Ne­to vol­ta a Cha­pe­có

Jornaldodia - - GERAL -

Úl­ti­mo so­bre­vi­ven­te da tra­gé­dia do voo que le­va­va os jo­ga­do­res da Cha­pe­co­en­se, o za­guei­ro Ne­to vol­tou on­tem ao Bra­sil, de­pois de ter pas­sa­do 18 di­as em um hos­pi­tal em Me­del­lín, na Colôm­bia. Ao dei­xar o hos­pi­tal co­lom­bi­a­no, Ne­to re­en­con­trou Mar­lon Len­gua, o po­li­ci­al que o res­ga­tou, de­pois que as bus­cas por so­bre­vi­ven­tes já es­ta­vam sus­pen­sas. Re­ce­bi­do em Cha­pe­có SC com gri­tos de “O cam­peão vol­tou”, Ne­to ace­nou pa­ra o pú­bli­co, an­tes ser le­va­do ao Hos­pi­tal da Uni­med, on­de es­tão tam­bém o la­te­ral Alan Rus­chel e o jor­na­lis­ta Ra­fa­el Hen­zel. O go­lei­ro Jack­son Foll­man es­tá em São Pau­lo; de­ve ser trans­fe­ri­do pa­ra Cha­pe­có no fi­nal de se­ma­na. Se­gun­do o jornal fran­cês L’Equi­pe, Mas­sa es­ta­ria ne­go­ci­an­do sua vol­ta no ano que vem, pa­ra a mes­ma Wil­li­ams que ele aca­bou de dei­xar. O pi­lo­to da es­cu­de­ria, Valt­te­ri Bot­tas, de­ve as­si­nar com a Mercedes (que per­deu Ni­co Ros­berg, cam­peão, que tam­bém se apo­sen­tou). E o se­gun­do pi­lo­to, Lan­ce Stroll, 18 anos, não tem ex­pe­ri­ên­cia. Se­gun­do o jornal, as ne­go­ci­a­ções de Mas­sa e de Bot­tas es­tão avan­ça­das.

23 mis­sas no fu­ne­ral do car­de­al Arns

Mi­lha­res de pes­so­as fi­ze­ram fi­la, on­tem, pa­ra ho­me­na­ge­ar o car­de­al dom Pau­lo Eva­ris­to Arns, mor­to na 4a-feira aos 95 anos. O ve­ló­rio, na Ca­te­dral da Sé, em São Pau­lo, atra­ves­sou a ma­dru­ga­da — fo­ram re­za­das ao me­nos 23 mis­sas de cor­po pre­sen­te. O fu­ne­ral se­gui­rá de for­ma inin­ter­rup­ta até as 15h de ho­je. Ao fi­nal, o cor­po de dom Pau­lo se­rá se­pul­ta­do na crip­ta da ca­te­dral.

Ga­li­leo, o mais pre­ci­so lo­ca­li­za­dor.

Co­me­çou a fun­ci­o­nar on­tem o sis­te­ma eu­ro­peu de lo­ca­li­za­ção por sa­té­li­te, cha­ma­do Ga­li­leo. Vai con­cor­rer com os mais an­ti­gos, o ame­ri­ca­no GPS e o rus­so Glo­nass. E pre­ten­de che­gar a 2020 co­mo o mais pre­ci­so dos três: o ob­je­ti­vo é in­di­car qual­quer po­si­ção na Ter­ra com des­vio má­xi­mo de um me­tro. Os con­cor­ren­tes têm er­ros mai­o­res na ver­são ci­vil; são me­lho­res em su­as ver­sões mi­li­ta­res. Atu­al­men­te, o Ga­li­leo tem 18 sa­té­li­tes, mas de­ve che­gar a 30, em ór­bi­ta ge­o­es­ta­ci­o­ná­ria a 23,2 km de al­ti­tu­de.

O lo­ca­li­za­dor Ga­li­leo tem des­vio má­xi­mo de um me­tro

Mas­sa: Wil­li­ams sem al­ter­na­ti­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.