Ma­cron pe­de co­la­bo­ra­ção na pri­mei­ra reu­nião mi­nis­te­ri­al

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

O no­vo go­ver­no da Fran­ça te­ve on­tem sua pri­mei­ra reu­nião mi­nis­te­ri­al, li­de­ra­da pe­lo pre­miê Edou­ard Phi­lip­pe e pe­lo pre­si­den­te Em­ma­nu­el Ma­cron. Na reu­nião, Ma­cron pe­diu a co­la­bo­ra­ção dos mi­nis­tros em um pro­je­to eu­ro­peu, con­tri­buin­do pa­ra a exe­cu­ção de re­for­mas efi­ca­zes. E sa­li­en­tou a cons­ci­ên­cia eco­ló­gi­ca que es­pe­ra ver em to­das as de­ci­sões go­ver­na­men­tais. Os mi­nis­tros de­vem tra­ba­lhar tam­bém pa­ra ten­tar ob­ter mai­o­ria par­la­men­tar nas elei­ções le­gis­la­ti­vas de ju­nho. Após a reu­nião, Ma­cron fa­lou ao te­le­fo­ne com o pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin. Eles dis­cu­ti­ram uma pos­sí­vel co­la­bo­ra­ção pa­ra re­sol­ver o con­fli­to no Les­te da Ucrâ­nia e so­bre a si­tu­a­ção na Sí­ria.

Ve­ne­zu­e­la: opo­si­tor Ca­pri­les tem pas­sa­por­te con­fis­ca­do.

O opo­si­tor ve­ne­zu­e­la­no Hen­ri­que Ca­pri­les, go­ver­na­dor do Es­ta­do de Mi­ran­da, não po­de­rá mais vi­a­jar ao ex­te­ri­or. Ele te­ve o pas­sa­por­te con­fis­ca­do e foi im­pe­di­do de em­bar­car pa­ra No­va York, nos EUA, on­de par­ti­ci­pa­ria da reu­nião com o Al­to Co­mis­si­o­na­do de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU. O pas­sa­por­te de Ca­pri­les, vá­li­do até 2020, foi can­ce­la­do. As au­to­ri­da­des do go­ver­no Ni­co­lás Ma­du­ro não ex­pli­ca­ram os mo­ti­vos da me­di­da.

EUA con­ge­lam bens de juí­zes da Ve­ne­zu­e­la

O go­ver­no dos EUA de­ci­diu apli­car no­vas san­ções a apoi­a­do­res do go­ver­no de Ni­co­lás Ma­du­ro, na Ve­ne­zu­e­la. Fo­ram con­ge­la­dos os bens de au­to­ri­da­des, en­tre elas, os oi­to juí­zes do TSJ, in­cluin­do­se o pre­si­den­te da Cor­te, Mai­kel Mo­re­no. Trump anun­ci­ou as san­ções du­ran­te en­con­tro on­tem, na Ca­sa Bran­ca, com o pre­si­den­te da Colôm­bia Ju­an Ma­nu­el San­tos. Na oca­sião, Trump dis­se que “a si­tu­a­ção da Ve­ne­zu­e­la é des­gra­ça pa­ra a Hu­ma­ni­da­de”. Ele e San­tos de­fen­de­ram a ali­an­ça es­tra­té­gi­ca en­tre seus paí­ses no com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de e ao trá­fi­co de dro­gas.

Trump diz ser al­vo de “ca­ça às bru­xas”

Em sua con­ta no Twit­ter, o pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, dis­se es­tar ha­ven­do con­tra ele “a mai­or ca­ça às bru­xas con­tra um po­lí­ti­co na his­tó­ria ame­ri­ca­na”. Ele se re­fe­ria à no­me­a­ção de um pro­cu­ra­dor es­pe­ci­al pa­ra pros­se­guir e am­pli­ar o inqué­ri­to so­bre even­tu­ais li­ga­ções en­tre a Rús­sia e a equi­pe de Trump du­ran­te as elei­ções pre­si­den­ci­ais nos EUA. O De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça no­me­ou o an­ti­go di­re­tor do FBI, Ro­bert Mu­el­ler, pa­ra o inqué­ri­to.

Mo­to­ris­ta atro­pe­la pe­des­tres em Ti­mes Squa­re

Um car­ro em al­ta ve­lo­ci­da­de atro­pe­lou vá­ri­as pes­so­as on­tem, em Ti­mes Squa­re, uma das áre­as tu­rís­ti­cas mais mo­vi­men­ta­das de No­va York, EUA. Pe­lo me­nos 22 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das (três em es­ta­do crí­ti­co) e uma mor­reu. O aci­den­te acon­te­ceu às 12h, no cru­za­men­to das ru­as 45 com Bro­adway. A área foi cer­ca­da e iso­la­da pe­la po­lí­cia, por te­mor de aten­ta­do ter­ro­ris­ta. Mais tar­de, o pre­fei­to Bill de Bla­sio ex­pli­cou tra­tar-se de em­bri­a­guez ao vo­lan­te. O mo­to­ris­ta é Ri­chard Ro­jas, 26 anos, de­ti­do em du­as oca­siões por di­ri­gir em­bri­a­ga­do.

O mo­to­ris­ta de Ti­mes Squa­re: con­tu­maz em em­bri­a­guez ao vo­lan­te.

Ca­pri­les (cen­tro) es­col­ta­do no ae­ro­por­to: im­pe­di­do de vi­a­jar a No­va York.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.