643 mil em de­fe­sa da Amazô­nia

Jornaldodia - - GERAL -

Pou­co mais de três di­as bas­ta­ram pa­ra que 643 mil pes­so­as as­si­nas­sem pe­ti­ção da or­ga­ni­za­ção Ava­az em de­fe­sa da Amazô­nia, de­pois que o go­ver­no ten­tou li­be­rar a mi­ne­ra­ção na Re­ser­va Na­ci­o­nal de Co­bre e As­so­ci­a­dos (Ren­ca). Pres­si­o­na­do pe­la re­per­cus­são ne­ga­ti­va cau­sa­da pe­lo de­cre­to que ex­tin­guiu a re­ser­va, o go­ver­no anun­ci­ou an­te­on­tem no­vo de­cre­to com re­gras pa­ra a mi­ne­ra­ção na an­ti­ga re­ser­va, en­tre Pa­rá e Ama­pá. Mes­mo mo­di­fi­ca­do, o no­vo de­cre­to foi al­vo de pe­di­do de sus­pen­são pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral.

Rio am­plia com­ba­te à den­gue, chi­kun­gunya e zi­ka.

A Fi­o­cruz co­me­çou on­tem a ex­pan­dir o nú­me­ro de re­giões do Rio aten­di­das pe­lo pro­je­to de com­ba­te a den­gue, zi­ka e chi­kun­gunya, com mos­qui­tos Ae­des aegyp­ti con­ta­mi­na­dos por Wol­ba­chia, bac­té­ria que blo­queia os ví­rus cau­sa­do­res das do­en­ças. A am­pli­a­ção co­me­çou na Ilha do Go­ver­na­dor, mas a li­be­ra­ção em lar­ga es­ca­la se­rá le­va­da, até o fim de 2018, pa­ra as zo­nas Nor­te, Sul e Cen­tro da ci­da­de. O mé­to­do vi­nha sen­do tes­ta­do em bair­ros de Ni­te­rói e da Ilha do Go­ver­na­dor, des­de 2014, com su­ces­so.

La­va-Ja­to em pré-es­treia

Com a pre­sen­ça de mem­bros da La­va-Ja­to — co­mo os juí­zes Sér­gio Mo­ro e Mar­ce­lo Bre­tas —, es­tre­ou na noi­te de 2a-fei­ra em Cu­ri­ti­ba, pa­ra 2 mil pes­so­as, o fil­me Po­lí­cia Fe­de­ral - A Lei é Pa­ra To­dos. Di­ri­gi­do por Mar­ce­lo An­tu­nez, o fil­me con­ta os bas­ti­do­res da ação da Po­lí­cia Fe­de­ral na La­va-Ja­to. É nar­ra­do pe­lo pon­to-de-vis­ta do de­le­ga­do Ivan (Antô­nio Cal­lo­ni). A pro­du­ção abriu mão de re­cur­sos da Lei Rou­a­net em fa­vor de pa­tro­ci­na­do­res.

Éri­ka Mi­ran­da: bron­ze no judô.

A ju­do­ca bra­si­lei­ra Éri­ka Mi­ran­da ven­ceu on­tem a ko­so­var Maj­lin­da Kel­men­di — cam­peã olím­pi­ca no Rio e bi­cam­peã mun­di­al — e ga­nhou a me­da­lha de bron­ze na ca­te­go­ria meio-le­ve fe­mi­ni­no (até 52 kg), a pri­mei­ra me­da­lha pa­ra o Bra­sil no Mun­di­al de Judô de Bu­da­pes­te. O ou­ro fi­cou com a ja­po­ne­sa Ai Shishi­me e a pra­ta com sua com­pa­tri­o­ta Nat­su­mi Tsu­no­da; o ou­tro bron­ze foi pa­ra a rus­sa Na­ta­lia Ku­ziu­ti­na. Ho­je, lu­ta­rão pe­lo Bra­sil Ra­fa­el­la Sil­va e Mar­ce­lo Con­ti­ni, am­bos na ca­te­go­ria le­ve. Ra­fa­el­la foi ou­ro des­sa ca­te­go­ria nos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio.

Se­le­ção pre­pa­ra­se con­tra Equa­dor e Colôm­bia

A se­le­ção bra­si­lei­ra, já clas­si­fi­ca­da pa­ra o Mun­di­al de 2018 na Rús­sia, vai en­fren­tar o Equa­dor e a Colôm­bia pe­las Eli­mi­na­tó­ri­as. Ama­nhã, na Are­na do Grê­mio, em Por­to Ale­gre RS, os ad­ver­sá­ri­os se­rão os equa­to­ri­a­nos, na 6ª co­lo­ca­ção, e ain­da bri­gam por va­ga. Já con­tra a Colôm­bia se­rá no dia 05set17, em Bar­ran­quil­la. A Colôm­bia é a vi­ce-lí­der, com 24 pon­tos. As ex­pec­ta­ti­vas es­tão con­cen­tra­das em Ney­mar, o jo­ga­dor mais bem pa­go do mun­do.

30% da Ren­ca se­rão aber­tos à mi­ne­ra­ção

Ney­mar no trei­no da Se­le­ção: o Bra­sil só jo­ga pe­la ta­be­la — já es­tá clas­si­fi­ca­do.

Bre­tas e Mo­ro: na es­treia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.