Har­vey con­ti­nua seu ras­tro de des­trui­ção

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

A tem­pes­ta­de tro­pi­cal Har­vey, que ha­via se des­vi­a­do pa­ra o mar, re­gres­sou on­tem ao ter­ri­tó­rio dos EUA pe­lo Es­ta­do da Lui­si­a­na, mas atin­giu tam­bém o vi­zi­nho Te­xas, que já so­fria com ní­veis re­cor­des de plu­vi­o­si­da­de. Em Hous­ton, mi­lha­res de pes­so­as não pa­ram de che­gar aos abri­gos em bus­ca de aju­da. Ca­sas des­truí­das, ci­da­des li­te­ral­men­te sub­mer­sas são o re­sul­ta­do da ca­tás­tro­fe con­si­de­ra­da pi­or do que a pro­vo­ca­da pe­lo fu­ra­cão Ka­tri­na. Só em Hous­ton, cal­cu­la-se que 50 mil ca­sas fo­ram afe­ta­das. Até ago­ra, pe­lo me­nos 30 pes­so­as mor­re­ram. Os dois mai­o­res ae­ro­por­tos de Hous­ton re­a­bri­ram on­tem, com li­mi­ta­ções.

Fo­co de mís­seis nor­te-co­re­a­nos é a ilha de Gu­am

Os ser­vi­ços ofi­ci­ais de im­pren­sa da Co­reia do Nor­te di­vul­ga­ram que o mís­sil lan­ça­do na 2a-fei­ra foi o pre­lú­dio de mais ope­ra­ções mi­li­ta­res fo­ca­das na ilha de Gu­am, ter­ri­tó­rio per­ten­cen­te aos EUA. Mas até a Chi­na, tra­di­ci­o­nal ali­a­da de Pyongyang, ad­mi­tiu que os nor­te-co­re­a­nos vi­o­la­ram re­so­lu­ções da ONU e se dispôs a se­guir o Con­se­lho de Se­gu­ran­ça, que con­de­nou por una­ni­mi­da­de o lan­ça­men­to do mís­sil. Mas in­sis­te em so­lu­ci­o­nar o im­pas­se por mei­os di­plo­má­ti­cos. O Pen­tá­go­no es­cla­re­ceu que o mís­sil nor­te­co­re­a­no que so­bre­vo­ou o Ja­pão não cons­ti­tuiu pe­ri­go pa­ra o con­ti­nen­te nor­te-ame­ri­ca­no nem pa­ra Gu­am.

EUA dis­pa­ram mís­sil pa­ra re­ta­li­ar Co­reia do Nor­te

Em no­vo exer­cí­cio mi­li­tar, na ilha de Kau­ai, no Ha­vaí, os EUA dis­pa­ra­ram on­tem um mís­sil ba­lís­ti­co de mé­dio al­can­ce, em re­ta­li­a­ção aos lan­ça­men­tos da Co­reia do Nor­te. Mi­li­ta­res a bor­do de um na­vio ame­ri­ca­no ras­tre­a­ram o mís­sil e o in­ter­cep­ta­ram. O pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, des­car­tou on­tem no­vas ne­go­ci­a­ções di­plo­má­ti­cas com o re­gi­me nor­te-co­re­a­no. Mas al­gu­mas ho­ras de­pois, o se­cre­tá­rio de De­fe­sa, Jim Mat­tis, con­tra­dis­se Trump ao di­zer que ain­da ha­via es­pa­ço pa­ra so­lu­ções di­plo­má­ti­cas.

Gu­ter­res pe­de fim do blo­queio a Ga­za

Antô­nio Gu­ter­res, se­cre­tá­ri­o­ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, pe­diu on­tem o le­van­ta­men­to do blo­queio is­ra­e­len­se e egíp­cio à Fai­xa de Ga­za. Na vi­si­ta que faz ao ter­ri­tó­rio, o se­cre­tá­rio afir­mou que es­ta é “uma das cri­ses hu­ma­ni­tá­ri­as mais dra­má­ti­cas” a que já as­sis­tiu. Ele foi re­ce­bi­do com uma ma­ni­fes­ta­ção de pro­tes­to con­tra a ina­ção in­ter­na­ci­o­nal fa­ce ao con­fli­to. Se­gun­do o ONU, mais de me­ta­de dos dois mi­lhões de pes­so­as que vi­ve na Fai­xa de Ga­za de­pen­de de aju­da hu­ma­ni­tá­ria.

18 mil rohingyas fo­gem pa­ra Ban­gla­desh

Ao me­nos 18.500 re­fu­gi­a­dos de Mi­an­mar cru­za­ram a fron­tei­ra com Ban­gla­desh des­de 6a-fei­ra, 25ago18, fu­gin­do dos com­ba­tes en­tre o Exér­ci­to bir­ma­nês e re­bel­des da mi­no­ria mu­çul­ma­na rohingya. Os nú­me­ros são da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal pa­ra as Mi­gra­ções (OIM). Mais de 400 mil rohingyas já es­tão em Ban­gla­desh após fu­gir de com­ba­tes. Ch­ris Lom, por­ta-voz da OIM, des­ta­cou que há ain­da mui­tos re­fu­gi­a­dos blo­que­a­dos na fron­tei­ra.

Gu­ter­res so­bre Ga­za: cri­se hu­ma­ni­tá­ria.

Tem­pes­ta­de Har­vey de vol­ta: ca­tás­tro­fe con­si­de­ra­da pi­or do que a pro­vo­ca­da pe­lo fu­ra­cão Ka­tri­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.