Frank­furt: 65 mil eva­cu­a­dos por cau­sa de bom­ba da II Gu­er­ra.

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Uma bom­ba de 1,8 to­ne­la­da, lan­ça­da por um ata­que aé­reo bri­tâ­ni­co du­ran­te a II Gu­er­ra Mun­di­al so­bre a ci­da­de ale­mã de Frank­furt — e que não ex­plo­diu —, foi en­con­tra­da 4a-fei­ra pas­sa­da nas obras de um es­ta­lei­ro e, fi­nal­men­te, de­sa­ti­va­da on­tem. Após a descoberta, as au­to­ri­da­des ti­ve­ram de re­mo­ver cer­ca de 65 mil pes­so­as de uma área com 1,5 km de raio em tor­no do lo­cal, tal o po­der de des­trui­ção da bom­ba. A ope­ra­ção de re­ti­ra­da dos mo­ra­do­res foi a mai­or do gê­ne­ro do pós-gu­er­ra na Ale­ma­nha.

Mos­cou pro­tes­ta con­tra bus­cas em seus con­su­la­dos nos EUA

As au­to­ri­da­des nor­te-ame­ri­ca­nas re­a­li­za­ram, no úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na, bus­cas nas de­pen­dên­ci­as das mis­sões di­plo­má­ti­cas rus­sas em São Fran­cis­co, No­va York e Washing­ton, pro­vo­can­do reação in­dig­na­da de Mos­cou, que de­nun­ci­ou “vi­o­la­ção do di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal”. Mas o De­par­ta­men­to de Estado dos EUA dis­se que as “ins­pe­ções” fo­ram re­a­li­za­das na pre­sen­ça de res­pon­sá­veis rus­sos e ti­nham o ob­je­ti­vo de as­se­gu­rar que os edi­fí­ci­os ha­vi­am si­do de­so­cu­pa­dos, co­mo ha­via or­de­na­do o go­ver­no dos EUA.

Opo­si­ção an­go­la­na pe­de re­con­ta­gem

Os qua­tro par­ti­dos da opo­si­ção an­go­la­na es­tão exi­gin­do re­con­ta­gem dos vo­tos das elei­ções ge­rais, re­a­li­za­das a 23ago17, por con­si­de­ra­rem o plei­to “in­cons­ti­tu­ci­o­nal e ile­gal”. O co­mu­ni­ca­do foi li­do à im­pren­sa pe­lo lí­der da Uni­ta, Isai­as Sa­ma­ku­va, ao la­do dos pre­si­den­tes do Casa-EC, do PRS, e do FNLA. De acor­do com uma con­ta­gem pro­vi­só­ria, em 97% das as­sem­blei­as de vo­to, a Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral cre­di­tou 61,1% dos vo­tos e a mai­o­ria ab­so­lu­ta de 150, dos 220 as­sen­tos, no Par­la­men­to ao MPLA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.