Aca­bou a lu­ta no Les­te de Alep­po

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Já co­me­çou a re­ti­ra­da de mi­lha­res de ci­vis e re­bel­des da ci­da­de de Alep­po, com a su­per­vi­são das Nações Unidas, e que de­ve­rá le­var de dois a três di­as. O go­ver­no da Tur­quia aju­dou a me­di­ar um acor­do en­tre os re­bel­des e o re­gi­me sírio. De acor­do com uma fon­te mi­li­tar, a pri­mei­ra co­lu­na de veí­cu­los da eva­cu­a­ção le­vou 951 pes­so­as, in­cluin­do 200 re­bel­des e 108 fe­ri­dos. No to­tal, de­vem ser re­ti­ra­das da ci­da­de en­tre 50 mil a 80 mil pes­so­as. As pri­mei­ras pes­so­as re­ti­ra­das já che­ga­ram ao ter­ri­tó­rio con­tro­la­do por re­bel­des, no Oes­te da pro­vín­cia de Alep­po. Mui­tos de­ve­rão ser alo­ja­dos per­to de Idlib, tam­bém sob con­tro­le da opo­si­ção ao re­gi­me sírio.

Farc lan­çam mo­vi­men­to po­lí­ti­co na Colôm­bia

Após ce­le­bra­rem um acor­do de paz com o go­ver­no co­lom­bi­a­no, ex-in­te­gran­tes da guer­ri­lha For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia (Farc) de­ci­di­ram atu­ar co­mo par­ti­do ou cor­ren­te po­lí­ti­ca. On­tem, eles re­gis­tra­ram um no­vo mo­vi­men­to cha­ma­do “Vo­zes da Paz” an­te as au­to­ri­da­des elei­to­rais. É o pri­mei­ro pas­so pa­ra a cri­a­ção de um par­ti­do po­lí­ti­co. Pelo acor­do de paz, as Farc dei­xa­ram as ar­mas, rom­pe­ram la­ços com o trá­fi­co de dro­gas, se sub­me­te­rão aos tri­bu­nais e de­vem re­pa­rar as ví­ti­mas an­tes de for­mar par­ti­do ou ocu­par ca­dei­ras O juiz fe­de­ral Claudio no Con­gres­so. Bo­na­dio or­de­nou on­tem a in­ter­ven­ção nas em­pre­sas da ex-pre­si­den­te Cris­ti­na Kir­ch­ner, da Ar­gen­ti­na, e o afas­ta­men­to de seu fi­lho mais ve­lho, o de­pu­ta­do Má­xi­mo Kir­ch­ner, da ad­mi­nis­tra­ção da he­ran­ça do pai, o ex-pre­si­den­te Nés­tor Kir­ch­ner. Bo­na­dio in­ves­ti­ga su­pos­ta as­so­ci­a­ção ilí­ci­ta en­tre a fa­mí­lia Kir­ch­ner e em­pre­sá­ri­os ami­gos, que te­ri­am si­do fa­vo­re­ci­dos em con­ces­sões de obras pú­bli­cas. Por

Avião da Egyptair: ves­tí­gi­os de ex­plo­si­vos.

Au­to­ri­da­des egíp­ci­as que in­ves­ti­gam a que­da do avião da EgyptAir, que caiu dia 19mai16, quan­do fa­zia o voo MS804, en­tre Pa­ris e o Cai­ro, in­for­ma­ram on­tem ter acha­do ves­tí­gi­os de ex­plo­si­vos nos res­tos mor­tais das ví­ti­mas. O Air­bus A320 caiu no Me­di­ter­râ­neo en­tre Cre­ta e a cos­ta Nor­te do Egi­to após ter de­sa­pa­re­ci­do dos ra­da­res. Es­pe­ci­a­lis­tas egíp­ci­os sem­pre de­fen­de­ram a te­se de aten­ta­do; os fran­ce­ses acre­di­tam em fa­lha téc­ni­ca. Ca­be es­cla­re­cer, se for o ca­so, co­mo a bom­ba en­trou no avião.

Jus­ti­ça in­ter­vém em em­pre­sas de Cris­ti­na Kir­ch­ner

6 me­ses a Jus­ti­ça con­tro­la­rá e au­di­ta­rá em­pre­sas da fa­mí­lia.

Vi­si­ta de Pu­tin ao Ja­pão abran­da ten­sões

Che­gou on­tem ao Ja­pão o pre­si­den­te rus­so Vla­di­mir Pu­tin. No en­con­tro com o pri­mei­ro-mi­nis­tro Shin­zo Abe, em Ya­ma­gu­chi, o lí­der rus­so agra­de­ceu a Abe o es­for­ço que tem fei­to pa­ra nor­ma­li­zar as re­la­ções en­tre os paí­ses. A dis­pu­ta sobre a pos­se das ilhas ilhas Ku­ri­las im­pe­diu que ja­po­ne­ses e rus­sos as­si­nas­sem um acor­do de paz no fi­nal da II Guer­ra Mun­di­al. As ilhas ri­cas em mi­ne­rais são um espinho na re­la­ção en­tre Mos­cou e Tó­quio há 70 anos.

Ar­gen­ti­na: ami­gos da fa­mí­lia Kir­ch­ner te­ri­am si­do fa­vo­re­ci­dos em obras.

As Farc, ago­ra co­mo Vo­zes da Paz: en­saio pa­ra se tor­nar um par­ti­do po­lí­ti­co na Colôm­bia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.