Evo Mo­ra­les vai se can­di­da­tar ao 4º man­da­to

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Evo Mo­ra­les se­rá can­di­da­to à pre­si­dên­cia da Bo­lí­via nas elei­ções de 2019. A de­ci­são foi to­ma­da on­tem, no en­cer­ra­men­to do IX Con­gres­so Ex­tra­or­di­ná­rio do Mo­vi­men­to ao So­ci­a­lis­mo (MAS), par­ti­do de Mo­ra­les. Se ele ven­cer, se­rá a quar­ta vez con­se­cu­ti­va que go­ver­na­rá o país. A Cons­ti­tui­ção bo­li­vi­a­na per­mi­te ape­nas 2 man­da­tos pre­si­den­ci­ais e Mo­ra­les só con­ti­nua no po­der por­que a Su­pre­ma Cor­te des­con­si­de­rou na con­ta­gem o pri­mei­ro man­da­to, re­gi­do pe­la nor­ma an­ti­ga. Em re­fe­ren­do no iní­cio des­te ano, o MAS ten­tou mu­dar is­so, mas o “não” ven­ceu.

Jor­dâ­nia: ti­ro­teio em zo­na tu­rís­ti­ca dei­xa 10 mor­tos.

Dez pes­so­as mor­re­ram e cer­ca de 30 fi­ca­ram fe­ri­das, on­tem em Ka­rak, na Jor­dâ­nia, em uma tro­ca de ti­ros en­tre ho­mens ar­ma­dos e for­ças de se­gu­ran­ça lo­cais. En­tre os mor­tos es­tão se­te po­li­ci­ais, dois ha­bi­tan­tes da ci­da­de e uma tu­ris­ta ca­na­den­se. A 120 km de Amã, ca­pi­tal da Jor­dâ­nia, Ka­rak é pro­cu­ra­da pe­los tu­ris­tas, por ter um dos mai­o­res cas­te­los cons­truí­dos pe­los Tem­plá­ri­os, na Ida­de Mé­dia. Os ata­can­tes, cu­jas iden­ti­da­des não fo­ram di­vul­ga­das, che­ga­ram ao lo­cal de car­ro e ne­le fu­gi­ram após os ti­ros.

Gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co reivindica aten­ta­do no Iê­men

O gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co rei­vin­di­cou a au­to­ria do aten­ta­do que ocor­reu on­tem pe­la ma­nhã em Aden, Sul do Iê­men, e dei­xou pe­lo me­nos 49 mor­tos e cer­ca de 50 fe­ri­dos. O ata­que foi exe­cu­ta­do por um ho­mem­bom­ba, per­to da ba­se mi­li­tar de Al-Sa­wla­ban, no lo­cal on­de os sol­da­dos do Exér­ci­to ie­me­ni­ta fa­zi­am fi­la pa­ra re­ce­ber seus sa­lá­ri­os. De acor­do com o se­cre­tá­rio de Saú­de da ci­da­de, Ab­del Na­ser al-Wa­li, o nú­me­ro de ví­ti­mas fa­tais po­de au­men­tar por­que al­guns fe­ri­dos es­tão em “es­ta­do crí­ti­co”. Foi o ter­cei­ro ata­que do EI à ci­da­de em me­nos de qua­tro me­ses.

Sin­di­ca­tos es­pa­nhóis exi­gem fim da aus­te­ri­da­de

Re­co­me­ça­ram na Es­pa­nha os pro­tes­tos con­tra a po­lí­ti­ca tra­ba­lhis­ta e a ma­nu­ten­ção das me­di­das de aus­te­ri­da­de pou­co mais de um mês após a pos­se de Ma­ri­a­no Ra­joy pa­ra um se­gun­do man­da­to co­mo pre­miê. Os sin­di­ca­tos ini­ci­a­ram, 5a-fei­ra, um ci­clo de ma­ni­fes­ta­ções nas prin­ci­pais ci­da­des re­gi­o­nais que cul­mi­nou com uma mar­cha, on­tem na ca­pi­tal. O lí­der da UGT, Jo­sep Ma­ria Al­va­rez, dis­se que “as ma­ni­fes­ta­ções con­ti­nu­a­rão en­quan­to for ne­ces­sá­rio”.

Trump en­cer­ra vi­a­gens de agra­de­ci­men­to

Do­nald Trump en­cer­rou, an­te­on­tem, o tour que fez pe­lo país, em uma ma­ra­to­na de agra­de­ci­men­to aos que o ele­ge­ram à pre­si­dên­cia dos EUA. Du­ran­te três se­ma­nas, Trump des­lo­cou-se por vá­ri­os Es­ta­dos, al­ter­nan­do com reu­niões, em No­va York, pa­ra es­co­lher os mem­bros do seu ga­bi­ne­te. O úl­ti­mo co­mí­cio da vi­a­gem ocor­reu no Es­ta­do do Ala­ba­ma, on­de co­me­çou a cam­pa­nha pre­si­den­ci­al. “Di­go­vos que te­mos tre­men­da es­pe­ran­ça, tre­men­das ex­pec­ta­ti­vas e tre­men­do po­ten­ci­al. Va­mos vol­tar a ser um país de su­ces­so, va­mos ser in­crí­veis”, dis­se Trump.

Foi ter­cei­ro ata­que do EI a Aden, no Sul do Iê­men.

Ka­rak, Jor­dâ­nia: tro­ca de ti­ros em meio a tu­ris­tas que bus­cam um cas­te­lo dos Tem­plá­ri­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.