Ma­ni­fes­ta­ções contra a corrupção

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Or­ga­ni­za­dos pe­lo mo­vi­men­to Vem Pra Rua, ma­ni­fes­tan­tes to­ma­ram a ave­ni­da Pau­lis­ta, em São Pau­lo, em pro­tes­to contra a corrupção e a fa­vor da re­no­va­ção po­lí­ti­ca. As li­de­ran­ças do ato dis­cur­sa­ram tam­bém contra pro­pos­ta do Con­gres­so de cri­ar um fun­do pú­bli­co pa­ra fi­nan­ci­ar as cam­pa­nhas elei­to­rais. Os prin­ci­pais po­lí­ti­cos al­vos das crí­ti­cas fo­ram os se­na­do­res Aé­cio Ne­ves (PSDB-MG), Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), Ja­der Bar­ba­lho (PMDB-PA) e o de­pu­ta­do Vicente Cân­di­do (PT-SP), re­la­tor da re­for­ma po­lí­ti­ca. Ou­tro cri­ti­ca­do foi o mi­nis­tro Gil­mar Men­des.

Con­fron­to de gru­pos no Rio

Hou­ve ma­ni­fes­ta­ções tam­bém no Rio, em Re­ci­fe, Be­lém, Vi­tó­ria, Goi­â­nia, B Ho­ri­zon­te e Bra­sí­lia. Em Bra­sí­lia, os ma­ni­fes­tan­tes le­va­ram cru­ci­fi­xos, ban­dei­ras e fai­xas pa­ra o gra­ma­do em fren­te ao Con­gres­so. Ma­ni­fes­tan­tes do Vem Pra Rua dis­cu­ti­ram com apoi­a­do­res de Dil­ma Rous­seff, em fren­te à casa da ex-pre­si­den­te, em Co­pa­ca­ba­na. O pro­tes­to, ‘Cir­cui­to dos Cor­rup­tos”, gri­tou contra o mi­nis­tro do STF Gil­mar Men­des, e pas­sou pe­las ca­sas do go­ver­na­dor Pe­zão (PMDB) e do ex­go­ver­na­dor Ca­bral (PMDB).

Juiz Mo­ro quer to­dos contra a corrupção

Em even­to em São Pau­lo, on­tem, o juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro de­fen­deu que a Jus­ti­ça não po­de ser a “úni­ca res­pon­sá­vel por su­pe­rar o qu­a­dro da corrupção”. Tam­bém de­fen­deu uma “ver­da­dei­ra re­for­ma po­lí­ti­ca” que re­du­za o cus­to das cam­pa­nhas elei­to­rais. E cri­ti­cou a fal­ta de atu­a­ção do Exe­cu­ti­vo e do Le­gis­la­ti­vo pa­ra ado­tar me­di­das e cri­ar leis que pos­sam mu­dar o País. O juiz es­te­ve em even­to da Casa Hun­ter, ONG des­ti­na­da a aju­dar ví­ti­mas de do­en­ças ra­ras, que pre­mi­ou sua mu­lher, Ro­sân­ge­la Mo­ro.

Ama­zo­ni­no é o go­ver­na­dor do Ama­zo­nas

Com 99,9% das ur­nas apu­ra­das, por vol­ta de 21h de on­tem, a elei­ção pa­ra o man­da­to-tam­pão (14 me­ses) do Ama­zo­nas apon­ta Ama­zo­ni­no Men­des co­mo o ven­ce­dor. Se­rá seu quar­to man­da­to. Ele ob­te­ve 59,2% dos vo­tos vá­li­dos, an­te 40,8% do se­na­dor pe­e­me­de­bis­ta Edu­ar­do Braga, em vo­ta­ção de 2º tur­no. A ta­xa de abs­ten­ção foi al­ta: 25,8%. So­ma­dos, abs­ten­ção, vo­tos bran­cos e nu­los che­ga­ram a 50% do to­tal de elei­to­res. A elei­ção foi con­vo­ca­da após a cas­sa­ção de Jo­sé Me­los (PROS), que ti­nha si­do elei­to em 2014.

Re­for­ma po­lí­ti­ca sem con­sen­so

Vol­ta às dis­cus­sões, nes­ta se­ma­na, o pro­je­to da re­for­ma po­lí­ti­ca. Pe­lo re­la­tó­rio do de­pu­ta­do Vicente Cân­di­do (PTSP), o vo­to pe­lo ‘dis­tri­tão’ po­de vi­rar ‘dis­tri­tal mis­to’ ou mes­mo ‘dis­tri­tão mis­to’. To­dos des­ti­nam-se, em prin­cí­pio, a ga­ran­tir a elei­ção dos atu­ais par­la­men­ta­res. As de­cla­ra­ções do pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) e do mi­nis­tro do STF Gil­mar Men­des mos­tram a fal­ta de con­sen­so. Maia afir­mou que me­nos fun­dos se­ri­am “uma boa ex­pe­ri­ên­cia”, co­men­tan­do a que­da do pro­je­to que ga­ran­ti­ria R$ 3,6 bi­lhões pa­ra cam­pa­nhas. Men­des de­fen­deu a vol­ta do fun­do pri­va­do.

No Rio, apoi­a­do­res de Dil­ma contra o gru­po Vem Pra Rua.

Ama­zo­ni­no Men­des: elei­to go­ver­na­dor pa­ra man­da­to-tam­pão no Ama­zo­nas com 59,2% dos vo­tos vá­li­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.