Trump acre­di­ta que Rús­sia es­tá por trás de ci­be­ra­ta­ques

Jornaldodia - - PAGINA DELANTERA -

Na pri­mei­ra con­fe­rên­cia de im­pren­sa que con­ce­deu des­de que foi elei­to pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump não con­se­guiu es­ca­par das po­lê­mi­cas so­bre a Rús­sia. Ele dis­se acre­di­tar que a Rús­sia re­al­men­te es­tá por trás dos ci­be­ra­ta­ques con­tra o Co­mi­tê Na­ci­o­nal do Par­ti­do De­mo­cra­ta du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral. A no­ve di­as da pos­se, o re­pu­bli­ca­no clas­si­fi­cou co­mo fal­sas as in­for­ma­ções de que es­piões rus­sos te­ri­am re­co­lhi­do in­for­ma­ções com­pro­me­te­do­ras so­bre ele. E anun­ci­ou a apre­sen­ta­ção, em 90 di­as, de um re­la­tó­rio com me­di­das pa­ra re­for­çar a ci­ber­se­gu­ran­ça dos EUA. Mas não adi­an­tou me­di­das econô­mi­cas co­mo o mer­ca­do es­pe­ra­va [ver NE­GÓ­CI­OS].

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Trump se dis­tan­cia de Pu­tin

Rex Til­ler­son, es­co­lhi­do por Do­nald Trump pa­ra su­ce­der John Ker­ry co­mo se­cre­tá­rio de Es­ta­do, sur­pre­en­deu por su­as de­cla­ra­ções crí­ti­cas à Rús­sia, du­ran­te a sa­ba­ti­na a que foi sub­me­ti­do no Con­gres­so — pa­ra a con­fir­ma­ção de seu no­me pa­ra o pos­to. En­quan­to to­dos es­pe­ra­vam que ele as­su­mis­se a pro­xi­mi­da­de en­tre Do­nald Trump e Vla­di­mir Pu­tin, Til­ler­son con­si­de­rou que “as ati­vi­da­des re­cen­tes da Rús­sia co­li­di­ram com os in­te­res­ses ame­ri­ca­nos”. “Os nos­sos ali­a­dos na Otam es­tão cer­tos ao fi­car com o pé atrás com o res­sur­gir da Rús­sia”, dis­se Til­ler­son.

Ve­ne­zu­e­la: de­pu­ta­do opo­si­tor acu­sa­do de por­tar fu­zil e ex­plo­si­vos.

Ape­sar de ter imu­ni­da­de par­la­men­tar, o de­pu­ta­do opo­si­tor ve­ne­zu­e­la­no Gil­ber Ca­ro, mem­bro da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, foi de­ti­do on­tem em um de­par­ta­men­to do ser­vi­ço de In­te­li­gên­cia, por sus­pei­ta de por­tar ar­mas e ex­plo­si­vos. ONGs e po­lí­ti­cos opo­si­to­res de­nun­ci­a­ram que as acu­sa­ções con­tra Ca­ro fo­ram “fa­bri­ca­das”. Ca­ro é mem­bro do par­ti­do Von­ta­de Po­pu­lar, do lí­der opo­si­tor Le­o­pol­do Ló­pez (pre­so des­de fev2014). A pri­são de Ca­ro foi di­vul­ga­da pe­lo vi­ce-pre­si­den­te Ta­reck El Ais­sa. Ele dis­se que a de­ten­ção é par­te do cha­ma­do “co­man­do na­ci­o­nal an­ti­gol­pe”.

Ci­pri­o­tas tro­cam ma­pas em Ge­ne­bra

Ter­mi­nou on­tem, na ONU em Ge­ne­bra, o ter­cei­ro e úl­ti­mo dia de ne­go­ci­a­ções en­tre ci­pri­o­tas gre­gos e ci­pri­o­tas tur­cos so­bre a reu­ni­fi­ca­ção de Chi­pre. Ha­via vi­sí­vel oti­mis­mo das du­as par­tes — em con­fli­to há mais de 40 anos — após tro­ca­rem ma­pas com as exi­gên­ci­as ter­ri­to­ri­ais de ca­da la­do. Os ma­pas, em co­fre da ONU, de­ta­lham a pro­pos­ta de uma fe­de­ra­ção so­be­ra­na de dois Es­ta­dos, com li­mi­tes ad­mi­nis­tra­ti­vos e uma só per­so­na­li­da­de in­ter­na­ci­o­nal.

Pre­miê ita­li­a­no faz ci­rur­gia car­día­ca de ur­gên­cia

O pri­mei­ro-mi­nis­tro ita­li­a­no, Pa­o­lo Gen­ti­lo­ni, foi sub­me­ti­do a uma ci­rur­gia car­día­ca de emer­gên­cia. Sua si­tu­a­ção é es­tá­vel. Ele fez uma an­gi­o­plas­tia, ci­rur­gia pa­ra de­sobs­truir uma ar­té­ria, de­pois de se ter sen­ti­do mal du­ran­te a vi­si­ta ofi­ci­al que fez an­te­on­tem a Pa­ris. Se­gun­do a im­pren­sa ita­li­a­na, Gen­ti­lo­ni de­ve per­ma­ne­cer in­ter­na­do mais uma se­ma­na. A ci­rur­gia le­vou o pre­miê a can­ce­lar o en­con­tro em Lon­dres com The­re­sa May.

Rex Til­ler­son: de­cla­ra­ções crí­ti­cas à Rús­sia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.