Jo­vens to­mam con­ta da Bi­e­nal do Li­vro do Rio

Jornaldodia - - GERAL -

Ao se en­cer­rar, on­tem, a 18ª Bi­e­nal In­ter­na­ci­o­nal do Li­vro, no Rio, res­ta­ram su­pe­ra­das to­das as ex­pec­ta­ti­vas de pú­bli­co: em 11 di­as do even­to, 680 mil pes­so­as fo­ram ao Ri­o­cen­tro, zo­na Oes­te do Rio; em 2015, fo­ram 676 mil. O even­to reu­niu mais de 300 au­to­res e con­vi­da­dos, em 360 ho­ras de pro­gra­ma­ção cul­tu­ral. Cri­an­ças e ado­les­cen­tes mar­ca­ram pre­sen­ça, mos­tran­do a re­no­va­ção do pú­bli­co. O au­men­to da au­di­ên­cia foi mai­or es­pe­ci­al­men­te dos jo­vens na fai­xa dos 15 a 19 anos — eram 18% do pú­bli­co em 2015; nes­ta edi­ção, cor­res­pon­de­ram a 33% do to­tal.

Aci­den­te no ES ma­ta 11 dan­ça­ri­nos

Nes­te do­min­go, em Mi­mo­so do Sul ES, uma car­re­ta com pla­cas de gra­ni­to cho­cou-se com um mi­cro-ôni­bus e ma­tou 11 in­te­gran­tes de um gru­po de dan­ça ale­mã do Es­pí­ri­to San­to. Se­gun­do a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF), a car­re­ta ul­tra­pas­sa­va ou­tro veí­cu­lo, em di­re­ção ao Rio, quando per­deu o con­tro­le, in­va­diu a con­tra­mão e co­li­diu com o mi­cro-ôni­bus. Em se­gui­da, o mi­cro-ôni­bus tam­bém in­va­diu a con­tra­mão e ba­teu em uma car­re­ta de cer­ve­ja — os dois veí­cu­los in­cen­di­a­ram-se.

Na­dal con­quis­ta o US Open pe­la ter­cei­ra vez

O te­nis­ta es­pa­nhol Ra­fa­el Na­dal ven­ceu on­tem o su­la­fri­ca­no Ke­vin An­der­son, sem qual­quer di­fi­cul­da­de, con­fir­man­do seu fa­vo­ri­tis­mo e con­quis­tan­do o 4º e úl­ti­mo Grand Slam da tem­po­ra­da — o US Open — pe­la 3ª vez na car­rei­ra. Nas qua­dras rá­pi­das de No­va York, EUA, o atu­al nú­me­ro 1 do mun­do ven­ceu Ke­vin An­der­son por 3 sets a 0 (par­ci­ais de 6/3, 6/3 e 6/4) em 2 ho­ras e 25 mi­nu­tos. OS dois tí­tu­los an­te­ri­o­res de Na­dal no US Open fo­ram em 2010 e 2013, am­bas vi­tó­ri­as so­bre o sér­vio No­vak Djo­ko­vic.

Avião da FAB vai bus­car bra­si­lei­ros em St. Martin

Após a pas­sa­gem do fu­ra­cão Ir­ma pe­lo Ca­ri­be, o go­ver­no bra­si­lei­ro de­sig­nou um avião da FAB pa­ra res­ga­tar 32 bra­si­lei­ros na ilha bri­tâ­ni­ca de St. Martin. E há ne­go­ci­a­ções com o Reino Unido pa­ra res­ga­tar 33 bra­si­lei­ros nas ou­tras ilhas bri­tâ­ni­cas — Tor­to­la e Tur­cos e Cai­cos. O Mi­nis­té­rio do Ex­te­ri­or in­for­mou que mo­ni­to­ra a si­tu­a­ção dos bra­si­lei­ros afe­ta­dos e que es­sas três ilhas fo­ram as que apre­sen­ta­ram mai­or cri­se.

Na­vio der­ra­ma 100 l de óleo no Por­to de San­tos

Um na­vio mer­can­te de Hong Kong der­ra­mou cer­ca de 100 li­tros de re­sí­duo de óleo, na ma­dru­ga­da de on­tem, no Por­to de San­tos, li­to­ral de SP. A Ca­pi­ta­nia dos Por­tos apu­ra o aci­den­te. De acor­do com a Ma­ri­nha bra­si­lei­ra, o ca­so ocor­reu por vol­ta das 3h30. O na­vio mer­can­te Am­ber Cham­pi­on, de ban­dei­ra de Hong Kong, es­ta­va atra­ca­do no por­to, quando ocor­reu o der­ra­ma­men­to. A Com­pa­nhia Am­bi­en­tal do Es­ta­do de São Pau­lo (Ce­tesb) in­for­mou que a em­pre­sa Atlan­tic Oil fa­zia a re­ti­ra­da do óleo do na­vio, quando es­tou­rou um man­go­te, cau­san­do o der­ra­ma­men­to.

Há mais de 60 bra­si­lei­ros no ca­mi­nho dos fu­ra­cões

Bi­e­nal do Li­vro do Rio: 680 mil pes­so­as — a mai­o­ria, jo­vens — vi­si­ta­ram du­ran­te os 11 di­as do even­to.

Ra­fa­el Na­dal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.