Ata­que em Ber­lim: ca­mi­nhão mata 12.

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Pe­lo me­nos 12 pes­so­as mor­re­ram e mais de 50 fi­ca­ram fe­ri­das quan­do um ca­mi­nhão in­va­diu uma tra­di­ci­o­nal fei­ra de Na­tal na Breits­cheid­platz, jun­to à igre­ja Kai­ser Wi­lhelm, em Ber­lim, ca­pi­tal da Ale­ma­nha. Se­gun­do a po­lí­cia, o ca­mi­nhão saiu da es­tra­da e in­va­diu a zo­na ex­clu­si­va pa­ra pe­des­tres. O veí­cu­lo só pa­rou ao cho­car-se con­tra um pi­nhei­ro de Na­tal, ar­ma­do no cen­tro da fei­ra. A im­pren­sa ale­mã di­vul­gou que o ho­mem que di­ri­gia o ca­mi­nhão se­ria um re­fu­gi­a­do pa­quis­ta­nês que, pos­si­vel­men­te, se­ques­trou o con­du­tor do veí­cu­lo, um mo­to­ris­ta po­lo­nês. A po­lí­cia in­ves­ti­ga a pos­si­bi­li­da­de de ser um ata­que ter­ro­ris­ta, si­mi­lar ao ocor­ri­do em Ni­ce, Fran­ça, em ju­lho. O mo­to­ris­ta te­ria fu­gi­do. A chan­ce­ler ale­mã An­ge­la Mer­kel, dis­se “es­tar de lu­to”.

Em­bai­xa­dor rus­so na Tur­quia é mor­to em An­ca­ra

Mor­reu on­tem em An­ca­ra o em­bai­xa­dor da Rús­sia na Tur­quia, An­drei Kar­lov, 62 anos, ví­ti­ma de um ati­ra­dor. O di­plo­ma­ta dis­cur­sa­va em uma ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca, no Cen­tro de Ar­te Con­tem­po­râ­neo em Çan­kaya, no Cen­tro de An­ka­ra, quan­do o ata­can­te — já iden­ti­fi­ca­do co­mo Me­vlut Mert Al­tin­tas, agen­te das for­ças an­ti­mo­tim, de 22 anos, — o ma­tou a ti­ros. Pe­lo me­nos três pes­so­as aca­ba­ram fe­ri­das no ata­que. Uma tes­te­mu­nha dis­se que o ho­mem te­ria fa­la­do em vin­gan­ça por Alep­po, al­vo de ata­ques aé­re­os rus­sos no con­fli­to sí­rio. O ata­can­te foi mor­to pe­la po­lí­cia.

CS da ONU apro­va ob­ser­va­do­res em Alep­po

Por una­ni­mi­da­de, o Con­se­lho de Se­gu­ran­ça (CS) da ONU apro­vou on­tem re­so­lu­ção que pre­vê o en­vio de ob­ser­va­do­res pa­ra a ci­da­de sí­ria de Alep­po. O ob­je­ti­vo é mo­ni­to­rar a re­ti­ra­da da po­pu­la­ção ci­vil e dos com­ba­ten­tes da opo­si­ção que quei­ram dei­xar os dis­tri­tos do Les­te de Alep­po. Os 15 paí­ses mem­bros do CS che­ga­ram a um con­sen­so so­bre uma re­so­lu­ção de com­pro­mis­so, de­pois que a Rús­sia ame­a­çou ve­tar o tex­to ori­gi­nal apre­sen­ta­do pe­la Fran­ça.

Par­la­men­to da Polô­nia ocu­pa­do há qua­tro di­as

Ma­ni­fes­tan­tes e o go­ver­no da Polô­nia con­ti­nu­am se en­fren­tan­do a res­pei­to da con­tro­ver­sa de­ci­são de li­mi­tar a im­pren­sa no par­la­men­to. Por es­se mo­ti­vo, o ple­ná­rio do Par­la­men­to es­tá ocu­pa­do por ma­ni­fes­tan­tes há qua­tro di­as. O pre­si­den­te An­dr­zej Du­da vem re­a­li­zan­do con­ta­tos pa­ra ten­tar so­lu­ci­o­nar o im­pas­se. “Va­mos per­ma­ne­cer aqui até ver­mos re­sul­ta­dos, até o pro­ces­so de­mo­crá­ti­co ser res­tau­ra­do”, dis­se um ma­ni­fes­tan­te.

EUA: Co­lé­gio Elei­to­ral con­fir­ma vi­tó­ria de Trump.

Os 538 in­te­gran­tes do Co­lé­gio Elei­to­ral dos EUA vo­ta­ram on­tem em seus res­pec­ti­vos Es­ta­dos pa­ra de­cla­rar for­mal­men­te Do­nald Trump ven­ce­dor das elei­ções, en­cer­ran­do quais­quer chan­ces de que os crí­ti­cos do bi­li­o­ná­rio con­si­gam bar­rar seu aces­so à Ca­sa Bran­ca. O re­sul­ta­do ofi­ci­al des­ta vo­ta­ção se­rá anun­ci­a­do pe­lo Con­gres­so em 06jan17. Nor­mal­men­te, a vo­ta­ção do co­lé­gio é ape­nas uma for­ma­li­da­de no pro­ces­so elei­to­ral dos EUA.

Trump é mes­mo o pró­xi­mo pre­si­den­te dos EUA

Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU, reu­ni­do em No­va York: mo­ni­to­ra­men­to da re­ti­ra­da de ci­vis de Alep­po.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.