Aten­ta­dos em Je­ru­sa­lém e Bag­dá

Jornaldodia - - PAGINA DELANTERA -

Um ca­mi­nhão foi lan­ça­do on­tem con­tra um gru­po de sol­da­dos is­ra­e­len­ses, que aca­ba­ra de des­cer de um ôni­bus em Je­ru­sa­lém. Quatro sol­da­dos mor­re­ram e 13 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das. O mo­to­ris­ta do ca­mi­nhão foi mor­to a tiros. O por­ta-voz da po­lí­cia is­ra­e­len­se, Micky Ro­sen­feld, dis­se que o ata­que ain­da não foi rei­vin­di­ca­do por ne­nhum gru­po. Mas o pre­miê Ben­ja­min Ne­tanyahu dis­se que, com ba­se em in­for­ma­ções das agên­ci­as de se­gu­ran­ça, o ter­ro­ris­ta que di­ri­gia o ca­mi­nhão era sim­pa­ti­zan­te do Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI). Tam­bém on­tem, o EI rei­vin­di­cou um ata­que sui­ci­da que ma­tou 13 pes­so­as e fe­riu 50 em um mer­ca­do em Ja­mi­la, bair­ro xi­i­ta na par­te Les­te de Bag­dá, no Ira­que.

Ma­du­ro cria co­man­do con­tra ‘gol­pis­tas e ter­ro­ris­tas’

Ni­co­lás Ma­du­ro, pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, anun­ci­ou on­tem em seu pro­gra­ma “Con­ta­to com Ma­du­ro” a cri­a­ção de um “co­man­do” li­de­ra­do pe­lo vi­ce­pre­si­den­te, Ta­reck El Ais­sa­mi. O co­man­do com­ba­te­rá su­pos­tos pla­nos da opo­si­ção pa­ra re­a­li­zar um gol­pe de Es­ta­do. “Oli­gar­cas, tre­mam e en­tre­guem-se, por­que che­gou o Co­man­do Na­ci­o­nal An­ti­gol­pe!”, afir­mou o pre­si­den­te. Di­ri­gen­tes da opo­si­ção in­ter­pre­ta­ram a me­di­da co­mo um en­du­re­ci­men­to da linha de Ma­du­ro pa­ra con­ter o agra­va­men­to das cri­ses política e econô­mi­ca e im­pe­dir ten­ta­ti­vas de revogar seu man­da­to.

Por­tu­gal la­men­ta a mor­te de

Má­rio So­a­res

Por­tu­gal ini­cia ho­je três di­as de lu­to na­ci­o­nal pe­la mor­te do ex-pre­si­den­te Má­rio So­a­res. O cul­tu­a­do lí­der so­ci­a­lis­ta te­rá um fu­ne­ral com hon­ras de Es­ta­do. O pri­mei­ro­mi­nis­tro Antô­nio Costa, que es­tá em vi­si­ta ofi­ci­al à Índia, dis­se que “Má­rio Sa­res foi um ho­mem que, du­ran­te to­da a vi­da, lu­tou pe­la li­ber­da­de. So­mos eter­na­men­te gra­tos a ele”. O cor­po de Má­rio So­a­res se­rá ve­la­do ho­je, a par­tir das 13h, no Mos­tei­ro dos Jerô­ni­mos, e se­pul­ta­do ama­nhã, no Ce­mi­té­rio dos Pra­ze­res, on­de es­tá se­pul­ta­da sua es­po­sa, Ma­ria Bar­ro­so.

Trump de­fen­de bo­as re­la­ções com a Rús­sia

Do­nald Trump, pre­si­den­te eleito dos EUA, dis­se on­tem em sua con­ta no Twit­ter que “man­ter uma boa re­la­ção com a Rús­sia é uma coisa boa, não má”. E ape­sar da polêmica so­bre a aju­da que Vla­di­mir Pu­tin te­ria da­do à sua vi­tó­ria nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2016, o re­pu­bli­ca­no ga­ran­tiu que “ape­nas pes­so­as es­tú­pi­das acha­ri­am er­ra­do man­ter bo­as re­la­ções com a Rús­sia”. Trump ga­ran­tiu que, qu­an­do for pre­si­den­te, a Rús­sia res­pei­ta­rá mais os EUA.

Oba­ma ad­mi­te ter me­nos­pre­za­do ci­be­ra­ta­ques

Em en­tre­vis­ta, on­tem, o pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma ad­mi­tiu ter su­bes­ti­ma­do o im­pac­to que a de­sin­for­ma­ção e os ci­be­ra­ta­ques po­de­ri­am ter nas so­ci­e­da­des mo­der­nas. Re­la­tó­rio da Po­lí­cia Fe­de­ral (FBI) jun­to com a Cen­tral de In­te­li­gên­cia (CIA) e a Agên­cia de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal (NSA) con­fir­mou que o go­ver­no rus­so “pi­ra­te­ou” as con­tas de email do Par­ti­do De­mo­cra­ta e lan­çou ata­ques ci­ber­né­ti­cos pa­ra mi­nar a cam­pa­nha de Hil­lary Clin­ton.

Trump diz que qu­an­do for pre­si­den­te a Rús­sia res­pei­ta­rá mais os EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.