Detido sus­pei­to de li­ga­ção com ata­que em Ber­lim

Jornaldodia - - PAGINA DELANTERA -

Um tu­ni­si­no de 26 anos foi detido on­tem pe­las au­to­ri­da­des ale­mãs por sus­pei­ta de li­ga­ção com o ter­ro­ris­ta Anis Am­ri, que lan­çou um ca­mi­nhão contra pe­des­tres e ma­tou 12 de­les em uma fei­ra de Na­tal em Ber­lim. Os dois te­ri­am si­do vis­tos jun­tos na fei­ra de Na­tal na vés­pe­ra. A po­lí­cia in­ves­ti­ga pos­sí­vel li­ga­ção en­tre eles, e se o jo­vem pre­so co­nhe­cia os pla­nos do aten­ta­do. Se­gun­do a pro­cu­ra­do­ria ale­mã, os dois se co­nhe­ci­am há pe­lo me­nos um ano. Am­ri foi mor­to na Itá­lia, pa­ra on­de fu­giu, após o aten­ta­do, em 23dez16. A po­lí­cia ita­li­a­na con­fir­mou que a pis­to­la en­con­tra­da com ele era a mes­ma que ma­tou o mo­to­ris­ta po­lo­nês do qual Am­ri rou­bou o ca­mi­nhão.

De­mo­cra­tas: Trump não tem pro­je­to pa­ra a saú­de.

O pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma reu­niu-se on­tem com a ban­ca­da de­mo­cra­ta no Con­gres­so pa­ra de­ba­ter for­mas de pro­te­ger sua po­lí­ti­ca mais em­ble­má­ti­ca, a lei que re­gu­la o sis­te­ma de saú­de dos EUA, co­nhe­ci­da co­mo ‘Oba­ma­ca­re’. O lí­der de­mo­cra­ta no Se­na­do, Chuck Schu­mer, aler­tou pa­ra as con­sequên­ci­as de al­te­ra­ções na lei. “Os Re­pu­bli­ca­nos vão se­me­ar o ca­os na saú­de por­que não têm uma pro­pos­ta me­lhor. Não sa­bem o que fa­zer pa­ra subs­ti­tuir es­ta le­gis­la­ção”. Do­nald Trump as­su­me a pre­si­dên­cia dia 20jan16, com apoio da mai­o­ria re­pu­bli­ca­na nas du­as Ca­sas do Con­gres­so. E já dis­se que vai al­te­rar o ‘Oba­ma­ca­re’.

Ma­du­ro es­co­lhe go­ver­na­dor pa­ra vi­ce-pre­si­den­te

Ta­reck El Ais­sa­mi, 42 anos, go­ver­na­dor de Ara­gua, e mem­bro da di­re­ção na­ci­o­nal do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Uni­do (PSUV), foi in­di­ca­do pa­ra a vi­ce-pre­si­dên­cia pe­lo pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás Ma­du­ro. Ais­sa­mi, que tam­bém foi de­pu­ta­do fe­de­ral, é ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta. Elei­to pa­ra a As­sem­bleia Na­ci­o­nal em 2005, tor­nou-se mi­nis­tro do In­te­ri­or de Hu­go Chá­vez (de 2008 a 2012). Ca­so Ma­du­ro re­nun­cie ou dei­xe o car­go por meio do re­fe­ren­do re­vo­ga­tó­rio, de­fen­di­do pe­la opo­si­ção, co­mo vi­ce. Ais­sa­mi au­to­ma­ti­ca­men­te se tor­na­ria pre­si­den­te.

Hai­ti anun­cia no­vo pre­si­den­te elei­to

O em­pre­sá­rio Jo­ve­nel Moi­se foi con­fir­ma­do on­tem co­mo pre­si­den­te elei­to do Hai­ti, após a Jus­ti­ça ne­gar o pe­di­do de im­pug­na­ção fei­to por seus ri­vais, que ale­ga­vam frau­de nas ur­nas. Moi­se con­cor­reu pe­lo par­ti­do do ex-pre­si­den­te Mi­chel Mar­telly e ven­ceu com 55,6% dos vo­tos. Seu ri­val mais pró­xi­mo, Ju­de Ce­les­tin, re­ce­beu 19,5%, dis­se a por­ta-voz do tri­bu­nal elei­to­ral Ni­co­le Si­me­on.

Trem des­car­ri­la no Bro­o­klyn e dei­xa 100 fe­ri­dos

Um trem ur­ba­no des­car­ri­lou on­tem no bair­ro de Bro­o­klyn, em No­va York, EUA, dei­xan­do cer­ca de 100 fe­ri­dos le­ves. O aci­den­te ocor­reu na ho­ra do rush, às 8h30 da ma­nhã, se­gun­do os Bom­bei­ros. Tu­do in­di­ca que a com­po­si­ção tra­fe­ga­va a ve­lo­ci­da­de aci­ma do nor­mal e, por is­so, não con­se­guiu fre­ar e aca­bou se cho­can­do contra o pa­ra-cho­ques do Ter­mi­nal Atlân­ti­co do Bro­o­klyn. O trem vi­nha de Far Roc­kaway, Qu­e­ens. As cau­sas es­tão sen­do apu­ra­das.

Des­ta­que de ma­té­ria des­ta pá­gi­na

SE FOR CI­TA­ÇÃO (AS­PAS), AQUI VAI O NO­ME DA

PES­SOA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.