Ja­not ame­a­ça anu­lar de­la­ção da JBS

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Ar­qui­vos de áu­dio en­tre­gues pe­la JBS na úl­ti­ma 5a-fei­ra à Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR) po­de­rão re­sul­tar na anu­la­ção do acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da da em­pre­sa. Con­ver­sas en­tre Jo­es­ley Ba­tis­ta e o en­tão di­re­tor ju­rí­di­co do gru­po, Ri­car­do Saud, re­ve­la­ram fa­tos ilí­ci­tos que te­ri­am si­do pra­ti­ca­dos por in­te­gran­tes da PGR e por mi­nis­tros do Su­pre­mo. Áu­dio mos­tra o ex­pro­cu­ra­dor Mar­ce­lo Mil­ler atu­an­do pa­ra a J&F an­tes de exo­ne­ra­do. O pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not in­for­mou que even­tu­ais omis­sões, se com­pro­va­das, po­dem anu­lar os be­ne­fí­ci­os aos de­la­to­res. Di­an­te da pos­si­bi­li­da­de de en­vol­vi­men­to de in­te­gran­tes do Su­pre­mo, o mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio foi ta­xa­ti­vo: “Que­ro os no­mes”, dis­se ele.

Te­mer be­ne­fi­ci­a­do, mas não mui­to.

Na Chi­na, por te­le­fo­ne, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer re­ce­beu a no­tí­cia da pos­sí­vel anu­la­ção da de­la­ção de Jo­es­ley Ba­tis­ta, da JBS — que in­cri­mi­na­ram Te­mer di­re­ta­men­te. Foi uma boa no­tí­cia. Mas, se­gun­do as­ses­so­res, ele ava­lia que as in­ves­ti­das da Pro­cu­ra­do­ria se­guem e que a apre­sen­ta­ção de uma se­gun­da de­nún­cia se­rá “ine­vi­tá­vel”. Se­gun­do au­xi­li­a­res, Te­mer re­for­çou a te­se de que a de­la­ção dos exe­cu­ti­vos da JBS é “men­ti­ro­sa” e de que hou­ve “omis­são” de da­dos por par­te dos ir­mãos Ba­tis­ta.

Mo­ro ne­ga a Lu­la pe­di­do pa­ra não in­ter­ro­gar

Pe­di­do da de­fe­sa do ex-pre­si­den­te Lu­la foi ne­ga­do on­tem pe­lo juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro. Lu­la que­ria a sus­pen­são dos in­ter­ro­ga­tó­ri­os do pro­ces­so que apu­ra pro­pi­na da Ode­bre­cht ao ex-pre­si­den­te. As­sim, on­tem mes­mo pres­ta­ram de­poi­men­to o em­prei­tei­ro Mar­ce­lo Ode­bre­cht, o exe­cu­ti­vo Pau­lo Ri­car­do Ba­quei­ro de Me­lo e o em­pre­sá­rio De­mer­val de Sou­za Gus­mão Fi­lho. No dia 13set17, se­rá o pró­prio Lu­la que fi­ca­rá fren­te a fren­te com Mo­ro.

Te­mer no 7 de se­tem­bro: sem fai­xa, sem car­ro aber­to.

Não es­pe­re ver o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer com a fai­xa pre­si­den­ci­al nem em car­ro aber­to no des­fi­le de 7 de se­tem­bro, em Bra­sí­lia. Nes­ta 4a-fei­ra, Te­mer re­tor­na da Chi­na, on­de par­ti­ci­pou de en­con­tro dos Brics. O even­to é pre­pa­ra­do pa­ra 20 mil pes­so­as sen­ta­das e 10 mil de pé. Du­zen­tas au­to­ri­da­des te­rão cof­fee bre­ak com cho­co­la­tes, sal­ga­dos, bo­los e tá­bua de fri­os. A fes­ta cus­ta­rá R$ 787,5 mil, me­nor pre­ço em se­te anos.

Do­ria con­fir­ma con­vi­tes pa­ra en­fren­tar Alck­min

To­dos es­tão de acor­do: o go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB-SP), que on­tem dis­se que o pre­fei­to pau­lis­ta­no João Do­ria “tem com­pro­mis­so” com o par­ti­do. E o pró­prio Do­ria afir­mou que “por en­quan­to” não tem razão pa­ra dei­xar o PSDB. Mas con­fir­mou ter re­ce­bi­do con­vi­tes de qua­tro par­ti­dos pa­ra se can­di­da­tar à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. Dois des­ses par­ti­dos são no­tó­ri­os: PMDB e DEM. Do­ria rei­te­rou que não par­ti­ci­pa­rá de pré­vi­as do par­ti­do con­tra Alck­min, al­go que, se­gun­do ele, não faz sen­ti­do em vir­tu­de da re­la­ção de “ami­za­de, res­pei­to e con­si­de­ra­ção”.

PMDB, DEM e ou­tros dois par­ti­dos que­rem o pre­fei­to Do­ria can­di­da­to à Pre­si­dên­cia

Ja­not, PGR: fa­tos ilí­ci­tos na de­la­ção da JBS po­dem le­var à anu­la­ção dos be­ne­fí­ci­os aos do­nos da JBS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.