Te­mer ve­ta re­du­ção de áre­as de pre­ser­va­ção na Amazô­nia

Jornaldodia - - GERAL -

Por meio do Twit­ter, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer anun­ci­ou on­tem ve­to às pro­pos­tas já apro­va­das pe­lo Con­gres­so que re­du­zem as áre­as de pre­ser­va­ção da Amazô­nia. O anún­cio estava con­ti­do em res­pos­ta à mo­de­lo Gi­se­le Bund­chen, de­fen­so­ra da cau­sa am­bi­en­tal, que co­bra­ra Te­mer pu­bli­ca­men­te. Após o re­la­to na re­de so­ci­al, a as­ses­so­ria do Pla­nal­to con­fir­mou os ve­tos nas MPs 756 e 758. Am­bi­en­ta­lis­tas ad­ver­ti­am, an­tes do ve­to, que a le­gis­la­ção apro­va­da pe­lo Con­gres­so po­de­ria abrir ca­mi­nho à le­ga­li­za­ção de áre­as in­va­di­das por gri­lei­ros.

SP: Jus­ti­ça inu­ti­li­za­rá ar­mas em fó­runs.

De­pois de dois rou­bos, nos quais foram le­va­das 566 ar­mas de fó­runs no Es­ta­do de São Pau­lo (Gu­a­ru­já e Di­a­de­ma), o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (TJ-SP) vai inu­ti­li­zar as ar­mas guar­da­das an­tes de en­ca­mi­nhá-las para destruição. Há de­pó­si­tos de ar­mas — pro­vas em pro­ces­sos — nas 273 co­mar­cas do Es­ta­do. Além dis­so, as ar­mas não se­rão mais ar­ma­ze­na­das nos fó­runs. A de­ci­são do TJ-SP foi de­fi­ni­da on­tem, com o Exército e as polícias Ci­vil e Mi­li­tar.

Cai 37% o nú­me­ro de mor­tes nas es­tra­das

Du­ran­te o fe­ri­a­do pro­lon­ga­do de Cor­pus Ch­ris­ti, as ro­do­vi­as fe­de­rais em to­do o País re­gis­tra­ram 74 mor­tes e 1.150 fe­ri­dos, en­tre os di­as 14 e 18jun17. Os nú­me­ros são me­no­res do que os do ano pas­sa­do no mes­mo pe­río­do. No ca­so de aci­den­tes gra­ves, com fe­ri­dos gra­ves ou mor­tes, a re­du­ção foi de 20,7%. As mor­tes caí­ram 37% e o total fe­ri­dos re­cu­ou 6,7%. Foram re­a­li­za­dos 47.357 testes de al­co­o­le­mia, que re­sul­ta­ram em 941 au­tos de in­fra­ção por em­bri­a­guez, total 32% mai­or em re­la­ção a 2016.

Nova ge­ra­ção ale­mã nos cam­pos

Em sua estreia on­tem na Co­pa das Con­fe­de­ra­ções, em So­chi, na Rús­sia, a se­le­ção ale­mã ven­ceu a Austrália por 3 a 2 com jo­ga­do­res da nova ge­ra­ção. A mé­dia de idade do atu­al cam­peão do mun­do é de 23 anos. O trei­na­dor Jo­a­chim Löw dei­xou de fo­ra da con­vo­ca­ção no­mes como Neu­er, Hum­mels, Bo­a­teng, Khe­di­ra, Kro­os, Özil, Mül­ler e Reus. A se­le­ção que começou a cam­pa­nha na Co­pa das Con­fe­de­ra­ções tem qua­tro vi­ce-cam­peões olím­pi­cos e seis sem pas­sa­gem pe­lo ti­me prin­ci­pal an­tes da con­vo­ca­ção.

Dez pla­ne­tas pa­re­ci­dos com a Ter­ra

Par­te de um catálogo de exo­pla­ne­tas — fo­ra do sis­te­ma so­lar —, dez pla­ne­tas foram anunciados on­tem pela Nasa como pos­sí­veis de abri­gar vi­da como na Ter­ra. O do­cu­men­to tem como ba­se da­dos do te­les­có­pio es­pa­ci­al Ke­pler. Os ci­en­tis­tas apon­tam ca­rac­te­rís­ti­cas in­te­res­san­tes, como o ta­ma­nho de su­as su­per­fí­ci­es, a ma­nei­ra com que or­bi­tam ao re­dor de su­as es­tre­las e a pre­sen­ça de água e de par­te ro­cho­sa lí­qui­da. Há, ain­da, 4.034 ou­tros pla­ne­tas can­di­da­tos a en­trar nes­sa lis­ta.

Em dois rou­bos, foram le­va­das 566 ar­mas.

A vi­to­ri­o­sa se­le­ção ale­mã: mé­dia de idade de 23 anos — mas só como tes­te do téc­ni­co Jo­a­chim Löw.

Aci­den­tes no fe­ri­a­do: 74 mor­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.