de São Paulo e car­de­al. So­fria de pro­ble­mas pul­mo­na­res. Foi cha­ma­do de car­de­al da li­ber­da­de — por de­fen­der per­se­gui­dos pe­la di­ta­du­ra mi­li­tar (1964-1985). Qu­an­do do as­sas­si­na­to do jor­na­lis­ta Vla­di­mir Her­zog por agen­tes do go­ver­no, em 1975, co­man­dou na Sé um cul­to ecu­mê­ni­co, com mi­lha­res de pes­so­as, que aca­bou por se trans­for­mar em um dos atos mais sig­ni­fi­ca­ti­vos da lu­ta con­tra a di­ta­du­ra. Pas­sou os úl­ti­mos anos en­tre ora­ções, lei­tu­ras e as­sis­tên­cia aos ido­sos.

No Bra­sil é gran­de o quanto se des­co­nhe­ce a re­a­li­da­de

Pro­je­to apro­va­do por una­ni­mi­da­de no Se­na­do: des­pa­cho de ba­ga­gens fi­ca co­mo es­ta­va — por ora.

Pas­sa­por­tes: fal­tou con­tra­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.