Fu­ra­cão Ir­ma che­ga à Fló­ri­da

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Em ra­zão da che­ga­da do Ir­ma, o Ser­vi­ço Me­te­o­ro­ló­gi­co dos EUA lan­çou um avi­so de fu­ra­cão e um avi­so de tem­pes­ta­de tro­pi­cal que atra­ves­sa qua­se to­da a Flo­ri­da, a Geór­gia e a Ca­ro­li­na do Sul, uma área on­de vi­vem mais de 20 mi­lhões de pes­so­as. O Ir­ma che­gou on­tem à Fló­ri­da e, ape­sar de re­bai­xa­do pa­ra a ca­te­go­ria 3, inun­dou ru­as do cen­tro de Miami e der­ru­bou dois guin­das­tes de cons­tru­ção. Cer­ca de 2 mi­lhões de ca­sas e em­pre­sas es­tão sem ener­gia. Ape­sar de per­der for­ça, con­ti­nua sen­do uma tem­pes­ta­de po­de­ro­sa. O Ir­ma ma­tou 25 no Ca­ri­be.

Mé­xi­co se re­cu­pe­ra após ter­re­mo­to

Os me­xi­ca­nos ar­re­ca­da­ram mais de du­as to­ne­la­das e meia de bens de pri­mei­ra ne­ces­si­da­de pa­ra dis­tri­buir en­tre as ví­ti­mas do ter­re­mo­to de mag­ni­tu­de 8,2 na es­ca­la Ri­ch­ter, que atin­giu o Cen­tro e o Sul do Mé­xi­co, na úl­ti­ma 5a-fei­ra. O Ser­vi­ço Sis­mo­ló­gi­co Na­ci­o­nal Me­xi­ca­no con­ti­nua a mo­ni­to­rar as mais de 700 ré­pli­cas que se se­gui­ram ao sismo - a mais for­te te­ve mag­ni­tu­de de 6,1. On­tem, o Go­ver­no me­xi­ca­no ele­vou o úl­ti­mo ba­lan­ço de ví­ti­mas mor­tais pa­ra 90, além das cen­te­nas de fe­ri­dos.

Tem­po­ral cau­sa 7 mor­tes em Li­vor­no

O tem­po­ral que atin­giu as re­giões de Li­gú­ria e Tos­ca­na, no No­ro­es­te e Cen­tro da Itá­lia no fi­nal de se­ma­na, cau­sou ao me­nos se­te mor­tes e dei­xou um de­sa­pa­re­ci­do, se­gun­do a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al ita­li­a­na. As ci­da­des de Li­vor­no e Mon­te­ne­ro, na cos­ta da Tos­ca­na, fo­ram as mais afe­ta­das. Em Li­vor­no, on­de ocor­re­ram as mor­tes, hou­ve inun­da­ções, que­da de ár­vo­res e des­li­za­men­tos de ter­ra. On­tem, o tem­po­ral co­me­çou a afe­tar tam­bém Ro­ma que, após três me­ses e meio de se­ca ex­tre­ma, en­fren­ta ago­ra inun­da­ções.

Pa­pa Francisco se fere no úl­ti­mo dia na Colôm­bia

As ima­gens do Pa­pa Francisco com um pe­que­no cu­ra­ti­vo na al­tu­ra da so­bran­ce­lha e uma man­cha ro­xa abai­xo do olho es­quer­do, fo­ram vis­tas nas TVs e re­des so­ci­ais que acom­pa­nha­ram a vi­si­ta do pon­tí­fi­ce a Car­ta­ge­na, an­ti­go mer­ca­do de es­cra­vos na Colôm­bia, no úl­ti­mo dia da vi­si­ta pa­pal ao país. Francisco se de­se­qui­li­brou quando sau­da­va uma cri­an­ça e ba­teu o ros­to no vi­dro do pa­pa­mó­vel. De­pois de me­di­ca­do, o pa­pa foi à igre­ja de São Pe­dro Cla­ver, je­suí­ta es­pa­nhol que cui­da­va dos es­cra­vos.

Uruguai: es­po­sa de Mu­ji­ca as­su­mi­rá vi­ce­pre­si­dên­cia

A es­po­sa do ex-pre­si­den­te Jo­sé Mu­ji­ca, a se­na­do­ra Lu­cía To­po­lansky, as­su­mi­rá a vi­ce­pre­si­dên­cia do Uruguai, pe­la re­nún­cia de Raúl Sen­dic no sá­ba­do, en­vol­vi­do em es­cân­da­lo por usar um fal­so tí­tu­lo aca­dê­mi­co e des­pe­sas du­vi­do­sas com car­tões cor­po­ra­ti­vos. Lu­cía, se­na­do­ra pe­la co­a­li­zão Fren­te Am­pla, foi a mais vo­ta­da na úl­ti­ma elei­ção. Pe­la Cons­ti­tui­ção uru­guaia, ela é a se­gun­da na or­dem de subs­ti­tui­ção da vi­ce­pre­si­dên­cia. Mu­ji­ca se­ria o pri­mei­ro, co­mo se­na­dor do par­ti­do com o mai­or nú­me­ro de as­sen­tos na câ­ma­ra al­ta. Mas ele não po­de as­su­mir, pois no Uruguai não há pe­río­dos su­ces­si­vos de go­ver­no.

O pa­pa se de­se­qui­li­brou e ba­teu o ros­to no vi­dro do pa­pa­mó­vel

Li­vor­no, na cos­ta da Tos­ca­na: for­te tem­po­ral — com inun­da­ções, que­da de ár­vo­res e des­li­za­men­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.