No­va de­nún­cia ron­da Te­mer

Jornaldodia - - POLÍTICA -

“Se vi­er no­va de­nún­cia, por cer­to, es­ta­re­mos pre­pa­ra­dos”, dis­se on­tem o mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil, Eli­seu Pa­di­lha. Ele se re­fe­ria a pos­sí­vel de­nún­cia pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral con­tra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. No iní­cio des­te mês, a Câ­ma­ra ne­gou de­nún­cia con­tra Te­mer por cor­rup­ção pas­si­va, com ba­se a de­la­ção de Jo­es­ley Ba­tis­ta, do JBS. Há a ex­pec­ta­ti­va de que Ja­not de­nun­cie Te­mer por ou­tros cri­mes men­ci­o­na­dos no pe­di­do de aber­tu­ra de inquérito, co­mo obs­tru­ção de Jus­ti­ça. Pa­di­lha no­tou que os in­di­ca­do­res mos­tram que a eco­no­mia es­tá se des­co­lan­do da po­lí­ti­ca.

Pro­cu­ra­dor de­nun­cia se­na­dor Ju­cá

Por cri­mes de cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro, no âm­bi­to da Lava-Jato, o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Rodrigo Ja­not, de­nun­ci­ou on­tem o se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR) ao Supremo. A de­nún­cia tem co­mo ba­se as de­la­ções de ex-di­re­to­res da Ode­bre­cht. Antô­nio Car­los de Al­mei­da Cas­tro, ad­vo­ga­do de Ju­cá, dis­se que é “ca­so tí­pi­co de cri­mi­na­li­za­ção da ati­vi­da­de par­la­men­tar”. A no­va de­nún­cia é a 3ª con­tra o se­na­dor nos úl­ti­mos se­te di­as. Ele já foi de­nun­ci­a­do na Ope­ra­ção Ze­lo­tes e no ca­so da Trans­pe­tro. On­tem, ain­da, o Supremo abriu o 17º inquérito para in­ves­ti­ga­dor ou­tro se­na­dor, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL).

Glei­si se diz ví­ti­ma de per­se­gui­ção

Em de­poi­men­to ao Supremo, on­tem, a se­na­do­ra Glei­si Hoff­mann, pre­si­den­te do PT, ne­gou cri­mes de uma ação pe­nal que a tornou ré. Ela é acu­sa­da de re­ce­ber di­nhei­ro ilí­ci­to para cam­pa­nha em 2010. On­tem, Glei­si dis­se ser ví­ti­ma de per­se­gui­ção em pro­ces­so “com al­to grau de po­li­ti­za­ção”. A in­ves­ti­ga­ção te­ve co­mo ori­gem a de­la­ção do do­lei­ro Al­ber­to Yous­sef. A de­nún­cia foi uma das pri­mei­ras da La­vaJa­to ao STF; o pro­ces­so es­tá adi­an­ta­do.

Inquérito por cai­xa 2 con­tra Jo­sé Serra

Por de­ter­mi­na­ção da mi­nis­tra Rosa We­ber, do Supremo, foi aber­to on­tem inquérito para in­ves­ti­gar cri­me de cai­xa 2 do se­na­dor Jo­sé Serra (PSDBSP). A sus­pei­ta é de que ele dei­xou de de­cla­rar par­te das do­a­ções para a cam­pa­nha à Pre­si­dên­cia em 2010. O su­pos­to cri­me foi de­nun­ci­a­do pe­lo em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, JBS, em acor­do de de­la­ção. Jo­es­ley dis­se que, a pe­di­do de Serra, fo­ram trans­fe­ri­dos R$ 20 mi­lhões à cam­pa­nha. Ape­nas R$ 13 mi­lhões te­ri­am si­do de­cla­ra­dos ofi­ci­al­men­te à Jus­ti­ça Elei­to­ral.

Ou­tro ad­vo­ga­do aban­do­na de­fe­sa de Cu­nha

Já é a se­gun­da vez que acon­te­ce: on­tem, o ad­vo­ga­do Rodrigo Ri­os aban­do­nou a de­fe­sa do ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha. Em maio, Mar­lus Arns dei­xou o cli­en­te um dia após di­vul­ga­ção de que Jo­es­ley Ba­tis­ta, da JBS, es­ta­ria pa­gan­do me­sa­da a Cu­nha para que não fi­zes­se acor­do de de­la­ção. Se­gun­do Ri­os, sua saí­da foi por mo­ti­vos prá­ti­cos: “En­ten­do que a de­fe­sa de­va se con­cen­trar em Bra­sí­lia”. Tan­to Ri­os co­mo Arns são de Cu­ri­ti­ba, on­de es­tão os pro­ces­sos da Lava-Jato.

Glei­si diz que seu pro­ces­so tem "al­to grau de po­li­ti­za­ção"

Mi­nis­tro Eli­seu Pa­di­lha, Ca­sa Ci­vil: go­ver­no pre­pa­ra­do para no­va de­nún­cia con­tra o pre­si­den­te Te­mer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.