PF avi­sou Ama­zo­nas dos pla­nos de fac­ção cri­mi­no­sa

Jornaldodia - - PAGINA DELANTERA -

Re­la­tó­rio da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) diz que se sa­bia do pla­no da fac­ção cri­mi­no­sa Fa­mí­lia do Norte (FDN) de eli­mi­nar os mem­bros do Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC), de São Pau­lo. Na 2a-fei­ra, 60 pre­sos fo­ram exe­cu­ta­dos e 184 fu­gi­ram. On­tem, o mi­nis­tro Alexandre de Moraes, Jus­ti­ça, dis­se que o go­ver­no do Ama­zo­nas sa­bia do pla­no. O Es­ta­do ad­mi­tiu ter fa­lha­do. A pre­si­den­te do STF, Cár­men Lú­cia e Moraes ini­ci­a­ram dis­cus­são so­bre o sis­te­ma pri­si­o­nal. Pres­si­o­na­do de­pois de di­as de si­lên­cio, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer con­vo­cou reu­nião [ver PO­LÍ­TI­CA].

FDN li­ga­da às Farc

De acor­do com in­for­ma­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) no Ama­zo­nas, a fac­ção cri­mi­no­sa Fa­mí­lia do Norte (FDN) tem li­ga­ções es­trei­ta com as For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia (Farc). Apon­ta­da co­mo res­pon­sá­vel pe­la mor­te de 60 de­ten­tos no Com­ple­xo Pe­ni­ten­ciá­rio Aní­sio Jo­bim (Com­paj), a FDN usa­va es­sas co­ne­xões pa­ra co­mer­ci­a­li­zar dro­gas e com­prar ar­mas pe­sa­das. A FDN é con­si­de­ra­da a 3ª mai­or fac­ção cri­mi­no­sa do País, atrás do Co­man­do Ver­me­lho (CV), do Rio, e do Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC), de São Pau­lo.

Tu­bu­la­ção rom­pe-se e ala­ga ca­sas no Rio

Não hou­ve fe­ri­dos, fe­liz­men­te, mas o rom­pi­men­to de uma adu­to­ra da Ce­dae, no Rio, on­tem, cau­sou pre­juí­zos. A pres­são da água der­ru­bou mó­veis e ele­tro­do­més­ti­cos de 15 ca­sas da es­tra­da do La­mei­rão, em San­tís­si­mo, zo­na Oes­te. Ali, no lo­cal do rom­pi­men­to, er­gueu-se um cha­fa­riz com água que che­ga­va a quase 10 me­tros de al­tu­ra. Pa­ra con­ser­tar a adu­to­ra, foi ne­ces­sá­rio in­ter­rom­per a pro­du­ção da es­ta­ção de tra­ta­men­to do Gu­an­du, que aten­de o Rio, Mes­qui­ta, No­va Igua­çu, Ni­ló­po­lis e ou­tros lo­cais.

Fe­li­pe Me­lo dei­xa a In­ter pe­lo Pal­mei­ras

Com con­tra­to as­si­na­do on­tem à noite, o vo­lan­te Fe­li­pe Me­lo, 33 anos, está vol­tan­do ao fu­te­bol bra­si­lei­ro: dei­xa a In­ter de Mi­lão pa­ra in­te­grar o Pal­mei­ras, de São Pau­lo. Ele ti­nha con­tra­to com a In­ter até 30jun17. Es­ta­va na Eu­ro­pa des­de a tem­po­ra­da 2004/ 2005 — pas­sou por Mal­lor­ca, Ra­cing San­ta­der e Al­me­ría, na Es­pa­nha; Ga­la­ta­sary, na Tur­quia; além de Ju­ven­tus e In­ter, na Itá­lia.

O 79º ór­gão do cor­po hu­ma­no

Mem­bra­na que une o in­tes­ti­no del­ga­do à pa­re­de in­ter­na do abdô­men, o me­sen­té­rio não era con­si­de­ra­do de quase ne­nhu­ma im­por­tân­cia. Ago­ra, gra­ças a dois pes­qui­sa­do­res da Uni­ver­si­da­de de Li­me­rick, na Ir­lan­da, trans­for­mou-se no ‘no­vo’ e 79º ór­gão do cor­po. Me­sen­té­rio, me­so­có­lon, me­sor­re­to e de­mais seg­men­tos for­mam uma es­tru­tu­ra úni­co, que de­sem­pe­nha fun­ções es­pe­cí­fi­cas, se­gun­do o pro­fes­sor de ci­rur­gia e prin­ci­pal au­tor do ar­ti­go J. Cal­vin Cof­fey, da Uni­ver­si­da­de Li­me­rick. O ar­ti­go foi pu­bli­ca­do on­tem na re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca Lan­cet Gas­tro­en­te­ro­logy & He­pa­to­logy.

A Fa­mí­lia do Norte (FDN) é a 3ª mai­or fac­ção cri­mi­no­sa do País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.