Te­mer: “Qu­e­rem pa­rar o Bra­sil”.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Em ví­deo gra­va­do à saí­da pa­ra vi­a­gem à Chi­na e na ex­pec­ta­ti­va de no­va de­nún­cia, por obs­tru­ção à Jus­ti­ça, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer afir­mou que “tem gen­te que quer pa­rar o Bra­sil, e es­se de­se­jo não tem li­mi­tes”. Mas não ci­tou no­mes. Res­sal­vou, ain­da, que ele tem “a for­ça ne­ces­sá­ria pa­ra re­sis­tir”. Pe­diu oti­mis­mo aos bra­si­lei­ros e de­fen­deu con­ces­sões e pri­va­ti­za­ções. No meio po­lí­ti­co, es­pe­cu­la-se a se­gun­da de­nún­cia con­tra Te­mer se­ja apre­sen­ta­da du­ran­te sua au­sên­cia do País.

De­la­ção de Fu­na­ro vai ao Su­pre­mo

Já che­gou a Ed­son Fa­chin, re­la­tor da La­va-Ja­to no Su­pre­mo, a de­la­ção do ope­ra­dor Lú­cio Bo­lo­nha Fu­na­ro, em de­poi­men­tos à La­va-Ja­to. As pri­mei­ras in­for­ma­ções de Fu­na­ro mos­tra­ram-se con­sis­ten­tes: le­va­ram à pri­são o ex-mi­nis­tro Ged­del Vi­ei­ra Li­ma, um dos ali­a­dos do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. O al­vo mes­mo é Te­mer: Fu­na­ro te­ria pro­me­ti­do fa­lar so­bre ele e ou­tros po­lí­ti­cos, em es­pe­ci­al os que ti­ve­ram cam­pa­nhas fi­nan­ci­a­das em ne­go­ci­a­ções in­ter­me­di­a­das pe­lo ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ).

MPF-RJ apon­ta pro­vas da sus­pei­ção de Gil­mar Men­des

Pa­ra pro­var a in­ti­mi­da­de en­tre o mi­nis­tro Gil­mar Men­des e o em­pre­sá­rio Ja­cob Ba­ra­ta Fi­lho, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) do Rio en­vi­ou on­tem ao pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not, re­ci­bo de flo­res en­vi­a­das pe­lo em­pre­sá­rio ao mi­nis­tro e sua mu­lher. Os pro­cu­ra­do­res ale­gam que o em­pre­sá­rio, be­ne­fi­ci­a­do por um ha­be­as cor­pus con­ce­di­do por Men­des, ti­nha es­trei­ta re­la­ção de ami­za­de. Gil­mar Men­des foi pa­dri­nho de ca­sa­men­to da fi­lha de Ba­ra­ta Fi­lho. Es­te é o 3º pe­di­do de sus­pei­ção de Men­des. On­tem, a pre­si­den­te do STF, mi­nis­tra Cár­men Lú­cia, pe­diu que Gil­mar se ma­ni­fes­te so­bre a sus­pei­ção.

Ju­cá iro­ni­za o pro­cu­ra­dor-ge­ral

Di­an­te de três de­nún­ci­as por cor­rup­ção em ape­nas se­te di­as, o se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR) dis­se on­tem que “tal­vez o pro­cu­ra­dor-ge­ral [Ro­dri­go Ja­not] te­nha um ‘fe­ti­che’ com meu bi­go­de”. O par­la­men­tar iro­ni­zou tre­cho em que Ja­not afir­ma que “a pa­la­vra de um ho­mem es­tá no fio do bi­go­de”. “Não en­ten­do es­se com­por­ta­men­to de­le”, dis­se Ju­cá. O se­na­dor ata­cou Ja­not, que dei­xa­rá o car­go no dia 17set17, e afir­mou que o pro­cu­ra­dor-ge­ral “co­me­çou bem, mas es­tá ten­do uma des­pe­di­da me­lan­có­li­ca”.

STF man­tém ci­ta­ção a Lu­la com o juiz Mo­ro

Por de­ci­são da 2ª Tur­ma do Su­pre­mo, on­tem, foi re­jei­ta­do re­cur­so do ex-pre­si­den­te Lu­la que pe­dia que a Cor­te re­vis­se a de­ci­são de en­vi­ar à 13ª Va­ra Fe­de­ral de Cu­ri­ti­ba, do juiz Sér­gio Mo­ro, as ci­ta­ções a Lu­la. O ca­so era de su­pos­tas ir­re­gu­la­ri­da­des na cons­tru­ção de son­das do pré-sal — que a de­fe­sa do ex-pre­si­den­te ale­ga­va não ter re­la­ção com a La­vaJa­to. O ca­so é par­te do con­jun­to apre­sen­ta­do pe­los de­la­to­res da Ode­bre­cht, in­clu­si­ve o her­dei­ro Mar­ce­lo Ode­bre­cht.

Um re­ci­bo de flo­res: de Ba­ra­ta Fi­lho pa­ra Men­des.

Ope­ra­dor Lú­cio Fu­na­ro: de­la­ção pre­mi­a­da po­de le­var a de­nún­ci­as mais for­tes con­tra o pre­si­den­te Te­mer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.