Jo­es­ley e Saud se en­tre­gam à Po­lí­cia Fe­de­ral

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Com or­dem de pri­são de­cre­ta­da pe­lo mi­nis­tro do Su­pre­mo Ed­son Fa­chin, o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta e o exe­cu­ti­vo Ri­car­do Saud (am­bos da JBS) en­tre­ga­ram-se on­tem, em São Pau­lo, à Po­lí­cia Fe­de­ral. A pri­são foi pe­di­da pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not e de­cre­ta­da por vi­o­la­ção do acor­do de de­la­ção. Fa­chin não aca­tou o pe­di­do de pri­são do ex-pro­cu­ra­dor Mar­ce­lo Mil­ler — que es­tá sob suspeita de fa­zer jo­go du­plo em fa­vor do gru­po em­pre­sa­ri­al. Ja­not pe­diu tam­bém a sus­pen­são tem­po­rá­ria do acor­do. O pro­cu­ra­dor apon­tou ha­ver in­dí­ci­os de má-fé por par­te dos co­la­bo­ra­do­res ao dei­xa­rem de nar­rar, no mo­men­to do acer­to, que es­ta­vam sen­do ori­en­ta­dos por Mil­ler. Mil­ler dis­se que “ja­mais fez jo­go du­plo”.

Ma­ni­fes­tan­tes co­me­mo­ram pri­sões

No mo­men­to em que o car­ro de Jo­es­ley Ba­tis­ta dei­xou o pré­dio da Po­lí­cia Fe­de­ral — sem o em­pre­sá­rio —, um pe­que­no gru­po sol­tou fogos de artifício pa­ra co­me­mo­rar as pri­sões de­le e do exe­cu­ti­vo Ri­car­do Saud. Os dois pas­sa­ram es­ta noi­te na car­ce­ra­gem da PF em São Pau­lo. Ho­je, etão sen­do trans­fe­ri­dos pa­ra Bra­sí­lia. As pri­sões são tem­po­rá­ri­as, com pra­zo de cin­co di­as, e po­dem ser re­ver­ti­das pa­ra pre­ven­ti­vas.

Ad­vo­ga­do de Jo­es­ley en­con­tra­se com Ja­not

Só on­tem se sou­be que, no sá­ba­do, um dia de­pois do man­da­do de pri­são con­tra Jo­es­ley Ba­tis­ta e Ri­car­do Saud, o pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not en­con­trou-se com o ad­vo­ga­do do em­pre­sá­rio, Pi­er­pa­o­lo Bot­ti­ni, em um bar de Bra­sí­lia. Os dois fo­ram fo­to­gra­fa­dos pe­lo si­te O An­ta­go­nis­ta. Não ne­ga­ram o en­con­tro, mas ale­ga­ram que foi ca­su­al. “Não foi tra­ta­do qual­quer as­sun­to de na­tu­re­za pro­fis­si­o­nal”, dis­se Ja­not em no­ta.

Sus­pei­ção de pro­cu­ra­dor em jul­ga­men­to

Nes­ta 4a-fei­ra, o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF de­ve jul­gar re­cur­so em que o pre­si­den­te Te­mer le­van­ta a sus­pei­ção do pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not, pa­ra atu­ar em in­ves­ti­ga­ção con­tra o pre­si­den­te. Ali­a­dos de Te­mer no Con­gres­so di­zem que a pri­são de Jo­es­ley Ba­tis­ta — que te­ria si­do fa­vo­re­ci­do por Ja­not — en­fra­que­ce qual­quer no­va de­nún­cia. Ja­not pre­ten­de acu­sar o pre­si­den­te de obs­tru­ção à Jus­ti­ça. Es­ta é a úl­ti­ma se­ma­na de Ro­dri­go Ja­not no car­go. No dia 17set17, ele en­tre­ga o car­go pa­ra a no­va pro­cu­ra­dor­ge­ral Raquel Dod­ge.

No­va acu­sa­ção de Fu­na­ro con­tra Te­mer

Apon­ta­do co­mo ope­ra­dor do PMDB, Lú­cio Fu­na­ro vol­tou a acu­sar Te­mer. Des­ta vez, te­ria re­ce­bi­do R$ 20 mi­lhões de Hen­ri­que Cons­tan­ti­no, um dos fun­da­do­res da Gol Li­nhas Aé­re­as, em tro­ca de apoio ao pro­je­to de aber­tu­ra do se­tor aé­reo a es­tran­gei­ros. A su­pos­ta pro­pi­na te­ria si­do pa­ga em ho­ras de voo na cam­pa­nha elei­to­ral de 2014. No ano pas­sa­do, a Câ­ma­ra apro­vou MP que ins­ti­tuiu a aber­tu­ra das com­pa­nhi­as ao ca­pi­tal ex­ter­no. A in­for­ma­ção de­ve ro­bus­te­cer a de­nún­cia de Ja­not con­tra Te­mer.

Te­mer te­ria fa­vo­re­ci­do a Gol Li­nhas Aé­re­as

Jo­es­ley Ba­tis­ta: o em­pre­sá­rio se­rá trans­fe­ri­do pa­ra a pri­são da Pa­pu­da, em Bra­sí­lia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.