Ata­can­te morre du­ran­te ten­ta­ti­va de atentado em Pa­ris

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Um homem lan­çou o car­ro que di­ri­gia con­tra um fur­gão da po­lí­cia fran­ce­sa, on­tem à tar­de, na ave­ni­da Champs Ely­sée, no Cen­tro de Pa­ris. A co­li­são de­sen­ca­de­ou um in­cên­dio no car­ro, que ma­tou o mo­to­ris­ta, sem cau­sar ou­tras ví­ti­mas. O mi­nis­tro do In­te­ri­or fran­cês, Ge­rard Col­lomb, dis­se tra­tar-se de “uma ten­ta­ti­va de atentado”, pois den­tro do car­ro ha­via ex­plo­si­vos e ar­mas. Tudo in­di­ca que o sus­pei­to — um homem de 31 anos, co­nhe­ci­do dos serviços se­cre­tos fran­ce­ses — pre­ten­dia cau­sar uma gran­de ex­plo­são e mui­tas ví­ti­mas, na mai­or ave­ni­da da ca­pi­tal fran­ce­sa. Col­lomb de­fen­deu a ma­nu­ten­ção das me­di­das an­ti­ter­ro­ris­tas em vigor no país des­de 2015.

Po­lí­cia bri­tâ­ni­ca in­ves­ti­ga atentado an­ti­mu­çul­ma­no

A im­pren­sa bri­tâ­ni­ca di­vul­gou a iden­ti­da­de do homem que atro­pe­lou de­ze­nas de fiéis que saíam da mes­qui­ta de Fins­bury Park, an­te­on­tem, no Nor­te de Lon­dres. Tra­ta-se de Dar­ren Os­bor­ne, 47 anos, pai de 4 fi­lhos, mo­ra­dor de Car­diff, no País de Ga­les, sem ne­nhum his­tó­ri­co de ex­tre­mis­mo. Tes­te­mu­nhas disseram que ele gri­tou que que­ria “ma­tar to­dos os mu­çul­ma­nos” e que ha­via fei­to “a sua par­te”. A po­lí­cia bri­tâ­ni­ca es­tá tra­tan­do o ca­so como ter­ro­ris­mo. E a pre­miê The­re­sa May dis­se que o epi­só­dio era “tão do­en­tio quan­to” os ou­tros aten­ta­dos.

Al­tas tem­pe­ra­tu­ras di­fi­cul­tam com­ba­te às cha­mas em Por­tu­gal

A che­ga­da do ve­rão na Eu­ro­pa, com tem­pe­ra­tu­ras de qua­se 40ºC, es­tão di­fi­cul­tan­do o com­ba­te aos in­cên­di­os flo­res­tais na re­gião cen­tral de Por­tu­gal. Se­gun­do o co­man­dan­te da Pro­te­ção Ci­vil, Elí­sio Oli­vei­ra, a lu­ta con­tra as cha­mas, ago­ra tem a aju­da de aviões e he­li­cóp­te­ros, o que é fun­da­men­tal de­vi­do ao re­le­vo aci­den­ta­do da re­gião, que im­pe­de o aces­so das mais de mil pes­so­as que atu­am no com­ba­te ao fogo. On­tem, o fogo se­guia em di­re­ção às re­giões de Cas­te­lo Bran­co e Coim­bra.

OEA não ob­tém con­sen­so so­bre a Ve­ne­zu­e­la

Delcy Ro­drí­guez, chan­ce­ler da Ve­ne­zu­e­la, re­ti­rou-se on­tem de uma reu­nião da Or­ga­ni­za­ção dos Estados Ame­ri­ca­nos (OEA), em Can­cún, Mé­xi­co, on­de se pre­ten­dia vo­tar uma re­so­lu­ção so­bre a re­a­ção à cri­se econô­mi­ca e política na Ve­ne­zu­e­la. Se­ri­am ne­ces­sá­ri­os 23 vo­tos, mas só 20 vo­ta­ram a fa­vor, oi­to se abs­ti­ve­ram e cin­co vo­ta­ram con­tra. Em Ca­ra­cas, mi­lha­res de opo­si­to­res ocu­pa­ram as ru­as on­tem para pro­tes­tar con­tra o pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro. O 80º dia de pro­tes­tos te­ve mais um jo­vem mor­to a ti­ros.

EUA: morre es­tu­dan­te li­ber­ta­do pela Co­reia do Nor­te.

O es­tu­dan­te ame­ri­ca­no Ot­to Warm­bi­er, 22 anos, li­ber­ta­do pela Co­reia do Nor­te, mor­reu on­tem, in­for­ma­ram sua fa­mí­lia e o hos­pi­tal em Cincinnati, Ohio, on­de foi in­ter­na­do. Ele che­gou em co­ma, com da­nos ce­re­brais ex­ten­sos, de­pois de um ano e meio detido no país asiá­ti­co, on­de cum­pria 15 anos de tra­ba­lhos for­ça­dos por rou­bar car­taz de pro­pa­gan­da política no ho­tel. Seus pais acu­sam os nor­te-co­re­a­nos de mal­tra­tar, tor­tu­rar e ma­tar seu fi­lho.

Ve­rão e in­cên­dio com­pli­cam Por­tu­gal

Car­ro con­tra fur­gão da po­lí­cia, em Pa­ris: ten­ta­ti­va de atentado. O car­ro pe­gou fogo e só o ata­can­te mor­reu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.