So­mos mais de 207 mi­lhões

Jornaldodia - - GERAL -

O Bra­sil tem 207 mi­lhões e 660 mil ha­bi­tan­tes, pe­la es­ti­ma­ti­va do IBGE — 1,5 mi­lhão a mais do que em 2016 e qua­se 24 mi­lhões a mais do que há dez anos. Os ana­lis­tas usam um pro­gra­ma de com­pu­ta­dor que pro­je­ta a po­pu­la­ção com ba­se em na­ta­li­da­de, mor­ta­li­da­de e mi­gra­ção. A po­pu­la­ção es­tá cres­cen­do mais va­ga­ro­sa­men­te mas es­tá au­men­tan­do a con­cen­tra­ção nas gran­des ci­da­des. Em ape­nas 17 dos 5.570 mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros se con­cen­tra 21% da po­pu­la­ção. En­tre­tan­to, a ex­pan­são da fron­tei­ra agrí­co­la fez cres­cer a po­pu­la­ção nas re­giões Nor­te e Cen­tro-Oes­te e es­tá fa­zen­do en­co­lher mu­ni­cí­pi­os do in­te­ri­or.

Aci­den­te com 36 veí­cu­los cau­sa du­as mor­tes em

São Pau­lo

Aci­den­te com 36 veí­cu­los pro­vo­cou in­cên­dio, dei­xou dois mor­tos e cer­ca de 20 fe­ri­dos on­tem, 7h40, no Km 75 da ro­do­via Car­va­lho Pin­to, em Ja­ca­reí SP. Se­gun­do os Bom­bei­ros e Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al, dos 36 veí­cu­los, 12 car­ros e dois ca­mi­nhões fo­ram atin­gi­dos pe­las cha­mas. Por vol­ta das 9h10, o fo­go es­ta­va ex­tin­to. Mo­to­ris­tas re­la­ta­ram que uma fu­ma­ça bran­ca, pro­vo­ca­da por quei­ma­da às mar­gens da via, im­pe­dia a vi­si­bi­li­da­de.

Pa­pa Fran­cis­co re­ce­be Cha­pe­co­en­se

O pa­pa Fran­cis­co re­ce­beu on­tem no Va­ti­ca­no uma de­le­ga­ção do Cha­pe­co­en­se, ti­me de San­ta Ca­ta­ri­na. A de­le­ga­ção ti­nha 80 pes­so­as: 18 jo­ga­do­res, co­mis­são téc­ni­ca, di­re­to­res, pre­si­den­te e al­guns pa­ren­tes dos atle­tas mor­tos no aci­den­te aé­reo na Colôm­bia, em 29nov16. Dois jo­ga­do­res so­bre­vi­ven­tes, Jack­son Foll­mann e Alan Rus­chel, re­ce­be­ram a ben­ção do pon­tí­fi­ce, que re­zou pe­las ví­ti­mas do aci­den­te. O pa­pa re­ce­beu uma ca­mi­sa do ti­me com o no­me Fran­cis­co, uma me­da­lha e pla­ca de agra­de­ci­men­to.

Te­mer tem de ex­pli­car de­cre­to da Ren­ca

Em dez di­as, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer te­rá de ex­pli­car o de­cre­to que ex­tin­guiu a Re­ser­va Na­ci­o­nal de Co­bre e As­so­ci­a­dos (Ren­ca), nos Es­ta­dos do Pa­rá e do Ama­pá. O pra­zo foi da­do pe­lo mi­nis­tro do Su­pre­mo Gil­mar Men­des. Em meio à po­lê­mi­ca, o go­ver­no edi­tou um no­vo de­cre­to, que man­tém a ex­tin­ção da re­ser­va, mas en­tre os pou­cos pon­tos al­te­ra­dos pre­vê a cri­a­ção de um Co­mi­tê de Acom­pa­nha­men­to das Áre­as Am­bi­en­tais da Ex­tin­ta Ren­ca. Em no­ta en­vi­a­da pe­la ban­ca­da do PSOL da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, o par­ti­do in­for­mou que vai re­ti­rar o man­da­do de se­gu­ran­ça.

Mar­ce­lo se­rá o ca­pi­tão con­tra o Equa­dor

Em trei­no fe­cha­do, on­tem, na Are­na Grê­mio, em Por­to Ale­gre, o téc­ni­co Ti­te, da Se­le­ção, es­co­lheu Mar­ce­lo co­mo ca­pi­tão pa­ra o jo­go con­tra o Equa­dor, pe­las Eli­mi­na­tó­ri­as, ho­je, na pró­pria Are­na Grê­mio. O ti­me é exa­ta­men­te o mes­mo que ven­ceu o Equa­dor por 3 a 0 há um ano, na par­ti­da que mar­cou a es­treia de Ti­te co­mo téc­ni­co da se­le­ção. ou­tra no­vi­da­de no jo­go des­ta quin­ta se­rá a pre­sen­ça de Wil­li­an na va­ga de Phi­lip­pe Cou­ti­nho.

Te­mer tem dez di­as pa­ra ex­pli­car ex­tin­ção de re­ser­va

Mar­ce­lo se­rá o no­vo ca­pi­tão de Ti­te, no jo­go con­tra o Equa­dor, ho­je, na Are­na do Grê­mio, em Por­to Ale­gre.

Mais gen­te nas gran­des ci­da­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.