En­cer­ra­da a mis­são de pa­ci­fi­ca­ção do Hai­ti

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Após 13 anos, foi en­cer­ra­da ofi­ci­al­men­te on­tem a par­ti­ci­pa­ção das For­ças Ar­ma­das brasileiras Mis­são das Na­ções Uni­das pa­ra a Es­ta­bi­li­za­ção no Hai­ti (Mi­nus­tah). A ce­rimô­nia te­ve a pre­sen­ça do mi­nis­tro da De­fe­sa, Raul Jung­mann, e foi re­a­li­za­da den­tro da ba­se bra­si­lei­ra em Porto Prín­ci­pe. Na prá­ti­ca, a Mi­nus­tah per­ma­ne­ce ati­va até 15out17. Até lá, além dos qua­se mil mi­li­ta­res bra­si­lei­ros, se­rão re­pa­tri­a­dos equi­pa­men­tos e veí­cu­los.

Es­pa­nha pe­de que Co­reia do Nor­te re­du­za em­bai­xa­da

Em mais uma re­a­ção da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal aos tes­tes nu­cle­a­res e dis­pa­ros de mís­seis fei­tos pe­la Co­reia do Nor­te (RPDC), o governo es­pa­nhol pe­diu on­tem que Pyongyang re­du­za seu pes­so­al di­plo­má­ti­co na em­bai­xa­da em Ma­dri. “Os pro­gra­mas nu­cle­ar e ba­lís­ti­co da RPDC mi­nam o re­gi­me de não pro­li­fe­ra­ção nu­cle­ar e ge­ram gra­ve ame­a­ça pa­ra a paz na re­gião e pa­ra a se­gu­ran­ça glo­bal”, in­for­mou o mi­nis­té­rio de As­sun­tos Ex­te­ri­o­res es­pa­nhol, sem in­di­car o nú­me­ro de di­plo­ma­tas aos quais se apli­ca­ria a me­di­da.

Farc vi­ram par­ti­do com a mes­ma si­gla

Os di­ri­gen­tes da ex­tin­ta guer­ri­lha For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia (Farc) anun­ci­a­ram on­tem o no­me do par­ti­do po­lí­ti­co que se­rá lan­ça­do pe­los ex-guer­ri­lhei­ros: For­ça Al­ter­na­ti­va Re­vo­lu­ci­o­ná­ria do Co­mum, man­ten­do as­sim a já co­nhe­ci­da si­gla, Farc. No ano pas­sa­do, con­cluiu-se um his­tó­ri­co pro­ces­so de paz en­tre a guer­ri­lha e o governo co­lom­bi­a­no. “Por decisão ma­jo­ri­tá­ria no nos­so con­gres­so, foi de­fi­ni­do o no­me do no­vo par­ti­do, es­cre­veu no Twit­ter o lí­der da ex-guer­ri­lha, Ro­dri­go Lon­doño, co­nhe­ci­do co­mo Ti­mo­chen­ko.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.