Câ­ma­ra: Maia en­fren­ta o Cen­trão.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Dis­pos­to a con­cor­rer pa­ra se man­ter na pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra em fe­ve­rei­ro, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) pro­ta­go­ni­zou uma ‘gu­er­ra’, on­tem. Um ali­a­do seu, Ru­bens Pe­rei­ra Jú­ni­or (PC­doB-MA) apre­sen­tou pa­re­cer fa­vo­rá­vel a Maia, por não ha­ver pre­ce­den­te — um pre­si­den­te tam­pão que ten­ta a re­e­lei­ção. Em se­gui­da, in­te­gran­tes do Cen­trão apre­sen­ta­ram vo­tos pa­ra­le­los con­trá­ri­os. O gru­po, que reú­ne par­ti­dos com cer­ca de 200 de­pu­ta­dos, quer as­su­mir o co­man­do da Câ­ma­ra em fe­ve­rei­ro. E ar­gu­men­ta que a Cons­ti­tui­ção ve­da es­sa pos­si­bi­li­da­de pa­ra Maia.

De­nun­ci­a­do ex­lí­der de Dil­ma

Por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro, o de­pu­ta­do Jo­sé Gui­ma­rães (PT-CE), lí­der da mi­no­ria na Câ­ma­ra — que foi lí­der da ex-pre­si­den­te Dil­ma —, foi de­nun­ci­a­do on­tem pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR). O pro­cu­ra­dor­ge­ral Ro­dri­go Ja­not pe­diu a con­de­na­ção de­le e do lo­bis­ta Ale­xan­dre Ro­ma­no, e a re­pa­ra­ção aos co­fres pú­bli­cos de va­lo­res des­vi­a­dos, no va­lor mí­ni­mo de R$ 1 mi­lhão. De acor­do com a Pro­cu­ra­do­ria, Gui­ma­rães re­ce­beu R$ 97,7 mil por in­ter­me­di­ar con­ta­to do ex-ve­re­a­dor Ro­ma­no e da En­ge­vix com o Ban­co do Nor­des­te do Bra­sil (BNB).

Mo­ro man­da sol­tar dois da Ode­bre­cht

Pre­sos des­de mar­ço por la­va­gem de di­nhei­ro, o ex-exe­cu­ti­vo Luiz Edu­ar­do da Ro­cha So­a­res e o ope­ra­dor Olí­vio Ro­dri­gues Jú­ni­or, am­bos li­ga­dos à Ode­bre­cht, se­rão sol­tos por or­dem do juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro. So­a­res atu­a­va no cha­ma­do de­par­ta­men­to de pro­pi­nas da em­pre­sa; Ro­dri­gues Jú­ni­or ope­ra­va con­tas da Ode­bre­cht no ex­te­ri­or. A ação con­tra So­a­res e Olí­vio foi sus­pen­sa após o iní­cio de ne­go­ci­a­ções pa­ra de­la­ção pre­mi­a­da dos dois.

Cabral de­nun­ci­a­do por si­de­rúr­gi­ca sem li­cen­ça

Em dez2010, o ex-go­ver­na­dor do Rio Sér­gio Cabral (PMDB) e dois se­cre­tá­ri­os seus au­to­ri­za­ram o Al­to-for­no 2 da Thys­senK­rupp Cia Si­de­rúr­gi­ca do Atlân­ti­co, em San­ta Cruz, no Rio. On­tem, os três fo­ram de­nun­ci­a­dos pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va: a em­pre­sa não pre­en­che­ra os re­qui­si­tos pa­ra ob­ter li­cen­ça de ope­ra­ção — a Thys­senK­rupp re­ce­beu incentivos fis­cais. O Ins­ti­tu­to Es­ta­du­al do Am­bi­en­te (Inea) já re­cu­sa­ra o fun­ci­o­na­men­to em fun­ção de ir­re­gu­la­ri­da­des e fa­lhas de pro­je­to.

Rio: se­cre­tá­ri­os de Cri­vel­la.

Com re­du­ção pe­la me­ta­de, o se­cre­ta­ri­a­do da Pre­fei­tu­ra do Rio foi anun­ci­a­do on­tem pe­lo elei­to Mar­ce­lo Cri­vel­la (PR). Fo­ram di­vul­ga­dos 12 no­mes. En­tre os no­me­a­dos es­tão Ma­ria Edu­ar­do Gou­vêa Ber­to, es­pe­ci­a­lis­ta em Par­ce­ri­as Pú­bli­co-Pri­va­das, pa­ra a Fa­zen­da. O can­di­da­to a pre­fei­to der­ro­ta­do Ín­dio da Cos­ta (PSD) fi­ca com Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção. Cla­ris­sa Ga­ro­ti­nho, fi­lha de Anthony Ga­ro­ti­nho, ex-go­ver­na­dor do Es­ta­do, foi no­me­a­da pa­ra a Se­cre­ta­ria de Em­pre­go. A Se­cre­ta­ria de Tu­ris­mo aca­bou: as po­lí­ti­cas pa­ra o se­tor se­rão for­mu­la­das por um con­se­lho, mes­mo ca­so das po­lí­ti­cas pa­ra pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia.

Tu­ris­mo do Rio sem se­cre­ta­ria: se­rá ge­ri­do por um con­se­lho.

Ro­dri­go Maia (cen­tro), pre­si­den­te da Câ­ma­ra: con­tra o Cen­trão, pa­re­cer fa­vo­rá­vel à can­di­da­tu­ra à re­e­lei­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.