Go­ver­no re­cua no de­cre­to da Re­ser­va do Co­bre

Jornaldodia - - GERAL -

Di­an­te da re­per­cus­são ne­ga­ti­va da ex­tin­ção da Re­ser­va Na­ci­o­nal do Co­bre e As­so­ci­a­dos (Ren­ca), en­tre Pa­rá e Ama­pá, o go­ver­no re­cu­ou e re­vo­gou o de­cre­to. Vai, no en­tan­to, pu­bli­car novo de­cre­to que man­tém a área aber­ta à mi­ne­ra­ção, mas de­ta­lha li­mi­tes. No novo de­cre­to, fi­ca­rá ex­plí­ci­to que não ha­ve­rá mi­ne­ra­ção em uni­da­des de con­ser­va­ção nem in­dí­ge­nas. O mi­nis­tro Sar­ney Fi­lho, Meio Am­bi­en­te, ga­ran­tiu que o go­ver­no de­ci­diu au­to­ri­zar ver­ba para fa­zer uma fis­ca­li­za­ção “ri­go­ro­sa” na flo­res­ta.

Me­di­ca­men­tos jo­ga­dos fo­ra: R$ 16 mi­lhões.

Re­la­tó­rio da Con­tro­la­do­ri­aGe­ral da União (CGU) mos­tra que 11 Es­ta­dos e o Dis­tri­to Fe­de­ral jo­ga­ram fo­ra re­mé­di­os de al­to cus­to, en­tre 2014 e 2015. O des­per­dí­cio che­ga a R$ 16 mi­lhões — por va­li­da­de ven­ci­da e ar­ma­ze­na­gem in­cor­re­ta. Uma das si­tu­a­ções mais gra­ves acon­te­ceu na Bahia: cer­ca de 200 mil com­pri­mi­dos de Olan­za­pi­na (para tra­ta­men­to da es­qui­zo­fre­nia) per­de­ram-se. Por er­ro de pla­ne­ja­men­to, os re­mé­di­os fo­ram com­pra­dos e ven­ce­ram an­tes que os pa­ci­en­tes pu­des­sem to­má-lo.

Ney­mar é a gran­de atra­ção em Por­to Ale­gre

Ney­mar foi a mai­or atra­ção on­tem no CT do Grê­mio, em Por­to Ale­gre RS, no pri­mei­ro trei­no da se­le­ção vi­san­do du­as par­ti­das das Eli­mi­na­tó­ri­as. O cra­que do Pa­ris Saint-Ger­main trei­nou com os demais jo­ga­do­res e da­va mos­tras de es­tar mo­ti­va­do, um dos que mais se mo­vi­men­ta­ram no trei­no em cam­po re­du­zi­do. Ou­tro des­ta­que na equi­pe do téc­ni­co Ti­te foi Phi­lip­pe Cou­ti­nho, que par­ti­ci­pou ape­nas do aque­ci­men­to. O CT do Grê­mio fi­ca pró­xi­mo à Are­na do clu­be gaú­cho, lo­cal do jo­go de 5afei­ra, con­tra o Equa­dor.

SPFW: mo­de­lo de 67 anos e bum­bum de fo­ra.

O se­gun­do dia da São Pau­lo Fashi­on We­ek te­ve dois gran­des des­ta­ques. O pri­mei­ro foi a pre­sen­ça im­pe­cá­vel de Suzana Kert­zer, mo­de­lo de 67 anos e 1,82m, des­fi­lan­do a con­vi­te da pri­ma, a cri­a­do­ra da gri­fe Uma Ra­quel Da­vi­dowicz. O se­gun­do des­ta­que foi o mo­de­lo Ga­bri­el Sih­nel, 20 anos, com cri­a­ção de João Pi­men­ta. Vis­ta de fren­te, uma tú­ni­ca ver­me­lha, dis­cre­ta. Nas cos­tas a tú­ni­ca aber­ta dei­xa­va ver o bum­bum de Ga­bri­el. Um su­ces­so! Tam­bém des­fi­la­ram on­tem as gri­fes Pau­la Raia, Os­klen, Vix Pau­la Her­manny, Fa­bi­a­na Milazzo, Lilly Sarti e Triya.

Es­cri­to­ra de­nun­cia es­tu­pro e cria cam­pa­nha

A es­cri­to­ra gaú­cha Cla­ra Aver­buck, 38 anos, de­nun­ci­ou ter si­do ví­ti­ma de es­tu­pro por mo­to­ris­ta de Uber. Ela ain­da es­tá de­ci­din­do se pres­ta­rá quei­xa na De­le­ga­cia da Mu­lher. “O mun­do é um lu­gar hor­rí­vel para ser mu­lher”, dis­se ela, que mo­ra em São Pau­lo. A em­pre­sa afir­mou que o mo­to­ris­ta foi ba­ni­do. A es­cri­to­ra tam­bém cri­ou cam­pa­nha nas re­des so­ci­ais — com a hash­tag #Meu­Mo­to­ris­ta­A­bu­sa­dor — para in­cen­ti­var ou­tras mulheres a de­nun­ci­ar a vi­o­lên­cia. E faz um ape­lo: “Por mim, por vo­cê e por elas. De­nun­cie”.

200 mil com­pri­mi­dos de Ola­zan­pi­na. Para na­da.

Ga­bri­el Sih­nel, 20 anos, com a cri­a­ção de

João Pi­men­ta: tú­ni­ca dis­cre­ta na fren­te, bum­bum de fo­ra atrás.

Cla­ra Aver­buck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.