Ode­bre­cht diz que fez pa­ga­men­tos a Lu­la

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Em de­la­ção pre­mi­a­da à La­vaJa­to, o ex-pre­si­den­te do Gru­po Ode­bre­cht, Mar­ce­lo Ode­bre­cht, con­fir­mou pa­ga­men­tos, até em es­pé­cie, ao ex­pre­si­den­te Lu­la. Pa­ra a PF e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, os do­cu­men­tos do de­par­ta­men­to de pro­pi­nas da em­pre­sa in­di­cam pa­ga­men­tos de R$ 23 mi­lhões a Lu­la, dos quais R$ 8 mi­lhões em 2012, “sob so­li­ci­ta­ção e co­or­de­na­ção de [An­to­nio] Pa­loc­ci”, afir­ma o re­la­tó­rio. A Pro­cu­ra­do­ria da Re­pú­bli­ca no Pa­ra­ná afir­ma, na quinta no­va de­nún­cia, que Lu­la ca­pi­ta­ne­ou um “es­tron­do­so es­que­ma cri­mi­no­so” que des­vi­ou bi­lhões de re­ais. A de­fe­sa de Lu­la dis­se que não co­men­ta “es­pe­cu­la­ção de de­la­ção”.

Se­na­do re­cor­re da anu­la­ção do pro­je­to an­ti­cor­rup­ção

Ad­vo­ga­dos do Se­na­do pe­di­ram on­tem ao mi­nis­tro Luiz Fux, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), que re­con­si­de­re a de­ci­são, to­ma­da an­te­on­tem, de anu­lar a vo­ta­ção do pa­co­te de me­di­das con­tra a cor­rup­ção. Que­rem que a li­mi­nar se­ja le­va­da a “ime­di­a­to jul­ga­men­to” pelo ple­ná­rio do STF. “A de­ci­são vi­o­la o prin­cí­pio da Se­pa­ra­ção e Har­mo­nia dos Po­de­res”, diz o pe­di­do. O pro­je­to sobre me­di­das an­ti­cor­rup­ção ini­ci­ou­se por de­man­da po­pu­lar, mas foi des­fi­gu­ra­do na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos.

Aé­cio se­rá pre­si­den­te do PSDB até 2018

Gra­ças a ar­ti­cu­la­ção en­tre o atu­al pre­si­den­te do PSDB, Aé­cio Ne­ves (MG), e o mi­nis­tro Jo­sé Ser­ra (SP), a Exe­cu­ti­va Na­ci­o­nal de­ci­diu, on­tem, pror­ro­gar até mai2018 o man­da­to do se­na­dor Aé­cio co­mo pre­si­den­te do par­ti­do. O re­sul­ta­do de­sa­gra­dou ao go­ver­na­dor Geraldo Alck­min (SP), pois deu a Aé­cio o co­man­do do par­ti­do até o iní­cio do ano elei­to­ral. To­dos eles — Aé­cio, Ser­ra e Alck­min — dis­pu­tam a in­di­ca­ção do PSDB co­mo can­di­da­to à Pre­si­dên­cia.

Te­mer ci­ta­do pe­la 2ª vez em de­la­ção

Re­por­ta­gens nos si­tes da revista Ve­ja e do jornal Fo­lha de S Pau­lo apon­tam que o ex­pre­si­den­te da Ode­bre­cht En­ge­nha­ria In­dus­tri­al, Már­cio Fa­ria, afir­mou que o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer par­ti­ci­pou de reu­nião — com o ex­pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha — em que fo­ram pe­di­dos re­cur­sos pa­ra cam­pa­nha do PMDB em tro­ca de con­tra­to da em­pre­sa com a Pe­tro­bras. É a segunda vez que Te­mer é ci­ta­do em de­la­ção da Ode­bre­cht. On­tem à noi­te, o Pla­nal­to ape­nas con­fir­mou es­se en­con­tro, em 2010, com Cu­nha, acom­pa­nha­do de “um em­pre­sá­rio”.

Ged­del pu­ni­do com ‘cen­su­ra éti­ca’

Por una­ni­mi­da­de, a Co­mis­são de Éti­ca Pú­bli­ca da Pre­si­dên­cia de­ci­diu en­ca­mi­nhar pro­ces­so ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral pa­ra ave­ri­guar ir­re­gu­la­ri­da­des que te­ri­am si­do co­me­ti­das pelo ex-mi­nis­tro Ged­del Vi­ei­ra Li­ma. Ele é acu­sa­do de ten­tar li­be­rar a construção de pré­dio ve­ta­do pelo Pa­trimô­nio His­tó­ri­co. Ged­del era do­no de um apartamento no pré­dio e aca­bou sen­do de­nun­ci­a­do pelo ex-mi­nis­tro da Cul­tu­ra, Mar­ce­lo Ca­le­ro. A co­mis­são apli­cou pu­ni­ção de “cen­su­ra éti­ca” por con­fli­to de in­te­res­se.

O mi­nis­tro Luiz Fux es­tá sen­do pres­si­o­na­do no ca­so da lei con­tra cor­rup­ção

De­dos apon­ta­dos pa­ra o pre­si­den­te Te­mer (cen­tro): ago­ra, já são dois os di­re­to­res da Ode­bre­cht.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.