Ne­ga­do pe­di­do de Te­mer por sus­pei­ção de Ja­not

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Pe­di­do da de­fe­sa do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer — pa­ra de­cla­rar sus­pei­to o pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not — foi re­jei­ta­do on­tem pe­lo mi­nis­tro-re­la­tor da La­va-Ja­to no Su­pre­mo, Ed­son Fa­chin. A de­fe­sa pe­dia que Ja­not fos­se afas­ta­do dos ca­sos en­vol­ven­do Te­mer. Fa­chin en­ten­deu que a ar­gui­ção de sus­pei­ção não apre­sen­tou ele­men­tos su­fi­ci­en­tes pa­ra ser aco­lhi­da. O ad­vo­ga­do Antô­nio Cláu­dio Ma­riz de Oli­vei­ra, que re­pre­sen­ta Te­mer, pro­to­co­lou a pe­ti­ção no iní­cio des­te mês, afir­man­do que a con­du­ta de Ja­not era “ob­ses­si­va, sub­je­ti­va e par­ci­al”.

De­la­ção de Fu­na­ro de­vol­vi­da pa­ra ajus­tes

Por ne­ces­si­da­de de ajus­tes, a de­la­ção do ope­ra­dor Lú­cio Fu­na­ro vol­tou on­tem, de­vol­vi­da pe­lo mi­nis­tro re­la­tor da La­va-Ja­to, Ed­son Fa­chin, à Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR). Não há de­ta­lhes so­bre o ajus­te, mas a ho­mo­lo­ga­ção da de­la­ção po­de atra­sar. O PGR es­pe­ra fa­zer os acer­tos ain­da ho­je, 31ago17. É pos­sí­vel que os da­dos for­ne­ci­dos por Fu­na­ro se­jam usa­dos em uma even­tu­al no­va de­nún­cia con­tra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

O es­cân­da­lo das flo­res de Gil­mar Men­des

Em no­ta, on­tem, Gui­o­mar Men­des, mu­lher do mi­nis­tro do Su­pre­mo Gil­mar Men­des, qua­li­fi­cou de “mo­men­to mais ri­dí­cu­lo” o ca­so do ‘es­cân­da­lo das flo­res’. O pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not pe­diu im­pe­di­men­to e sus­pei­ção de Gil­mar em ca­sos en­vol­ven­do o em­pre­sá­rio Ja­cob Ba­ra­ta Fi­lho, o rei dos ôni­bus no Rio. Uma das pro­vas é o re­ci­bo de flo­res en­vi­a­das por Ba­ra­ta a Gui­o­mar — o que mos­tra­ria, se­gun­do o Mi­nis­té­rio Pu­bli­co, a re­la­ção ín­ti­ma en­tre as fa­mí­li­as. Gil­mar é pa­dri­nho de ca­sa­men­to da fi­lha do em­pre­sá­rio. O mi­nis­tro con­ce­deu ha­be­as cor­pus a Ba­ra­ta e a ou­tros en­vol­vi­dos na Ope­ra­ção Pon­to Fi­nal.

Pri­sões na ope­ra­ção Ve­gas

Na Ope­ra­ção Ve­gas, 2ª fa­se da Ope­ra­ção Lu­cas, de­fla­gra­da ini­ci­al­men­te em mai2017, a Po­lí­cia Fe­de­ral cum­priu on­tem 51 man­da­dos em in­ves­ti­ga­ção de cor­rup­ção no Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra. A ope­ra­ção é re­sul­ta­do de de­nún­ci­as se­gun­do as quais fri­go­rí­fi­cos e em­pre­sas de la­ti­cí­ni­os te­ri­am si­do fa­vo­re­ci­das em pro­ces­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos, por meio do re­tar­da­men­to na tra­mi­ta­ção e anu­la­ção de mul­tas. Os fri­go­rí­fi­cos e la­ti­cí­ni­os es­tão lo­ca­li­za­dos em Ara­guaí­na, No­va Olin­da e Gu­ru­pi.

Qu­a­dri­lha com­pra­va sen­ten­ças no Nor­des­te

Por meio de de­la­ção pre­mi­a­da de um em­pre­sá­rio, a Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou on­tem ope­ra­ção con­tra uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa do RN que com­pra­va vo­tos no Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 5ª Re­gião (TRF-5), da re­gião Nor­des­te. A prin­ci­pal cli­en­te­la da qu­a­dri­lha era de po­lí­ti­cos lo­cais. O gru­po era for­ma­do por ad­vo­ga­dos e um ex-de­sem­bar­ga­dor, que ne­go­ci­a­vam a com­pra de vo­tos pa­ra sen­ten­ças, ha­be­as cor­pus e li­be­ra­ção de bens apre­en­di­dos. Pro­ces­sos en­vol­ven­do a La­va-Ja­to, se­gun­do a PF, fo­ram al­vo da qu­a­dri­lha, que co­bra­va ta­ri­fa mé­dia de R$ 350 mil.

A ta­ri­fa mé­dia de uma sen­ten­ça era R$ 350 mil

Gil­mar e Gui­o­mar Men­des: es­cân­da­lo das flo­res re­ce­bi­das de Ba­ra­ta Fi­lho clas­si­fi­ca­do de "ri­dí­cu­lo".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.